Qual a altura ideal de um muro na frente da casa e nas laterais?

Veja algumas dicas sobre a altura ideal de um muro na frente da casa e nas laterais de uma casa residencial. Casas sem muros e a cultura brasileira de murar terrenos a fim de segurança.

A construção de um muro faz parte da esmagadora maioria das residências no Brasil. Embora em muitos países as casas não tenham muros, aqui por diversos motivos incorporamos o hábito de murar as casas. Eu particularmente preferia não construir muros, mas por questão de segurança, privacidade e cultura geral brasileira tenho que admitir que é a melhor coisa a fazer.

Altura de um muro

Construção civil custo metro quadrado

Qual a altura ideal de um muro na frente da casa e nas laterais? Embora não exista nenhum padrão ou exigência legal para isso é comum as pessoas construírem muros de 2 metros de altura. Esta é basicamente uma altura aceitável como sendo suficiente para isolar bem uma casa, mas não é a altura ideal para segurança, já que para este caso quanto mais alta melhor. Muros inferiores a 2 metros podem não ser bom, já que além de dar pouca segurança, não ajudará muito inclusive na privacidade.

É importante considerar que cada caso é um caso e que existirão situações em que pequenos muros poderão resolver, tudo depende do que tem do outro lado.

Exigências legais

Em casos como em condomínios fechados de casas, por exemplo, as vezes existe a exigência quanto a altura do muro. No condomínio onde estou construindo, por exemplo, diz o estatuto que o muro não poderá ser superior a 2 metros e 40 centímetros, mas nada especifica sobre a altura mínima, dando entender que poderia ser deixado até sem muro. Contudo esse mesmo estatuto diz que a frente da casa não pode ser murada, devendo ser livre.

Muro alto

O muro alto é uma estratégia de segurança e privacidade que muitas pessoas adotam em suas construções, como casas, chácaras, comércios e outros. A ideia é dificultar uma possível tentativa de invasão por pessoas não autorizadas, além de garantir mais privacidade não permitindo que possa ver o que acontece dentro da casa, inclusive por pessoas vizinhas via janela, telhado e outros locais.

Um muro alto tem um custo mais elevado, pois exige colunas mais sólidas, mais mão de obra e materiais de construção.

Muro baixo

Um muro muito baixo pode ser também um problema pelo fato de ele não cumprir o que se espera d muro que é segurança e privacidade. Muro de 1,5 metros por exemplo é mais baixo que a maioria das pessoas, que poderia enxergar por cima do muro para a casa do vizinho com facilidade.

Altura ideal

Se você não quer exagerar na altura, mas também não quer que um muro seja apenas enfeite, creio que a altura ideal seja entre 2 e 3 metros. Mais que isso já é considerado muito alto e menos de 2 metros pode não atender as necessidades pela qual ele é feito.

Vantagens e desvantagens do muro

As vantagens são aquelas bem lógicas que conhecemos como segurança, privacidade, delimitação de espaço, entre outras. Como desvantagens temos o fato que em muitos casos nos sentimos presos dentro de nossas próprias casas. Existem situações que as casas mais parecem com prisões do que com residências. Fico as vezes observando as casas nos Estados Unidos, Canadá e outros países desenvolvidos e dá uma impressão de liberdade e vida quando não há muros, mas aqui é difícil perceber isso.


Exibir mapa ampliado



 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade