Dicas e informações sobre casa e construção

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Rodapé da parede externa, telhas quebradas, alicerce e outros locais são alvos de infiltrações gerados por unidade na parede ou laje. Veja algumas dicas e como resolver este problema.

As paredes de  uma casa precisam ser bem protegidas para evitar as famosas infiltrações de água provenientes da chuva ou outras fontes. Paredes úmidas trazem problemas de bolor e deterioração dela mesma que se não for tratado, o problema poderá levar a parede a ruína. Quando a casa ainda não foi construída é mais fácil tratar o problema já que algumas medidas precisam ser tomadas no processo de construção, porém, quando a casa já está pronta e o problema aparece depois ai é bem mais difícil, mas não impossível de resolver.

Origem da infiltração?

Parede com rachadura infiltração

A primeira coisa a fazer é identificar a origem da infiltração e tentar neutralizá-la, afinal se ela não for neutralizada, mesmo que você faça o reparo na parede é possível que a infiltração volte a acontecer. Para tentar fazer um diagnóstico e assim identificar a origem do problema, segue alguns pontos que você deve observar são:

Rodapé da parede externa

Esta parte da parece sofre com o respingo da goteira e em épocas de chuva a parede se mantém muito unida e portanto é forte candidato a sofrer infiltrações. Em épocas de muita chuva esta parte da parede tende a ficar sempre molhada e dependendo de como ela foi feita, pode residir ai uma boa possibilidade de infiltrações.

Uma solução para evitar seria colocar calha no final do telhado e assim evitar a goteira.

Também é importante perceber se há o escoamento correto da água ou se há algum tipo de acúmulo de água. Mesmo que seja no piso, isto pode estar em contato com a parede e ai alimentando a infiltração.

Calhas

Existem casas que tem telhados irregulares, telhados embutidos na parede, etc. Nesses casos é necessário o uso de calhas, mas qualquer vazamento, por menor que seja já é o bastante para a umidade aparecer. Este caso ocorre com certa frequência também na laje. A solução aqui é evitar ao máximo o uso de calhas e quando usado certificar que não há vazamento.

Um detalhe muito importante de se observar é que as calhas geralmente são soldadas e as vezes com o tempo esta solda trinca gerando um espaço para a penetração de água. Aconteceu isso na minha casa, então chamei o pessoal que fez a instalação é eles passaram uma massa, tipo silicone para vedar bem aquele espaço.

Telhas quebradas

Sabe aquele negócio do instalador da TV a Cabo ou da internet subir no telhado para fazer a instalação? Eu nunca gostei disso, pois pode quebrar telha, especialmente as telhas cerâmicas que são menos resistentes que as de concreto. Telhas quebradas geram infiltração que gera umidade na laje ou na parede.

O telhado exige maior atenção pois é onde a água vai cair mesmo e portanto certificar de que não haja goteiras ou a possibilidade de entrada de água é fundamental. Tenha sempre algumas telhas de reserva, pois se houver quebras de alguma peça, você poderá providenciar a reposição antes de acontecer infiltração.

Paredes na divisa

Este é um problema mais complicado, pois muita gente opta por fazer a construção da casa na divisa do terreno para ganhar espaço. O problema é que nem sempre você sabe o que tem do outro lado ou o que venha a ter, então se for construir pense bem neste caso. A solução para problemas de infiltrações em paredes assim depende do seu vizinho e nem sempre é fácil de resolver.

Trincas e rachaduras na parede

Veja a imagem que coloquei logo acima. Ela mostra um problema que tive em minha casa. Em um período de bastante chuva, comecei a perceber que parte do gesso da sala estava ficando úmido e fui investigar a causa e achei aquela trinca enorme na parede externa da sala.

A solução foi abrir um pouco mais o espaço da trinca e aplicar um produto impermeabilizante que solucionou o problema.

Como resolver o problema da infiltração?

Para resolver o problema geralmente é necessário raspar o reboco na região onde há a infiltração e esperar secar. Depois o correto seria aplicar algum produto impermeabilizante e fazer o novo reboco com massa de cimento bem forte. O ideal do impermeabilizante é que ele seja passado do lado de fora, isto é para evitar a penetração da água.

Se não for possível passar do lado de fora, então que faça o trabalho do lado de dentro, mas é uma solução paliativa.

Alicerce

Muitos problemas de infiltração ocorrem na verdade pelo alicerce da unidade que sobe da terra. Então quando estiver construindo use um impermeabilizante no alicerce para evitar este problema.

O alicerce precisa ser fortemente impermeabilizado, uma vez que ele tem contato com a terra e pega muita umidade. Desta forma, se ele não for feito de maneira correta, a umidade sobe pelo alicerce e atinge a parede. Para casas já construídas é bem mais complicado, mas para quem ainda vai construir o ideal seria fazer o seguinte:

Depois de pronto, aplicar dois impermeabilizante, sendo um a base de concreto e outro asfáltico que é aquele preto. Isto com duas ou três demãos cada um. Não economize neste item, pois uma vez feito, não tem como você corrigir depois.

Telhado

Se a infiltração vem de cima é mais fácil de resolver do que aquela que vem de baixo, como no caso do alicerce, explicado acima. Neste caso e como já explicado anteriormente, primeiro é preciso identificar a origem do problema e resolver. Se for telha quebrada, calha ou outro meio que a água esteja entrando. Resolvido o problema, basta tirar um pedaço do reboco, esperar secar bem, rebocar e pintar novamente.

Paredes

As paredes externas também devem ser impermeabilizadas. Existem duas estratégias para parede.

A primeira é a base dela. Neste caso e principalmente se ela tiver contato com terra ou muita exposição á água, como área de jardim, por exemplo, o ideal é fazer a impermeabilização com produtos a base de cimento. Pode ser aplicado em cima do reboco com pelo menos três demãos.

A segunda estratégia é a impermeabilização da parede inteira com um produto chamado Vedapren e alguns similares a ele também. Este produto é aplicado antes da pintura e ele cria uma camada elástica sobre a parede evitando assim a penetração da água da chuva. Ele é muito bom e ajuda muito a evitar que a parede fique molhada e consequentemente retenha a água em forma de infiltração.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade