Dicas e informações sobre casa e construção

Como fazer um jardim em casa sem gastar muito

Se você pretende fazer um jardim na sua casa e não quer ou não pode gastar muito com isso, veja esta dica que poderá ajudá-la com algumas ideias e também onde mostro quanto eu gastei no meu jardim.

Quando terminei de construir minha casa, eu sabia que teria ainda mais uma etapa a fazer que era o jardim na frente. Isto porque a casa foi construída em um condomínio que tinha como regra que a frente não poderia ser murada e ainda assim deveria ser plantado grama e consequentemente para não deixar a grama apenas, o consenso era de fazer um jardim. Mas como eu havia gastado praticamente todo o orçamento na construção precisa de economizar no jardim.

O ideal nesses casos é você contratar um paisagista que poderá elaborar um projeto levando em conta as melhores plantas e como executar este projeto de forma mais adequada. Mas comoeu não podia fazer isso resolvi fazer por conta própria. O resultado não ficou tão bom, mas ficou aceitável.

Grama

Grama Esmeralda

A grama eu comprei em um fornecedor e eu mesmo plantei. O custo foi de R$ 3,80 por metro quadrado.

Não é difícil plantar essas gramas de tapetes, mas o segredo é nivelar bem o terreno antes do plantio e durante o processo garantir que os tapetes fiquem bem juntinho um dos outros. Na verdade dá muito mais trabalho de preparar o terreno do que plantar a grama. Algumas dicas:

  • Deixe a terra bem fofa, a grama não pega bem em terrenos duros e compactos. Geralmente durante a construção os pedreiros usam parte do terreno para bater massa, depositar material de construção e outros. Esses locais tende a ter uma compactação da terra e isto é ruim para a grama. Precisa descompactar um pouco, o ideal seria um palmo desta terra para ficar adequado ao plantio.
  • Nivele o terreno da melhor maneira possível, se o espaço for muito grande pode-se usar algum tipo de máquina para isso, se for pequeno pode fazer com o uso de uma enxada ou alguns rastelos específicos para jardinagem.
  • Compre os tapetes no dia em que for plantar, quando mais verde ela estiver, melhor.
  • Coloque os tapetes lado a lado até cobrir todo o espaço, faça recortes se necessário.
  • Deixe a grama mais baixa que o limite da calçada ou de área concretada. É um erro deixar no mesmo nível, pois  grama cresce muito e as raízes fortalecem erguendo um pouco elas. Se plantar no mesmo nível, em pouco tempo elas estarão bem mais altas que o nível do concreto ou piso o que pode resultar em uma aparência ruim, bem como até dificultar o escoamento da água.
  • Depois de plantado molhe bem a grama duas vezes ao dia. De manhã e no início da noite. Faça isso por pelo menos uns 15 dias.

Plantas

As plantas do jardim deu um pouco mais de trabalho, mas o segredo é encontrar em sua cidade um fornecedor de plantas que possa lhe ajudar na escolha das mesmas. Nós plantamos Podocarpo que é ótima para ficar encostada na parede e assim formar uma parede verde, duas palmeiras rabo de raposa que é muito bonita depois de formada, outras plantas menores, como uma no estilo bambuzinho para ficar encostada no muro e ainda algumas plantas mais rasteiras que minha esposa escolheu.

O custo de todas as plantas, exceto a grama foi de R$ 670,00

Custo final

O custo final envolvendo a grama e as plantas ficou em pouco mais de mil reais e com isso consegui plantar o jardim e economizar bastante com a parte de mão de obra. No meu caso a área era grande na frente, aproximadamente 70 metros quadrados e ainda outra área no fundo onde coloquei apenas a grama. Se o espaço for menor é possível gastar bem menos ainda.

Veja esse vídeo muito interessante de uma paisagista mostrando algumas dicas de como fazer um jardim.

Perguntas e respostas

Posso plantar qualquer coisa no jardim?

Não. As plantas devem ser escolhidas de acordo com vários critérios, como a estética do jardim, tamanho dele, incidência de sol ou não, entre outros. Por exemplo: na minha casa eu plantei uma árvore dessas de rua mesmo, mas tive que atentar para uma espécie que não tem grandes raízes e também uma com boa folhagem para dar sombra, que era a necessidade que eu tinha.

Árvores frutíferas são boas alternativas para jardim?

São ótimas e elas tem dupla finalidade, já quem além de embelezar seu espaço fornece frutas que podem ser consumidas. Mas é preciso atentar para o tipo de árvore que irá plantar, algumas, como a jabuticaba dá muita sujeira com aquelas folhinhas pequenas dela.

Todas as plantas vão se adaptar bem ao meu jardim?

Não. Este é outro ponto que precisa ser avaliado. Há plantas de gostam mais de regiões frias e não vão se adaptar em boa parte do Brasil. Há aquelas que gostam de sombra e outras mais de sol. Algumas requer muita água, outras se viram bem em ambientes mais secos. Enfim, na hora de comprar pergunte sobre todos esses aspectos.

Qual o melhor tipo de grama para jardim?

O tipo Esmeralda é o mais usado em jardins. Veja a foto acima. Ela é bonita, fácil de cortar e não solta aqueles pendão com o ocorre com outros tipos. Mas ela deve ser constantemente cortada para ficar mais bonita ainda. Há um tipo de grama comum no Brasil é que a Batatais, ela é conhecida como grama de pasto e usada em alguns campos de futebol também, mas não é uma espécia muito indicada para jardins.

Veja abaixo algumas fotos de grama:

[caption id="attachment_3417" align="alignnone" width="650"]Grama verde Grama verde - característica comum com bastante água, especialmente água da chuva[/caption]

 

[caption id="attachment_3418" align="alignnone" width="650"]Grama seca A grama seca com a falta de chuva e parece que até morreu, mas basta começar as chuvas novamente que ela brota.[/caption]

 

[caption id="attachment_3419" align="alignnone" width="650"]Grama queimada do sol Algumas partes sofrem mais com a falta de água e isto provavelmente está relacionado com o solo mais duro[/caption]

Por que algumas plantas não sobrevivem no jardim ou calçada?

Quando comprei uma casa em 2009 logo percebi que na frente dela não havia nenhuma árvore plantada na calçada e isto me incomodou bastante, afinal uma casa sem plantas fica muito ruim logo comecei a procurar algum tipo de planta que eu pudesse colocar ali na calçada que eu estava fazendo uma reforma. Percebi que a rua onde eu morava havia muito uma árvore aqui nós conhecemos como chorão, mas não gostei pois ela fica muito alta e dá uma copada muito aberta, então procurei alguma alternativa um pouco mais delicada para o espaço que eu tinha que não era muito grande.

Acácia mimosa

Foi nessas buscas que encontrei uma árvore muito interessante chamada de acácia mimosa, eu gostei muito dela porque ela dá uma folha um pouco esbranquiçada e isso gera uma aparência bem interessante para ela. Logo comprei uma muda de plantei na calçada da minha casa na esperança que a árvore iria crescer e ficasse tão bonita quanto à que eu tinha visto. Mas não demorou muito para que ela morresse.

Sem desistir, comprei uma segunda muda nessa mesma árvore implantei novamente no mesmo local e a história se repetiu se novamente, ou seja, a planta novamente morreu e não conseguir ver a árvore crescer.

Diante disso fiquei sem entender porque essas essa planta não conseguiu sobreviver no espaço que havia para ela na calçada, procurei informações junto aos fornecedores de mudas de alguns disseram que pode ser que esta planta não conseguiu se adaptar bem devido ao clima já que ela é mais indicada para locais frios e naturalmente cidade onde eu moro de frio tem muito pouco.

Então uma dica que eu deixo para você é pesquisar sobre as condições que uma planta precisa para sobreviver antes de você comprar determinada muda de árvore para plantar no jardim da sua casa.

Alguns cuidados ao plantar e cuidar de árvores

Se você está pensando em plantar uma árvore ou cuidar de algumas já existentes, segue abaixo algumas dicas importantes que você deve considerar para lidar com esse tipo de planta.

Como plantar uma árvore?

A primeira coisa a fazer é obter uma boa muda, o ideal é que ela seja comprada em um viveiro onde foi tomado todos os cuidados desde a seleção da semente até o tratamento ideal com nutrientes para que ela pudesse crescer.

Depois prepare o sono cavando um buraco que seja maior do que a base da planta que você vai plantar. Misture terra adubada e faça o plantio da muda que você adquiriu. Não faça adubação química logo em seguida, mas mantenha apenas a terra adubada e bastante água no início para que a planta possa desenvolver.

É preciso adubar?

Adubação química deve ser feita mediante orientações técnicas, pois cada planta pode reagir diferente aos adultos que são aplicados no solo. De uma maneira geral é prudente fazer adubação de tempo em tempo, mas a escolha do adubo correto pode variar de planta para planta.

Uma coisa que pode ser feita é abrir um pouco a terra em volta da planta e aplicar terra adubada, pois essa não tem contra indicação e é útil para todos os tipos de plantas.

Qual a importância da água?

A água é fundamental para o desenvolvimento de qualquer tipo de planta e dificilmente uma árvore cresceria com falta de água. Especialmente quando ela é pequena é importante ela ter água suficiente para o seu desenvolvimento. Por isso crie o hábito de regar nos primeiros anos com certa frequência, especialmente nos meses de seca onde as chuvas diminuem bastante.

Por que algumas árvores não crescem?

De fato, algumas árvores têm como característica um crescimento muito lento e isto não é um problema, pois é normal cada tipo de planta ter um ritmo de crescimento diferenciado. Mas existem casos em que a planta não cresce por problemas relacionados ao solo, como acontece em solo pedregoso ou que tenha pouco nutriente. Por isso é muito importante abrir um buraco bem grande quando você for plantar para que as raízes tenham espaço mais adequado para o desenvolvimento enquanto a árvore está pequena.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade