Dicas e informações sobre casa e construção

Como proteger um muro contra infiltrações e umidade?

Como fazer para impermeabilizar um muro contra a umidade ou a batida de chuva e evitar assim as famosas infiltrações e corrosões no mesmo?

Uma das grandes preocupações que as pessoas que fazem a construção de uma casa deve ser com a impermeabilização de muros e paredes para evitar a contaminação com infiltração de água em épocas de muita chuva é muita umidade, pois caso contrário a infiltração que é comum sempre que não houver proteção, pode danificar uma parede de um muro de forma significativa tornando bastante difícil a manutenção da mesma com a consequente troca de reboco periodicamente para consertar de forma paliativa o problema de infiltração.

Para impermeabilizar muro de forma eficiente é preciso pensar em duas coisas, a primeira é como um alicerce de um muro já que a infiltração também pode vir debaixo da terra e a segunda é com a parede do muro que pode sofrer interferência externa com contato com terra ou do terreno vizinho, por exemplo.

Impermeabilização do alicerce

No caso do alicerce a impermeabilização deve ser feito junto com a sua construção, isto é, tão logo tenha terminado a construção do alicerce é necessário fazer aplicação de um produto que permita a impermeabilização deste, evitando assim que a unidade que sobe da terra possa chegar até as paredes do muro. Geralmente um produto bastante usado de marca Vedatop que você aplica diretamente sobre o alicerce e antes de erguer a parede do muro, mas ele não é o único já que muitos usam também a massa asfáltica em outros produtos similares que podem ser usados.

Muitos utilizam uma combinação de Vedatop ou similar com manta asfáltica para criar uma dupla proteção. E faz sentido, pois você não vai gastar muito para fazer uma boa impermeabilização, mas o resultado será muito bom e é um tipo de serviço que não poderá ser feito posteriormente.

Impermeabilização da parede do muro

impermeabilização do muro

A impermeabilização da parede do muro deve ser feita apenas quando ele estiver em contato com barrancos de terra ou quando estiver virado para um terreno vizinho onde você não tem controle do outro lado e consequentemente pode sofrer com umidade vindo desse terreno. Neste caso há também alguns produtos no mercado que você pode encontrar nas casas de materiais de construção e que tenha um bom resultado. Em caso de necessidade de impermeabilizar um muro quanto a batida de chuva, um produto bem recomendado é o Vedapren Branco que serve como um Excelente impermeabilizador, sem contar que é muito importante colocar calha em cima do muro para permitir que se forme um pequeno telhado sobre ela e não deixar que a água acumulada em cima do muro e penetre nele.

Impermeabilização contra batida de chuva

Muro impermeabilizado

Mesmo que o muro ou a parede não tenha contato com terra e outras fontes de umidade, é importante ainda considerar a impermeabilização que muitos chamam de batida de chuva. É muito comum após uma temporada de chuva o muro ou mesmo a parede de uma casa ficar molhada. Isto acontece porque o reboco absorve a água da chuva e se houver muitos dias de chuva ou longas temporada pode ocorrer de haver infiltração, mofo e outros problemas causados pela umidade.

Para resolver este problema recomenda-se a impermeabilização da parede como Vedapren, que é na verdade uma marca comercial, mas há também outros produtos de outras marcas que fazem a mesma coisa. Ao aplicar este produto, cria-se uma camada que impede que a água da chuva penetre no reboco e consequentemente evita a infiltração.

Etapas para aplicação:

  • Espere o reboco curar, algo em torno de 28 dias;
  • Aplique uma ou duas demão de selador branco;
  • Aplique duas ou três demãos de Vedapren Parede ou produto similar.

Tira-dúvidas

Qual é a eficácia dessas impermeabilizações?

Depende de como foi feito e das condições do local. Se tudo for feito dentro dos parâmetros estabelecidos, a eficácia é muito alta. É preciso seguir corretamente as recomendações do fabricante e aplicar a quantidade de vezes necessária. Também caso a parede ou muro venha apresentar problemas estruturais, a eficácia pode ficar comprometida.

É preciso refazer a aplicação?

No caso do Vedapren é recomendado sim fazer uma nova aplicação depois de alguns anos. Na verdade ele continua sendo eficiente, mas como todo processo de pintura, é bom reforçar para garantir melhor resultado.

Aplicar textura ou grafiato também ajuda?

Sim. Essas massas quando aplicadas na parede formar uma camada bem resistente o que ajuda muito, mas mesmo assim ainda é recomendado fazer as devidas impermeabilizações e assim garantir dupla proteção.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade