Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de Blocos: Estruturais, vedação e canaleta

Conheça os tipos de blocos de cimento o que são usados na construção civil para erguer paredes estruturais ou simplesmente para vedar, como os blocos estruturais, de vedação e canaleta. Veja ainda uma alternativa ao concreto que são os blocos de isopor.

O uso do bloco de concreto na construção civil é bastante comum e sua aplicação pode ser feito para erguer paredes ou edifícios de diversos tipos, os blocos tem como vantagem algumas variedades de tipos que podem ser usado em situações distintas, como os blocos estruturais que são usados para fazer a sustentação das paredes que neste caso dispensa uso de colunas de concreto ou de vedação o que é usado apenas para fazer o fechamento das paredes neste caso existe as colunas de concreto para sustentação.

Uma das vantagens dos blocos de concretos é que eles são vazados e permitem a passagem de canos e tubulações para a parte elétrica e hidráulica. Há contudo um problema, já que esse tipo de material por ser de concreto não é um bom isolante térmico, então é necessário também levar em conta essas características na hora de escolher o tipo de material para a sua construção.

Bloco de vedação

Bloco de vedação intertravada são projetados para eliminar argamassa nas juntas verticais. As unidades interligam-se umas às outras em um estilo de língua e bosque, permitindo uma instalação mais rápida.

blocos de concreto

Tipos de blocos de concreto

Bloco estrutural. Como explicado acima eles são usados para compor a estrutura de uma casa e dispensa a criação das colunas de concreto e ferro como é comum em outras edificações. Eles também são comuns para a construção de muros, especialmente aqueles de grandes áreas como prédios públicos, empresas e condomínios.

Boco de vedação. O bloco de vedação funciona como os tijolos cerâmicos e é usado para fazer o fechamento das paredes, sendo necessário as colunas para dar a sustentação a edificação. Esse tipo de bloco é o mais comum, sendo também o mais barato deles. Os modelos mais usados são os cerâmicos.

Tamanhos

  • Bloco 10. Mede 9 cm de espessura, 19 de altura e 39 de comprimento. Este tipo é mais indicado para paredes internas de uma casa.
  • Bloco 15. Mede 14 cm de espessura, 19 de altura e 39 de comprimento. Este tipo é indicado para paredes externas.
  • Bloco 20. Mede 19 cm de espessura, 19 de altura e 39 de comprimento. Este pode ser usado em paredes externas e também em fundações.

Veja o vídeo abaixo com bastante informações sobre os mais diversos tipos de blocos de concretos, as normas técnicas que os regem e a sua aplicação na construção civil.

Canaleta

A canaleta é um tipo de bloco que ela é usada para ser preenchida de concreto durante a construção de uma parede. Geralmente a parte de cima dela é toda aberta, bem como os lados, de forma que se colocar várias canaletas lado a lado, forma-se um cocho e assim depois de fazer todo uma fileira de canaleta então preenche com o concreto e aço para dar uma sustentação na parede e formar uma espécie de coluna na horizontal.

Esta é uma estratégia bastante interessante muito utilizada na construção para permitir que as paredes fiquem extremamente reforçadas e evitem trincas ou problemas estruturais. Na construção da minha casa, foram feitas três canaletas sendo uma logo abaixo da janela, outra logo acima da janela e outra no término da parede na parte superior. Assim a parede tem três colunas horizontais o que permite uma estrutura bastante reforçada.

Qual é a diferença entre concreto e blocos de concreto?

“Bloco de concreto” e “bloco de concreto” são usados ​​de forma intercambiável. Ambas têm células abertas no interior para aceitar materiais de reforço. No entanto, os materiais usados ​​para produzi-los são um pouco diferentes. Ambos começam com uma base de cimento e usam 60% a 75% de agregado. Um bloco de concreto usa agregado de pedra fina triturada ou areia. Um bloco de concreto usa agregado de cinzas de carvão ou cinzas. Os blocos de concreto são mais fortes, mas os blocos de concreto são mais leves. Por causa do menor peso, a maioria dos empreiteiros residenciais prefere usar blocos de concreto em muros de contenção

Blocos de isopor

Embora não seja novo o seu uso no Brasil, mais recentemente é que as pessoas têm descoberto o uso do isopor como material para construção de paredes em substituição ao bloco, lajota ou tijolinho.

Na verdade, o isopor já é usado com bastante frequência na construção da laje, mas o mesmo material pode ser usado também na construção de paredes. Esse tipo de construção é conhecido como sistema monolítico e permite criar a parede a partir da junção de vários blocos de isopor, depois eles são revestidos por uma malha de aço e finalmente completados formando uma parede extremamente sólidas e com a vantagem de ter características térmica e acústica.

Veja neste link algumas construções feitas com esse sistema, bem como algumas explicações mais detalhadas das vantagens de utilizar o sistema monolítico de construção. Vale lembrar que ele tem ainda como grande atrativo fato de ter uma construção mais barata do que o sistema tradicional baseado em concreto armado.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade