Financiamento de imóveis o que é e o que precisa para financiar?

Veja o que é preciso ter em mãos para solicitar o financiamento de uma casa ou apartamento junto à Caixa. Entenda também que é e como funciona esta modalidade de crédito.

O financiamento de imóveis em uma modalidade de crédito que existe no Brasil e creio em quase todos os países do mundo, onde uma pessoa busca um valor necessário para compra de uma casa, apartamento ou outro imóvel qualquer para fins de moradia ou comércio junto a uma instituição financeira credenciada para esse tipo de operações. O financiamento de imóveis difere um pouco das demais modalidades de crédito oferecidas no Brasil e tem duas grandes características sendo a primeira o prazo para pagamento que pode chegar a 420 meses rua 35 anos. Outra grande característica desta modalidade de crédito é que geralmente ela apresenta uma das menores taxas de juros se comparado com outras modalidades que são comuns do mercado.

Para financiar um imóvel uma pessoa precisa preencher alguns requisitos que pode variar um pouco de caso para caso, mas na maioria das vezes tem as mesmas características os principais a serem analisados:

Nome limpo

A primeira coisa que você precisa ter é o nome limpo, isto é, não ter seu nome escrito no serviço de proteção ao crédito como o SPC ou Serasa, não estar com restrição junto à Receita Federal, INSS, justiça trabalhista, Banco Central do Brasil e outros órgãos. A Caixa e outros bancos que fazem esse tipo de financiamento verifica se a pessoa não tem nenhum tipo de restrição antes de fazer qualquer procedimento para liberação do crédito para compra da casa própria.

Renda compatível

Além do nome limpo a pessoa precisa ter renda compatível para conseguir um financiamento imobiliário. Esta renda compatível é em primeiro lugar familiar, isto é, todas as pessoas de uma casa pode juntar os seus rendimentos em um só para apresentar junto ao banco financiador como sendo a renda familiar mensal. Importante ainda observar que o valor da prestação não poderá exceder 30% do valor da renda familiar comprovado junto à caixa outro banco que você for financiar.

Imóvel documentado

Por fim você precisa ter a documentação exigida do imóvel que pretende comprar, nem todos os imóveis passam na avaliação da Caixa para serem financiados e geralmente os maiores problemas estão relacionados à falta de documentação ou documentação incompleta dos imóveis. Por isso é preciso emitir uma matrícula do imóvel e ela deverá estar de acordo com construção que existe naquele lote. Se o imóvel é muito antigo se não tiver condições de moradia ou apresentar muitas avarias, o engenheiro da Caixa poderá considerar que o imóvel não tem condições suficientes para servir de garantia para o empréstimo que será feito.




Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade