Dicas e informações sobre casa e construção

Melhor fogão a lenha: Alvenaria, ferro, esmaltado ou pré-moldado?

Veja uma análise de um de nossos usuários sobre qual é o melhor fogão a lenha: Ferro fundido, esmaltado ou pré-moldado. Veja a comparação entre eles. Perguntas e respostas sobre Churrasqueira com fogão a lenha e quais as vantagens de ter os dois? Vale a pena fazer e quais as vantagens como uma comida mais gostosa.

O fogão a lenha é uma das mais antigas invenções que temos, muito diferente dos formatos que temos hoje, a arte de cozinhar alimentos já era conhecida desde antiguidade e sempre utilizava a lenha como combustível para a formação do fogo e o preparo dos alimentos.

Com passar do tempo, a forma de cozinhar foi evoluindo até chegar os modelos que temos hoje.

Desde as casas rurais, onde esse tipo de fogão era praticamente unânime no passado e ainda é em boa parte, até as residências urbanas, o fogão a linha traz inúmeros benefícios e é um atrativo para muitas pessoas.

Como hoje temos uma variação enorme de praticamente tudo, os fogões a linha não são exceção e abaixo mostraremos pelo menos quatro modelos deles, com a suas características e vantagens de cada um.

Fogão esmaltado

O esmaltado é bom, mas não indico muito não porque ele estraga com mais facilidade ele também não é dos melhores porque ele esquenta muito e não te da segurança para fazer os alimentos para você preparar nele tem que fica por perto para não queimar os seus preparos, ele também é um pouco mais caro que os outros já tiveram um desse por isso não indico porque tenho experiência com fogão à lenha e o esmaltado não é muito bom, e você não consegue regular a temperatura dele com a lenha porque o material dele esquenta muito até para você fica perto dele é desconfortável por causa da quentura dele ele esquenta muito do lado de fora dele já mim queimei algumas vezes cozinhando eu esquecia e encostava nele eu não indico esse fogão para ninguém porque já tive e não gostei muito.

Veja aqui modelo de fogão a lenha esmaltado

Fogão a lenha

O modelo Pré-moldado

O pré-moldado eu nunca tive, mas conheço pessoas que tem, ele também é bom, mas não é tão seguro ele desmonta com facilidade e não tem como você trocar partes dele se ele quebrar é difícil você encontrar, mas a minha vizinha fala que ele é muito bom tem a temperatura ideal não aquece muito e ela faz as refeições dela no fogão a lenha e fica muito bom saboroso e não queima se ela deixar e sair um pouquinho, porque com ele você consegue regular a temperatura com a lenha por isso seu preparo não queima e você não perde nada porque ele é econômica também não gasta muita lenha para cozinhar e ainda asa com pouca lenha também nesse ai se você encosta ele não queima porque ele não esquenta quase nada por fora.

Veja aqui modelo de fogão a lenha pré-moldado

Ferro fundido

Mas eu prefiro o de ferro fundido que é o que eu tenho, é um dos melhores porque o ferro é resistente tem a temperatura ideal para o preparo dos alimentos, e de assar também, muito bem com ele eu não gasto muita lenha e ele te dá à segurança de sair de perto sem mim preocupa com os meus preparos se vão queimar ou não, porque com ele eu consigo regular a temperatura com a lenha, e com ele não gasto quase nada para cozinha e nem para assar, por isso em minha opinião o fogão de ferro fundido é o melhor de todos porque eu tenho e aprovo e ele também não esquenta quase nada por fora você pode encosta nele e não vai se queimar.

Veja aqui modelo de fogão a lenha de ferro fundido

Fogão a lenha de alvenaria

Este é o modelo mais tradicional e antigo que temos. Quem já morou em uma casa de sítio ou fazenda, conhece muito bem esse tipo de fogão. Ele é feito de alvenaria e faz parte da própria casa, sendo revestido em muitas vezes com cimento queimado e pode ou não ter um forno além é embutido. Atualmente tem se usado muito o tijolinho a vista para fazer o seu revestimento.

Creio que de todos os modelos de fogão a lenha, este seja o mais indicado, embora normalmente ele exija um espaço um pouquinho maior e dê um pouco de trabalho para sua construção. Mas ele tem muitas vantagens e com certeza ainda é o modelo preferido por muitas pessoas.

Este modelo é muito indicado para chácaras, integrados a churrasqueiras e salão de festas.

Veja aqui modelo de fogão a lenha de alvenaria

Churrasqueira com fogão a lenha e forno

Algumas pessoas não gostam de cozinhar, outras além de gostar ainda fazem questão de ter tudo que precisa par fazer bons pratos. Além de utensílios de cozinha, ter um bom fogão é fundamental e porque não dizer uma boa churrasqueira.

A ideia de ter uma churrasqueira junto com um fogão de lenha é algo que muitos tem feito. Como todos sabem a comida no fogão de lenha é melhor e não sei bem o porquê, mas acho que é pelo processo como um todo, pois geralmente escolhemos cozinhar ali nos finais de semana ou quanto tem muita gente reunida e ai tudo fica mais gostoso.

O que é a churrasqueira com fogão a lenha?

É uma construção onde é unificado tanto a churrasqueira como o fogão a lenha em um único projeto e ocupando o mesmo espaço. Normalmente é necessário de um espaço maior para a construção deste projeto e é bastante adequado para chácaras ou casas onde há bastante espaço.

Quais as vantagens de ter os dois?

Creio que cada um deles cumpre um determinado propósito, sendo a churrasqueira para o churrasco e o fogão a lenha para comida. Normalmente neste caso já é embutido também um forno a lenha, o que possibilita usá-lo para assar bolos e outros produtos.

Fogão a lenha

Na verdade são três em um?

Sim. Esses projetos geralmente consideraram o fogão a lenha, o forno a lenha e mais a churrasqueira. Desta forma é um três em um que poderá atender a necessidades diferenciadas de cozimento ou para assar?

Vale a pena fazer?

Acho que no caso de uma chácara seria legal ter esta opção, já que é onde as pessoas se predispõe a cozinhar e passar mais tempo envolvido. Ter em casa para o dia a dia, acho que não é muito o caso, pois em casa geralmente precisamos de ferramentas mais ágeis, como o micro-ondas, fritadeira sem óleo, forno elétrico, entre outras opções.

Mas onde encontrar lenha?

De fato este pode ser o maior problema, afinal é mais fácil encontrar gás ou eletricidade do que lenha para queimar. Neste caso é preciso procurar por alternativas como:

  • Resto de construção, como tábuas, ripas e outros tipos de madeira que foram usados e podem ser queimados;
  • Comprar lenha de madeira ecológica em locais especializados;
  • Cortar madeira em locais onde você tenha permissão para tal;
  • Entre outros.

É verdade que a comida feita em fogão a lenha é mais gostosa?

Acho que sim, afinal quando as pessoas vão cozinhar nesses locais é porque estão com mais tempo e com isto capricha mais na receita e também o fogo é mais demorado para o cozimento. Enfim, é diferente e não sei exatamente porque, mas é mais gostoso.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade