Tipos de cortinas: blecaute, renda, romana, crochê e mais

Conheça os vários tipos de cortinas para residências, como os modelos blecaute, de renda, romana, de crochê, de papel crepom e vidro. Veja os exemplos e usos de cada uma delas.

As cortinas são importantes em uma casa para oferecer conforto, privacidade e também para servir como controle de entrada de luz e sol dentro do ambiente. Ela pode ser meramente decorativa ou ter as funções acima citadas, pode ser feita de vários materiais e em diferentes cores e estilos. Na listagem abaixo você encontrada uma classificação básica e exemplos de tipos de cortinas.

Cortina blecaute

A cortina blecaute é usada em locais onde há muita incidência de sol, especialmente o sol da tarde, pois geralmente ele é mais forte. As janelas de salas geralmente são os locais onde há muita entrada de luz e sol por conta de ser apenas de vidro. Para evitar o aquecimento do ambiente a cortina blecaute serve como um corta luz e impede que o sol penetre no ambiente.

Veja exemplos de cortinas blecaute

Cortina de renda

Este tipo de cortina é usado muitas das vezes apenas como efeito de decoração, já que por ser muito vazado ela não inibe a luz e consequentemente o sol, mas é muito usado em janelas de cozinhas, quartos ou mesmo em sala.

Veja aqui exemplos de cortinas de renda

Cortina de crochê

A cortina de crochê é outro exemplo parecido com o de renda, com a diferença que ela é bem mais pesada e consistente. Dependendo dos pontos do crochê, ela pode ser muito boa para cortar a luz, mas geralmente ela é mais decorativa também.

Veja aqui exemplos de cortinas de crochê

Cortina de papel crepom

A cortina de papel crepom é um tipo usada temporariamente para efeito de decoração, festa infantil ou outras ocasiões. Geralmente ela é bastante colorida e pode ser montada por qualquer pessoa.

Veja aqui exemplos de cortinas de papel crepom

Cortina de vidro

A cortina de vidro não chega a ser exatamente uma cortina, mas é um fechamento de parede que ao invés de ser de alvenaria é feito com vidro, formando uma fachada que se assemelha a uma cortina, daí deve ter vindo o nome.

Veja alguns exemplos da chamada cortina de vidro

Cortina romana

A cortina romana é um estilo bastante interessante para diversos ambientes, como sala, escritórios e até dormitórios. Ela tem um estilo diferenciado que se assemelha a uma persiana com divisões mais largas e pode ser encontrada em várias cores e modelos.

Veja aqui alguns exemplos de cortinas romanas

Cortina rolo

A cortina rolo é outro exemplo mais moderno e sofisticada. Geralmente indicada para grandes janelas ou mesmo para cortina de vidro onde há a necessidade de cobrir um grande espaço da parede.

Veja aqui exemplos de cortina rolo

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade