Dicas e informações sobre casa e construção

Barra de aço ou vergalhão, estribos, telas, treliça e mais

Veja o uso do aço na construção civil e os diversos produtos de aço como a barra de aço ou vergalhão, estribos, telas, treliça, arame e colunas prontas. Veja os exemplos e imagens.

O aço é um antigo aliado da construção civil e talvez tenha sido o escocês Andrew Carnegie que tenha tornado o aço um dos pilares do desenvolvimento urbano nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. De lá para cá o aço passou a ser um material básico e essencial para qualquer tipo de construção. Hoje temos o aço em diversos formatos e produtos que são usados para a construção de uma casa, como podemos ver na listagem e exemplos abaixo.

Barra de aço – vergalhão

As barras de aço são muito usadas na construção civil e certamente é um dos itens onde uma pessoa gasta bastante dinheiro para a aquisição, especialmente na fase inicial da obra para levantar paredes, fazer colunas, alicerces e outros.

Os vergalhões podem ter várias medidas e cada um é indicado para sua situação, dependendo da carga a ser suportada ou aplicação. Geralmente as mais comuns são:

  • 3/16
  • 5/8
  • 1/4
  • 5/16
  • 1/2
  • Entre outros

Veja aqui exemplos de barra de aço

Estribos

Os estribos são muito usados para a criação de vigas ou para o baldrame do alicerce. Ele é formado por vários pedaços de barra de aço em volta de 4 barras principais para formar uma única e contínua estrutura que será usada como a espinha dorsal de vigas e baldrames.

Veja aqui exemplos de estribos de aço

Telas de aço

As telas também têm um papel importante na construção civil. Normalmente elas são usadas na concretagem de laje, contrapiso interno e principalmente na parte externa onde tenha acesso de carro, por exemplo. Ao seu usada junto com o concreto, ela reforça muito a concretagem dando muito mais consistência a ele.

Veja aqui exemplos de telas de aço

Colunas

As colunas de aço geralmente são peças já prontas ou que podem ser montadas com o uso de estribos. Mas elas diferem apenas na aplicação já que seu uso é em pé para formas as colunas principais de uma construção.

Veja aqui exemplos de colunas prontas

Treliças

As treliças são similares a colunas ou estribos, mas a diferença é que ela é formada por três barras de aço principal e não 4 como as anteriores. A treliça é usada inclusive na fabricação de lajes e pode ser usada em outras situações de concretagem que exija muita resistência.

Veja aqui exemplos de treliça de aço

Arame

Embora não seja um material de construção propriamente dito, uma vez que ele tem múltiplas aplicações, ele tem um papel fundamental para a construção de uma casa. Geralmente ele é usado para amarrar as tábuas que formarão uma espécie de coxo para servir de base para a criação de vigas, colunas, baldrames e outros.

Veja aqui exemplos de arame de aço

O uso do aço na construção civil

Recentemente conversando com uma pessoa, ele dizia que o vizinho dele estava construindo e então criticava pelo fato dele estar usando apenas dois "ferrinhos" para fazer as colunas da casa. Fiquei pensando e até comentei com ele. Antigamente as construções nem isso tinha e ainda estão de pé.

Lembro de uma casa que comprei e tive de demolir para construir outra e fiquei impressionado ao ver como as paredes foram erguidas. Tijolo e barro.

Atualmente as construções são feitas com concreto e aço. Esta combinação é fortíssima em termos estruturais e com ela foram erguidos enormes pontes, edifícios, estádios e tantas outras construções de grande porte.

Algumas pessoas acham exagero o que muitos engenheiros civis fazem em termos de projetos estruturais. Eu mesmo fiquei impressionado com a quantidade de ferro e concreto que usei para construir minha casa que é térrea. Mas segui as recomendações do engenheiro.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade