Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença entre granito e mármore. Tipos e aplicação

Veja as principais diferenças entre mármore e granito, especialmente no que diz respeito a porosidade e resistência que tornam tecnicamente as duas pedras diferentes entre si.

As pedras são importantes para a construção civil, sua variedade de tipos proporciona muitas aplicações em áreas internas e externas, seja na fundação ou estrutura de uma casa, como piso ou mesmo como aspecto decorativo. Mas as pedras, especialmente o mármore e o granito tem papel de destaque nas casas, em pias, balcões, soleiras ou como decoração em certos ambientes.

Na hora de fazer a construção da sua residência ou de qualquer outro espaço onde há grande circulação de pessoas no dia a dia, você deve ter se deparado com aquele momento de indecisão, sem saber qual tipo de material escolher para colocar em determinados espaços, devido a qualidade de todos os materiais que estão à sua disposição, se portando sempre como materiais parecidos, trazendo uma grande dor de cabeça na hora de decidir.

Um dos tipos de indecisões mais comuns em projetos é a briga entre o mármore e o granito, que de antemão vale lembrar que são duas pedras de características estéticas esplendidas e que deixam o espaço com um ar mais sofisticado e especial, não importando a escolha feita.

Mas, como todo e qualquer processo dentro da construção civil não procura apenas pela beleza do projeto e da edificação já construída, é preciso conhecer mais sobre as peças e identificar a que mais se encaixa dentro dos conceitos de construção que serão adotados na edificação trabalhada.

Para te ajudar com isso preparamos este material completo com diversas informações a respeito dessas peças, o mármore e o granito, e ainda a principal diferença entre as duas e em que condições seria melhor trabalhar uma ou outra pedra. Quer saber tudo sobre? Vamos lá!

O mármore

Caverna com pedras de mármore

O mármore é uma rocha natural de característica metamórfica composta principalmente por minerais de calcita, a sua coloração é mais uniforme e traz uma espécie de formação de veios bem definidos. Ele é um material mais estético e que precisa de cuidados especiais quanto ao processo de aplicação e uso, uma vez que é bem menos resistente que o granito e por ser mais poroso se torna mais suscetível a manchas, podendo ainda absorver gorduras.

O mármore no Brasil é bem mais caro que o granito, mas traz uma estética bem mais apresentável e por isso muitas pessoas optam por ele em espaço abertos, em bancadas ou beirais de janelas e portas. Mas, esse pensamento é bem errado, pois o mármore deve ser utilizado em espaços internos, porque ele sofre bastante com intempéries, trocando os locais onde ele antes era usado por peças de granito.

O granito

O granito é também uma rocha natural de característica ígnea formada por três minerais, sendo eles a mica, feldspato e quartzo, que dão a essa peça toda a beleza, resistência e durabilidade que só o granito pode oferecer, valendo ainda lembrar que no Brasil o seu valor é bem mais barato, uma vez que a exportação e produção das peças no país ocorre em maior quantidade quando comparada com a produção e exportação de mármore.

O granito é indicado para uso onde você desejar, podendo estar presente tanto em áreas internas, quanto em áreas externas, ideal para bancadas de cozinha e ainda de áreas de serviço. Pessoas com baixo conhecimento sobre podem querer fazer a utilização do mármore nesses espaços, mas a peça que deve ser utilizada não é mármore, pois ele irá se deteriorar com facilidade, optando pelo granito.

Diferença entre granito e mármore

Não há muitas diferenças entre elas, especialmente no aspecto visual já que dada a variedade de tipos é possível encontrar muitas similaridade entre os dois tipos, mas alguns detalhes mais técnicos diferenciam o mármore do granito.

A principal diferença que há entre o mármore e o granito seria então o preço e a resistências dessas rochas, onde uma é bem mais resistente que a outra e se apresente mais em conta na utilização em espaços variados, sendo ela o granito. A peça de mármore tem caráter mais estético e serve para embelezamento de espaços, com alto valor a ser investido, uma vez que as peças de mármore são bem mais caras que o granito em nosso país.

O seus usos em casa podem ser os mais variados, como:

  • Pedras para balcão de cozinhas e pias;
  • Soleiras de portas e janelas
  • Base para churrasqueiras;
  • Balcão para cozinhas americanas que integram sala e cozinha em um único ambiente
  • Entre outros.

Porosidade e resistência

Creio que a principal diferença esteja na porosidade e resistência de ambas as pedras. O mármore é mais poroso e uma pedra mais mole, tornando assim menos resistente a  uma possível quebra ou mesmos a manchas. Já o granito é menos poroso e muito mais resistente também. Mas ambos têm boa aplicação e uso em uma casa.

Dada às características acima é bom lembrar que o mármore pode desgastar com o tempo, então em muitos casos onde o uso for intenso é melhor pensar no granito que terá resistência bem maior.

Aplicação

Normalmente usa-se mármore e granito na fabricação de pias de cozinha ou banheiro, em soleiras que servem de apoio para a entrada da casa em casos de portas ou portões, em detalhes decorativos, balcões, entre outras situações.

Tipos de granitos

Na construção civil é possível encontrar diversos tipos de granitos, cores e formatos diferenciados. Veja abaixo as imagens de alguns dos tipos mais comuns:

Tipos de mármore

O mármore também é muito usado na construção civil e também oferece diversas cores e tipos diferentes. Veja abaixo as imagens dos principais tipos de mármore

Qual o melhor?

E então, qual seria a melhor opção para uso? Como já dito ainda na introdução desse material, o uso de uma peça ou outra irá depender de qual seja a sua intenção com ela e em que espaço ela deverá ser colocada. As peças de mármore devem ser colocadas em áreas internas, longe de umidade e onde receberá pouca interação. Já as peças de granito podem aparecer em espaços variados, internos e externos, com interação ou não, por serem bem mais resistentes, e ainda mais baratas que as peças de mármore, mas trazendo a mesma beleza.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade