Telhado embutido versus aparente. Vantagens e desvantagens

Veja uma análise das vantagens e desvantagens de construir uma casa usando um telhado tradicional e aparente ou um modelo mais moderno embutido.

A escolha do tipo de telhado para uma casa é uma etapa de grande importância pois esta escolha será determinante no tempo de execução do mesmo, no uso de materiais ou até de encomenda de alguns deles em função da não disponibilidade.

Antigamente o uso de telhado aparente era muito mais comum, com as telhas de barro sobressaindo muito em relação a outros modelos. Contudo, atualmente o uso de telhados embutidos tem aumentado muito e com isso é natural que apareça a pergunta: Qual deles é melhor? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Telhado aparente versus embutido

O telhado aparente é o tipo de telhado onde as telhas ficam aparente e pode ser vista como um todo ou pelo menos em partes. É o mais tradicional e muito usado aqui no Brasil. Já o embutido é aquele onde as platibandas escondem o telhado e assim ele pode ser feito inclusive com materiais mais simples. Mostrei abaixo algumas vantagens e desvantagens de cada um desses modelos de telhados.

Telhado embutido

Vantagens e desvantagens do telhado aparente

As vantagens do telhado aparente é que normalmente usa-se telha de barro que são baratas e oferece conforto término e boa aparência para o telhado. Se a pessoa quiser gastar um pouco mais poderá usar telha de concreto ou telha branca com resultado de acabamento melhor.

Como desvantagem está provavelmente o custo de construção dele. Normalmente ele fica mais caro pois usa muita madeira, demanda mais tempo de carpinteiro, pedreiros e outros profissionais, bem como o próprio custo da telha em casos de telhas mais nobres.

Existem ainda o fato da telha de barro quebrar com mais facilidade e em caso de chuva com ventos fortes, poderá ocorrer vazamento.

De forma resumida

Vantagens

Desvantagens

Vantagens e desvantagens do telhado embutido

A vantagem deste tipo de telhado é que ele está mais alinhado ao processo moderno de construção e quando bem feito, permite um resultado estético diferenciado. Também conta a favor o custo para desenvolvimento dele, já quem salvo algumas situações, ele tende a ser bem mais em conta já que usa pouca madeira, a telha usada pode ser de fibrocimento e o tempo para execução é bem menor.

Como desvantagem existe o fato de ser um telhado mais frágil, especialmente no caso da telha de fibrocimento. Muitas pessoas também não gostam da estética da casa com este tipo de telhado. Minha esposa dizia que a casa ficava parecendo clínica.

É necessário ainda considerar que no caso de telha de fibrocimento o ideal é usar por baixo delas a manta térmica para evitar aquecimento nos dias de sol muito forte.

De forma resumida

Vantagens

Desvantagens

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade