Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença entre compensado, fórmica e madeira em móveis

Entenda as diferenças entre os tipos de madeiras maciça de compensado, além da fórmica que são materiais utilizados na construção de fabricação de móveis.

Diversos são os materiais usados na construção de móveis para uma casa, muitos móveis são feitos de madeira, outros de madeira compensada, fórmica outros tipos de materiais comuns no uso para fabricação os mais diferentes tipos de peças de objetos mobiliários que são utilizados em uma casa. Abaixo a diferença entre cada um deles.

Madeira

É muito comum ouvirmos a expressão madeiras maciça pois isto é necessário porque há vários tipos de madeiras que são usados para fabricação de móveis ou na construção de uma casa. Quando a expressão madeira maciça é usada significa que é amadeira pura, não compensada o que tenha recebido qualquer tipo de modificação. A madeira maciça tem como grande vantagem o fato da sua durabilidade e resistência, contudo o seu custo é mais elevado quando se comparado a outros tipos de madeiras que foram modificadas para os mais diversos fins.

Folheado de madeira

O folheado de madeira, por outro lado, é uma camada fina de madeira real que é aplicada a uma base de madeira compensada. Por ser um material natural, o folheado de madeira tem um visual mais rico e variado.Uma vez que mais esforço vai para a elaboração de um top de verniz, eles são geralmente mais caros do que as alternativas de laminado. O folheado de madeira é mais macio e mais suscetível a arranhões e amassados ​​quando comparado ao laminado, portanto, recomendamos o uso de almofadas de mesa e bases para proteger suas superfícies.

Noções básicas de madeira maciça

Móveis de madeira maciça são feitos completamente de peças de madeira maciça. O tipo de madeira pode variar de madeira macia a variedades de madeira, cada uma com características e características distintas. As muitas variedades de madeira permitem que você escolha um visual que se adapte ao seu estilo e combine com a decoração da sua casa. A madeira maciça vem de fontes de madeira colhidas, em vez de ser fabricada com base em determinadas especificações ou para criar uma aparência uniforme. Construção de madeira sólida significa que não há duas peças exatamente iguais, dando a cada peça de madeira sólida um caráter único.

Compensado

A diferença entre madeira maciça e compensado é que esta última é produzida a partir de pequenos entalhos de madeiras que são compensados formando uma placa bastante resistente, mas não tão resistente quanto à madeira maciça. A madeira compensada é largamente usada na construção de imóveis, portas outros objetos de uso em casa. Tem como vantagem o custo que é bem mais em conta, mas o seu uso não pode ser feito em alguns casos onde a necessidade de maior resistência e aí o ideal é utilizar amadeira maciça.

Fórmica

A fórmica é produzida a partir de um material laminado e já foi muito comum na fabricação de móveis, principalmente mesas e cadeiras, armários e outros móveis de cozinha, por exemplo. Atualmente parece que está um pouco fora de moda o seu uso, mas embora seja possível encontrar ainda diversos objetos produzidos a partir da fórmica. Ela tem como vantagem o fato de poder receber água para limpeza, na superfície externa apenas já que internamente normalmente ela utiliza um material que não é muito resistente à água.

Laminado é feito com materiais sintéticos ou pedaços de madeira muito finamente cortados. Em alguns casos, ele é feito para se parecer com grão de madeira usando um método semelhante à impressão. Laminado normalmente tem um acabamento brilhante e é conhecido por ser usado em móveis de baixo custo e peças que precisam de superfícies muito duráveis.É claro que o laminado é muito mais barato do que a madeira maciça ou o verniz para produzir e usar.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade