Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir 2 ou 3 cômodos no fundo do terreno?

Veja algumas dicas e ideias para que você possa usar para construir uma casa de 2 ou 3 cômodos no fundo do seu terreno para fins de aluguel ou para uso próprio.

Construir uma casa no fundo no terreno é uma forma de aproveitar melhor o espaço do terreno com uma segunda casa que pode ser usada para fins de aluguel ou mesmo para uso próprio. Esse tipo de construção é bastante comum no Brasil e usado para os mais diversos fins. Antes porém de pensar em construir uma casa de 2 ou 3 cômodos no fundo do seu terreno é preciso considerar alguns fatores como podem ser vistos acho abaixo.

Edícula 2 ou 3 cômodos no fundo do terreno

Tamanho do terreno

Primeiro preciso certificar de que o tamanho do terreno seja adequado para construção de uma segunda casa, lembre se que é necessário manter uma área útil para as duas casas e portando se ficar muito apertado talvez não seja melhor ideia de fazer a construção.

Isto tem haver também com a aprovação do projeto na prefeitura. Cada prefeitura estabelece em seu plano diretor várias diretrizes para a cidade, inclusive sobre a construção de casas. Uma das coisas que existe restrição é quanto a ocupação do terreno, ou seja, você não pode construir em 100% do espaço do terreno ou próximo disso. Existe a taxa máximo de ocupação e isto poderá variar de cidade para cidade. Informe-se na prefeitura da sua cidade ou com um arquiteto local.

Acesso

Segundo ponto que você precisa pensar é na entrada ou o acesso que você deverá criar para esta casa no fundo. Têm muitos casos que as pessoas utilizam o próprio corredor lateral da casa principal como acesso a construção dos fundos, mas isso significa que se você alugar o seu imóvel recém-construído a pessoa irá passar debaixo da sua janela para ter acesso aos dois ou três cômodos que você criou no fundo. Isto pode tirar sua privacidade!

Se o objetivo é construir para alugar, deve-se levar em conta ainda o fator garagem, já que é quase impossível encontrar alguém hoje que não tenha carro. Portanto, se você não tiver como oferecer espaço de garagem, pode ser um problema.

2 ou 3 cômodos

Qualquer construção precisa de no mínimo um banheiro, uma cozinha é pelo menos mais um cômodo que pode ser o quarto, por exemplo. Se a construção for de 2 cômodos isto é o suficiente, mas se precisar de uma sala então terá de construir 3 cômodos sendo sala, cozinha e quarto. Neste caso o banheiro não é contado como um cômodo.

Quando mais divisão você fizer, menores tendem a ser os cômodos. Sala e cozinha integrada, modelo americano, pode ser uma boa saída para ganhar espaço para uma casa de 3 cômodos, por exemplo.

Projetos

Se você não sabe como desenhar um projeto para uma casa de 2 ou 3 cômodos no fundo do seu terreno, poderá comprar um projeto pronto. Um bom site que faz este tipo de coisa é o que está sendo mostrado neste link. São projetos de casas de um quarto em vários tamanhos desde os espaços bem pequenos até construções um pouco maiores. Veja os projetos e analise se algum deles poderá ser adequado ao espaço que você tem no seu terreno para execução deste projeto.

Veja aqui várias plantas de casas de 3 cômodos e aqui outras plantas de casas de 2 cômodos que podem lhe ajudar a ter ideias de como poderá ser a construção da sua edícula no fundo do seu terreno.

Custo

O custo para construção de uma edícula uma casa de 2 ou 3 pode ser relativamente baixo se comparado a outros padrões de construção, mas ainda assim você gastará um pouco de dinheiro se quiser fazer um trabalho bem feito. As construções comuns giram em torno de R$ 900,00 a R$ 1.200,00 o metro quadrado da construção, então partindo desse princípio, basta você multiplicar o tamanho total da casa que você pretende fazer por um desses valores para encontrar valor aproximado de você irá gastar. Contudo você poderia gastar mais vou bem menos do que isso, tudo irá depender do tipo de material que usará, acabamento e os recursos da mão de obra que você contratar.

Casa em L

Uma alternativa que pode lhe render uma construção maior e mais estilosa é fazer a construção em L, mas isto só é possível se você tiver espaço no terreno o suficiente para este tipo de construção. A vantagem é que dá para fazer cômodos maiores e com certa divisão, ficando uma perna do L para sala e cozinha e a outra para os quartos e banheiro. Veja aqui vários modelos de plantas de casas em L.

Alguns pontos a observar:

Vale a pena construir uma edícula para alugar?

Dependendo do lugar, vale. Existem cidades ou bairros onde há muita procura por imóveis de locação e normalmente nesses casos o valor também é mais alto. Se houver esta demanda, creio que do ponto de vista financeiro é uma boa sim.

Casais recém casados ou famílias pequenas sem filhos ou com apenas uma criança são os públicos mais indicado para este tipo de casa, já que demandaria pouco espaço e uma casa pequena acaba sendo uma procura mais comum por este público. Também deve-se levar em conta os estudantes, especialmente em cidades com universidades mais prestigiadas, pois normalmente essas atraem estudantes de outras localidades.

Uma edícula é mais quente do que uma casa maior?

Não necessariamente, pois o conforto térmico de uma casa não está ligado apenas ao tamanho dela, mas em como ela está exposta ao sol e os materiais e métodos construtivos que foram empregados.

A incidência direta do sol da tarde é um dos fatores principais para o aquecimento de uma casa, especialmente pelo reflexo que isso tem a noite. Também deve-se considerar a ventilação e principalmente os materiais que foram usados na construção. Há diversos materiais e estratégias que visam atenuar o calor ou bloquear os efeitos do sol.

É preciso fazer planta para este tipo de casa?

Geralmente a edícula é bem pequena e o projeto simples, mas mesmo assim o ideal é ter uma planta e um projeto, inclusive para fins de aprovação na prefeitura. Com um projeto fica mais fácil analisar como aproveitar o terreno e fazer uma construção mais adequada.

Fazer uma edícula em baixo e uma em cima é uma boa?

Como disse acima, tudo depende da necessidade e da demanda que se tem. Havendo demanda e consequente visando obter um melhor rendimento, creio que possa ser sim uma boa alternativa, desde que o terreno e as condições sejam favoráveis para este tipo de edificação.

Vale lembrar que é necessário um projeto aprovado na prefeitura para a construção deste tipo de edificação. Na verdade, qualquer tipo de edificação na área urbana de uma cidade depende de acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro civil e a respectiva aprovação na prefeitura da sua cidade.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade