Dicas e informações sobre casa e construção

Financiamento de imóveis direto com a construtora, qual a vantagem?

Será que vale a pena financiar um imóvel diretamente com a construtora? Qual a principal vantagem de fazer financiamento ao invés de usar os recursos de um banco.

Financiar um imóvel é uma alternativa cada vez mais comum no Brasil, por um lado o preço dos imóveis está bastante alto e por outro o poder aquisitivo das pessoas não é o suficiente para compra do imóvel à vista e portanto resta a alternativa de buscar dinheiro de terceiros para compra da casa própria e do imóvel que as pessoas tanto sonham é precisam. Existem basicamente duas alternativas para fazer o financiamento de um imóvel, o primeiro deles é através dos bancos, coma Caixa Econômica Federal que é o principal banco financiador imobiliário no Brasil. A segunda alternativa é fazer o financiamento direto com a construtora, isto acontece no caso da compra de casas ou apartamentos novos, provenientes de empreendimentos como condomínio horizontais e verticais.

Aprovação

Esta última alternativa é uma modalidade que pode ser interessante para muitas pessoas e a principal razão para acreditar nisso normalmente é a menor burocracia na aprovação do contrato, uma vez que a construtora tem mais interesse pela provação, já que estará fazendo a venda do imóvel. Os bancos, coma Caixa geralmente trabalham com muita documentação e o processo de aprovação pode ser demorado em alguns casos. Então se você tem muita pressa ou deseja um processo pouco mais ágil, as construtoras podem ser um bom caminho para resolver este problema.

Menos juros

O lado ruim desse tipo de financiamento e que talvez você terá um prazo menor para pagar, então aquelas pessoas que precisam de um prazo um pouco mais longo para tornar o processo de pagamento mais tranquilo, poderá não encontrar na construtoras a melhor alternativa para compra da sua casa. Na caixa, por exemplo, é possível financiar em até 420 meses, diretamente com empresas construtoras você não conseguirá chegar em prazo similar. Mas o lado bom desta operação é que quanto menor o prazo, menos juros você pagará e portanto estará comprando o imóvel pelo valor um pouco mais real. Acesse o artigo "Vale a pena comprar uma casa financiada?" onde eu mostro valor que você pagaria de fato por um imóvel se fizesse o financiamento de 420 meses pela Caixa e entenderá bem o problema dos juros em um prazo muito longo.

Fazemos qualquer negócio

Outro ponto importante para se considerar é o fato de que as construtoras são mais abertas a negociação do que se você tentar fazer um financiamento com a Caixa, por exemplo. No caso da Caixa, eles têm regras muito fixas e definidas, já com a construtora você pode fazer propostas, estabelecer formas diferenciadas de pagamento e com certeza terá um pouco mais e abertura para fechar um negócio em um modelo diferenciado.

Perguntas e respostas.

Quando contratar direto com uma construtora é boa ideia?

O financiamento direto com uma construtora possui maior flexibilidade do que o financiamento tradicional. Então  é boa ideia quando a pessoa pode pagar mas tem dificuldade de comprovar. Normalmente exigem maior esforço de pagamento, em média o prazo é de 40 ( mais que 3 anos) a 96 meses (oito anos).

Consórcio de imóveis é uma boa opção?

É uma opção interessante já que os juros são quase inexistentes se comparados aos demais formas de aquisição de imóveis. Vale apena pesquisar sobre o assunto.

Construtoras que fazem a intermediação da aprovação pela CEF no programa Minha Casa Minha Vida, como funcionam?

A construtora Tenda, por exemplo, tem em seu site um simulador de financiamento e ajuda seus clientes a despachar a documentação, ter acesso ao subsídio e até faz um aporte ao financiamento inicial, para possibilitar o financiamento.

Veja este vídeo da Tenda Construtora e conheça mais sobre os benefícios do programa Minha Casa Minha Vida, e saiba como ele pode te ajudar a realizar o sonho da casa própria!

Esta construtora também tem uma forma de atendimento interessante que é o Tenda Chat, que permite o atendimento via chat para esclarecer dúvidas de forma simples. Além disto é possível fazer uma simulação no próprio site da construtora ou pelo aplicativo da tenda. 

PRÓS: Quais as principais vantagens de financiar com a construtora?

Segundo o blog terra loteamentos, são 3: Menos burocracia, maior flexibilidade de negociação e só há distrato se deixar de pagar as parcelas.

CONTRAS: Quais os principais problemas de contratar direito com a construtora?

Segundo o blog melhor taxa, só é interessante para quem está com dificuldades em conseguir um financiamento direto pela CEF. A taxa normalmente é alta, chegando a 12% ao ano, em vista de 7% pela CEF, o prazo também é reduzido se comparado com o financiamento pela caixa que é de até 35 anos. Nesta modalidade não é possível utilizar o FGTS,

REFERÊNCIAS

Guia Aprenda a Investir Seu Dinheiro. Por On Line Editora, Negócios On Line Editora. Acesso em 12/8/19. Link.

Finanças Pessoais - Guia Meu Próprio Negócio Especial Ed.06: Ideias Inovadoras. Capítulo III, pág. 56. Por On Line Editora. Acesso em 12/8/19. Link.

Construtora tenda, financiamento e construção de apartamentos. Acesso em 12/8/19. Link.

Onde posso encontrar mais sobre o assunto?

Artigo: "Três vantagens de financiar um imóvel direto com a construtora" . Blog terras loteamentos. Acesso em 12/8/19. Link.

Artigo: "O financiamento direto com a construtora possui taxas mais altas: Alienação fiduciária, tarifas diferenciadas, prazo de financiamento e índice de correção, saiba mais sobre todos os pontos acerca do financiamento direto com a construtora". Blog melhor taxa. Acesso em 12/8/19. Link. 

Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade