Manta térmica no telhado. Preço e benefícios térmicos

Veja alguns benefícios do uso da manta térmica, preço do material por m/2, onde encontrar o produto para comprar e outras informações relacionadas ao conforto térmico de uma casa.

O Brasil é um país tropical e esta característica faz do país um dos mais ensolarados do mundo. Sua enorme extensão de área concentra-se em boa parte próxima da linha do equador e a grande maioria entre o Tropico de Capricórnio e a Linha do Equador, o que faz do país um alvo muito grande do sol e consequentemente do calor, especialmente no verão onde as temperaturas costumam ser muito elevadas em quase todas as regiões do Brasil.

O problema do calor na construção civil

Esta característica, muita apreciada por diversas pessoas é na verdade um problema para a construção civil. Casas e apartamentos mal planejados ou que não considerarem esta característica, poderá ter sérios problemas de conforto térmico nos meses mais quentes do ano.

Eu já morei em uma casa feita em L e sem ventilação cruzada. No verão quando as temperaturas subiam muito era bastante complicado. Para piorar ela recebia muito o sol da tarde e todos esses fatores contribuíam para uma note muito quente o que era complicado para dormir, por exemplo.

Manta térmica, uma solução

Esperar uma casa fria no Brasil já é demais, mas algumas alternativas podem ser adotadas no sentido de minimizar os efeitos do sol e calor nas construções. Uma delas é o uso da manta térmica no telhado da casa. Esta manta tem como propaganda reduzir alguns graus na temperatura interna da construção, pois parte deste aquecimento interno vem do aquecimento do telhado.

Esse calor que é resultado da incidência do sol sobre as telhas, será absorvido e depois transferido para dentro da casa, então ao colocar uma camada isolante, esse calor não será transferido em sua totalidade.

A colocação dela deve ser feita entre a telha e a madeira e ela pode ser usada tanto em telhados com telhas cerâmicas, fibrocimento e outros tipos de telhas.

telhado de fibrocimento aquecimento

Preço

Recentemente ao construir minha casa fiz o uso dela em todo o telhado, exceto na cobertura da garagem. O preço do m/2 da manta de dupla face foi de aproximadamente R$ 4,80. Para cobrir o espaço de 150 m/2 da minha casa eu gastei R$ 748,00 com a manta e a fita de vedação. Esses preços de 2015.

Você deve encontrar o produto em madeireiras ou lojas de materiais de construção.

Benefícios

Como ainda estamos no outono não foi possível perceber os resultados do uso da manta, creio que apenas na primavera e principalmente no próximo verão é que teremos os resultados, mas como o telhado da minha casa é de fibrocimento, era essencialmente necessário o uso da manta para garantir o conforto térmico dentro de casa.

[ATUALIZAÇÃO]

Já terminou o verão e o resultado foi muito bom. O que tenho notado é que mesmo em dias de sol muito forte, internamente a casa demora para aquecer. É claro que o calor não vem só do telhado, mas também lateralmente e principalmente por portas e janelas que normalmente ficam abertas ou nem menos resistência em segurar o calor.

Então, o principal benefício do uso da manta térmica no telhado é o conforto térmico que ela irá proporcionar.

Tira-dúvidas

Quando a manta deve ser usadas?

Quando se faz o uso de telhas de fibrocimento. Neste caso é quase obrigatório o uso dela, pois este tipo de telha absorve muito o calor, com isso transfere para a laje que por consequência transfere para o interior da casa. Quando, mesmo com o uso de telha de barro, a casa for muito quente e tiver uma incidência muito grande de raios solares no período da tarde que é quando o sol é mais forte.

O que é a telha sanduíche e quais as vantagens dela?

É um tipo de telha formado por três camadas, sendo as duas externas de aço galvanizado (acho) e a camada do meio é de isopor. Como sabemos o isopor é um excelente isolante térmico e portanto ele impediria a ação dos raios solares sobre a casa. O custo dela é bem mais alto do que a telha de fibrocimento e não necessitaria neste caso o uso da manta térmica.

O uso da manta em telhados abertos, sem laje, é eficiente?

Sim. Na verdade ela é colocada entre a telha e a ripa, com isso pode ser usada em qualquer tipo de telhado. Contudo, em telhados abertos e sem laje, talvez seja necessário fazer um acabamento em baixo do telhado com madeirite ou outro material para que a manta não fique exposta. Ela é uma lâmina de alumínio e brilhante.

Além de proteger do calor, que outra vantagem ela oferece?

Existe também o fato de que ela cria uma camada abaixo das telhas e protege também em caso de goteira e também de sujeira que é comum nas telhas cerâmicas ou de concreto. Esse tipo de telha deixa alguns vãos entre uma telha e nesse espaço pode ocorrer de cair sujeira.

Em que situação ela será mais eficiente?

Certamente será nos telhados de fibrocimento que você notará maior ganho com o uso dela, pois este tipo de telhado absorve muito calor e portante ao criar uma camada isolante o ganho térmico com isso será muito alto.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade