Dicas e informações sobre casa e
construção

Como avaliar um pedreiro, antes de contratá-lo?

Quem é o pedreiro, quem trabalha com ele, para quem ele trabalhou e quais as construções que ele fez. Estas são observações importantes para avaliar um pedreiro antes de contratá-lo.

As reclamações de pedreiros são bem comuns e eu mesmo ouvi bastantes histórias mal sucedidas de pessoas que contratam pedreiro e tiveram dores de cabeça com o não cumprimento de prazos, serviços mal executados e pior ainda casos de pessoas que tiveram problemas de segurança com a equipe do pedreiro. Então fica aquela preocupação de como avaliar um pedreiro antes de contatá-lo e baseando na minha curta experiência e algumas percepções, gostaria de sugerir alguns cuidados para evitar possíveis dores de cabeça no futuro.

Quem é o pedreiro

Você conhece o pedreiro? Alguém da sua família ou algum amigo conhece? Em alguns casos, como reformas, por exemplo, você coloca essa pessoa dentro da sua casa e com tudo lá dentro, inclusive sua família. Conhecer a pessoa é tão importante como conhecer seu trabalho.

Isto é particularmente mais importante quando se trata de uma reforma em que a pessoa irá trabalhar literalmente dentro da sua casa e provavelmente você não vai ficar o dia inteiro ao redor dele.

Quem trabalha com ele

Mas se a preocupação com o pedreiro é grande o mesmo deve acontecer com a equipe que trabalha com ele, afinal, você pode estar contratando um ótimo pedreiro e ele poderia ter uma péssima equipe de trabalho, isto tanto no aspecto técnico como no aspecto comportamental. Isto é muito sério e precisa ser bem avaliado.

Não estou afirmando que todos são assim e também reconheço que gente ruim tem em todos os lugares e em todas as profissões, mas aqui nós estamos falando de construção civil e portanto os olhares recaem sobre os profissionais desta área, ok?

Para quem ele trabalhou

Para quem este pedreiro trabalhou é outra importante observação. Converse com esta pessoa e o testemunho dela certamente valerá muito, afinal se o profissional é bom logo os elogios vão aparecer e se ele fez um bom trabalho em um lugar, as chances de isso acontecer com você são grandes.

Conversar com as pessoas para as quais ele trabalhou é sempre um bom caminho. Mas tenha em mente que não se deve tomar por verdade tudo que se ouve, nem tirar conclusões a partir de um único relato.

Temos de levar em conta que cada pessoa acaba tendo uma experiência diferente e se esta experiência foi negativa por alguma razão, não podemos tirar a conclusão que o profissional é ruim só porque alguém não gostou dele.

Por isso minha recomendação é conversar com mais de uma pessoa e assim ficará mais fácil concluir se é um bom profissional ou não.

Quais as casas que ele construiu

Finalmente visite algumas casas que ele tenha construído e avalie a qualidade técnica do trabalho dele, afinal de contas uma casa pronta é um portfólio que o profissional carrega, quer seja boa, quer seja ruim.

Uma das melhores referências profissionais que você pode ter é observando as obras que ele já construiu. Assim, visitar uma obra em andamento e outra já terminada te dará uma boa ideia do que esperar deste profissional em termos de resultado final da sua construção ou reforma.

Eu acompanhei a construção de uma casa por um pedreiro que pretendia contratar, já que era na mesma rua e confesso que o trabalho dele ali teve um peso forte na motivação para contratá-lo. Até agora o trabalho que ele vem fazendo é ótimo e valeu a pena ser um pouco criterioso, como exposto acima.

Para concluir

De maneira bastante sucinta, leve em conta os seguintes fatores:

  • Converse com as pessoas para quem ele trabalhou e colha suas impressões a respeito do trabalho dele;
  • De possível contrate alguém já conhecido;
  • Avalie as obras que ele construiu para verificar a qualidade de seu trabalho;
  • Não tire conclusões precipitadas, positivas ou negativas;
  • Converse bem com o profissional e tire suas próprias impressões;
  • Faça um contrato de prestação de serviços, especificando detalhadamente o que deve ser feito e como deverá ser feito. Assim, ficará mais fácil a comunicação e a eventual solução de problemas que possa existir.

Pedreiro, empreiteira ou construtora?

Um detalhe importante que precisa ser levado em consideração é exatamente quem você está contratando e embora não mude muita coisa no aspecto da garantia, direitos e obrigações, contudo há algumas diferenciações importante que precisam ser feitas.

Você pode contratar um pedreiro, uma empreiteira ou uma construtora para fazer a construção da sua casa. Mas qual é a diferença entre eles?

  • Pedreiro: normalmente é um profissional da construção que você contrata e ele mesmo irá executar o serviço. É muito comum encontrar esse tipo de profissional, especialmente em obras pequenas ou quando a construção possa ser feita de maneira mais lenta, pois geralmente ele trabalhar sozinho, tendo o auxílio de um ajudante apenas.
  • Empreiteira: a empreiteira é formada por uma equipe maior, tendo um mestre de obras que é o responsável pela construção e um grupo de trabalhadores sob o seu comando. É muito indicada quando você quer uma construção mais rápida ou é uma obra maior onde a presença de várias pessoas trabalhando ao mesmo tempo pode significar ganho não apenas em tempo, mas na execução dos trabalhos como um todo.
  • Construtora: nesse caso trata-se de uma empresa que normalmente trabalhar com uma equipe grande, podendo ou não manter os mesmos profissionais do começo ao fim da obra. Ela é muito indicada para grandes construções ou quando você precisa que a edificação da obra seja feita não tempo muito rápido. Também tem como característica o fato de eles terem todos, ou a maioria, os profissionais necessários para a construção. Desta forma você contrata a empresa para entregar a casa com a chave na porta.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.