Dicas e informações sobre casa e construção

O que é uma Associação de Moradores em um bairro ou condomínio

Veja o que é uma Associação de Moradores e quais as diferenças que existem entre associação de moradores de um bairro aberto e de um condomínio fechado. Entenda no artigo a seguir.

Bem, uma associação de moradores, como o nome bem diz é grupo de moradores de um bairro ou condomínio que se unem para legislar em causa própria alguns aspectos relacionados ao local onde eles vivem e como cada um poderá contribuir para melhorar a vida de todos. Mas acredito que existam algumas diferenças entre uma associação de moradores de um bairro aberto e de um condomínio fechado, como pode ser observado abaixo:

Bairro aberto

Em um bairro aberto, a associação tem a função de gerir alguns problemas e trabalhar em torno de soluções. Por exemplo, uma rua que não está asfaltada, a iluminação pública que está precária, uma escola para o bairro, um posto de saúde, entre outras situações. Neste caso a conversa é sempre com o poder público, pois todos os itens acima citados são de responsabilidade deste, logo o papel da associação é em última instância criar forças para buscar apoio com o governo municipal frente aos problemas daquele bairro.

É claro que eu fiz um comentário resumido e a função da associação não está limitado a isto, mas, acredito que isto sintetiza o papel desta associação.

associação de moradores condomínio bairro

Condomínio fechado

Em um condomínio fechado, a associação tem um papel um pouco diferente já que neste caso tudo que é do chamado intra-muro, ou seja, do mudo do condomínio para dentro é responsabilidade dos moradores e não necessariamente do poder público. Isto nos condomínios que são autorizados e legalizados pela prefeitura.

Neste ambiente a associação precisa cuidar da própria vida e ao estabelecer um valor mensal que cada morador deve pagar a título de condomínio, a associação passa a funcionar como uma mini-prefeitura, onde ela deverá administrar aquele dinheiro público na contratação se serviços como segurança da portaria e ronda, jardinagem, limpeza, entre outros. Este dinheiro ainda é usado para certas infraestruturas, como cerca elétrica, monitoramento por câmera, entre outros.

No condomínio onde estou construindo, por exemplo, somos responsáveis por tudo, desde troca de lâmpadas nos postes até replantar árvores na parte externa do condomínio, que embora seja público, a prefeitura atribui a nós a responsabilidade de manter.

Diretoria

diretoria presidente associação moradores

A associação de moradores precisa de um presidente e uma diretoria constituída em assembleia que serão os responsáveis por administrar não só os recursos financeiros, como também a contratação dos serviços e infraestruturas necessárias. Contudo as decisões sempre são feitas em assembleias que ocorrem periodicamente e o presidente deverá colocar em discussão a pauta do dia com as deliberações a serem feitas e quando necessário a votação sobre a tomada de certa decisão ou não. Embora a diretoria seja responsável por elencar todas as necessidades, as decisões sempre são feitas em conjunto e todos os moradores podem participar.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade