Dicas e informações sobre casa e construção

Qual o intervalo de tempo entre as demãos da pintura de casa?

Qual é o tempo de secagem da tinta quando aplicado em uma parede? Como saber o intervalo de tempo entre as demãos da pintura de casa ou em quanto tempo podemos tocar na parede?

Quem não é um profissional de se arriscar a fazer a pintura da sua própria casa precisará aprender diversos conceitos relacionados ao preparo da parede para receber a tinta, bem como aplicação da mesma. Pintura é um processo bastante delicado e por ser uma fase de acabamento qualquer erro poderá refletir no resultado final da casa, ficará aparente e consequentemente este não é resultado que todos gostariam de obter.

Um item bastante importante é considerar o intervalo de tempo entre uma demão e outra na pintura. Normalmente esta informação já vem impresso na embalagem da tinta que você irá usar para pintar, portanto você deverá ficar atento inicialmente a esta informação pois é ela que é o dado oficial do fabricante que fez aquela tinta.

camadas de pintura

Ao toque, entre demãos e final

Normalmente os fabricantes trabalham com formações relacionadas ao tempo de secagem da pintura o que são ao toque, entre demãos e final.

  • Ao toque significa o tempo necessário para que alguém possa tocar na pintura sem ela borrar. É um tempo crucial para a tinta ganhar o mínimo de firmeza na parede e neste período qualquer tipo de interação com ela pode causar danos.
  • Entre demãos é o tempo que você precisa esperar para aplicar uma segunda demão de tinta. Normalmente se aplica duas ou três demão de tinta para que uma pintura fique completa, mas depois de aplicar uma demão tem que esperar esse tempo para que a tinta aplicada esteja seca o bastante para receber outra camada.
  • Final é o tempo em que a pintura estará definitivamente seca. Geralmente um tempo maior onde é possível tocar na parede sem que haja nenhum prejuízo ou dano.

A tinta Coral da linha Rende Muito, por exemplo, utiliza os valores 30 minutos para toque e 4 horas entre as demãos e também final. Sendo assim e considerando este valor é possível afirmar que o correto é você esperar 4 horas para aplicar uma segunda ou terceira demão de tinta. Contudo é preciso levar em conta as condições do tempo, já que em situações de muita umidade poderá alterar este prazo.

Fique atento a informação do fabricante, não só em relação ao tempo de secagem, mas também ao processo de diluição e outras informações pertinentes à pintura.

Algumas dicas úteis

Antes de aplicar a primeira demão de tinta é necessário fazer o uso de um selador, isto se a parede estiver no reboco apenas. Se foi aplicado massa corrida, textura ou grafiato, então não é necessário o uso do selador;

É normal após a aplicação da primeira demão o resultado ainda não ficar muito bom, por esse motivo é que existe as demais demãos para conseguir o resultado desejado;

Em dias chuvosos ou em regiões muito úmidas, pode ser que o tempo de esperar necessário entre uma demão e outra seja maior, isto porque a tinta irá demorar mais para secar;

Eu já vi um pintor usar um secador de cabelo para acelerar o processo de secagem para a aplicação de outra demão. Evidentemente que isto foi feito em um local específico onde foi feito um retoque. Não justificaria fazer isto na parede inteira, evidentemente;

O tempo de secagem pode variar de tinta para tinta e portanto é importante considerar as informações do fabricante, pois certamente esta informação é elaborada com case em testes;

Em alguns casos duas demãos são suficientes, mas há casos de necessitar 3 demãos para conseguir um bom resultado. A qualidade da tinta é um dos principais fatores a ser considerado neste caso.

Perguntas

O tempo de secagem é o mesmo para todas as tintas?

Se as tintas são similares, alterando apenas a marca, normalmente os valores são próximos, mas não necessariamente iguais. Cada fabricante dará uma recomendação que eles consideram segura para aplicação do produto.

O que acontece se eu aplicar uma demão e em seguida aplicar outra?

Se não for observado o tempo correto para aplicação das camadas, pode acontecer maior dificuldade na aplicação e principalmente defeito na pintura. Uma coisa é você passar o rolo duas vezes no mesmo lugar com a tinta molhada, mas se esperar um pouco apenas ela já começa a secar e aplicar em cima com ela "meio molhada" não é a melhor coisa a fazer.

O que significa demão?

É a mesma coisa que camada, ou seja, em uma pintura de parede ou com o uso de tintas imobiliárias, não se consegue aplicar uma única camada de tinta e a pintura ficar perfeita. É necessário aplicar pelo menos duas camadas para que pequenas imperfeições da primeira demão seja corrigida na segunda e assim alcançar a qualidade final.

Quando saberei se duas demãos foram suficientes?

Pela qualidade final da pintura. Existem algumas tintas e situações em que é necessário aplicar uma terceira camada. Geralmente as marcas mais inferiores e também cores muito fortes exigem mais camadas. Mas há outros fatores, como a existência ou não de selador, pintura nova ou repintura, qualidade do reboco, condições do tempo e outros fatores.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade