CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Diferença entre consumo e consumismo. Economia doméstica

Veja as diferenças entre consumo e consumismo, desejo e necessidade e as dicas para o equilíbrio das contas pessoas, também chamadas de economia doméstica.

A economia doméstica é talvez a economia mais importante para as pessoas, pois ela impacta diretamente a vida de todos. Como compramos e como consumismo são perguntas importantes e quando não temos uma resposta muita clara pode ser um sinal que nossa economia doméstica não esteja indo muito bem. Duas palavras são importantes para a análise da economia doméstica: consumo e consumismo.

Diferença entre consumo e consumismo

Compras com cartão de crédito

Consumo é a palavra de onde deriva consumidor e é usada para designar um processo de compra de um produto ou serviço e na consumação deste. Podemos dizer que estamos consumindo algo quando compramos e quando de fato realizamos esta consumação.

Alguns produtos são consumidos de uma única vez e bem rápido, como um sorvete, um refrigerante, um prato em um restaurante, entre outros. Outros produtos demandam tempo para serem consumidos como um automóvel, um móvel, um eletrodoméstico, entre outros. Neste caso os itens que demandam tempo são conhecidos como bens duráveis, contudo serão consumidos.

Consumismo

Já o termo consumismo tem a ver com a forma como consumimos. Este termo é usado de uma forma pejorativa para designar um processo de consumo em excesso e geralmente sem necessidade. Vemos isso a todo o momento, basta ligar a TV,  dar uma volta pelos shoppings centers da nossa cidade ou simplesmente conversar com algumas pessoas. Alguns bons exemplos de consumismo são os celulares, as roupas e sapatos femininos, automóveis e outros itens de grande apelo popular.

Desejo e necessidade

Na economia o termo desejo é diferente de necessidade e isto tem tudo a ver com consumo e consumismo. Necessidade é aquilo que é essencial, básico e perfeitamente aceitável que despendamos esforço e dinheiro para conseguirmos manter, afinal, um pai de família sabe que seus filhos precisam de escola, de material escolar, de alimentação, de saúde, de moradia, entre outros. Isto está ligado a nossa necessidade.

Já o desejo está muito mais próximo do consumismo e tem a ver com sonhos ou com ter algo que podemos viver sem aquilo, mas desejamos ter. Não é errado desejar, mas muitas pessoas levam isso á sério demais e ai entra o consumismo, pois ele começa a comprar e comprar e continua comprando.

Equilíbrio na economia doméstica

saúde financeira finanças pessoais

Manter as contas em dia e não entrar em dívidas desnecessárias é o dever de casa de todos nós. Antes de fazer compras, responda para você mesmo as seguintes perguntas:

  • Eu preciso realmente disso?
  • O preço que irei pagar é justo, fiz uma pesquisa para ter certeza disso?
  • Se eu não comprasse isso, com o mesmo valor daria para eu comprar o quê da minha lista de itens absolutamente necessários? (tenho feito isto com pacote de arroz)
  • O que estou comprando configura com um simples consumo ou estou praticando consumismo?
  • O que estou comprando é fruto da necessidade minha ou de outrem, ou é puro desejo?

Porque a economia é considerada uma ciência social?

A economia pode ser considerada uma ciência social aplicada? O que se estuda em termos de economia mo contexto da ciência social?

A economia é uma ciência que estuda o mecanismo de funcionamento do modelo capitalista tento em vista o comportamento do homem como um ser econômico e racional e por isto ela pode ser considerada uma ciência social.

A economia busca gerenciar da melhor forma possível a administração de um recurso escasso, visando a melhor forma possível de seu aproveitamento nos mais diversos fins e possibilidades ao qual ele pode se destinar.

A economia é uma ciência complexa e possui diversos jargões e variáveis nem sempre conhecidos por grande parte da população, mas que são próprias de sua ciência, expressões como “commodities, mercado futuro, elasticidade da demanda” causam estranhamento quando ouvidas pela primeira vez .

Apesar de envolver diversas variáveis que podem ser conhecidas e aprofundadas por meio do estudo, para facilitar a compreensão dos objetivos e mecanismos de funcionamento da economia podemos resumir os 3 principais problemas básicos dos quais a economia se ocupa em:

1) O quê produzir e quanto produzir?

2) Como produzir com eficiência?

3) E quem vai comprar o que foi produzido?

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade