Financiamento habitacional e imposto de renda, como declarar

Veja qual a relação entre financiamento habitacional imposto de renda, minha experiência de como declarar uma casa financiada pela Caixa na declaração anual do imposto de renda.

Quando uma pessoa tem um imóvel em seu nome é necessário declará-lo na declaração de ajuste anual do imposto de renda que acontece geralmente nos meses de março e abril de cada ano. Não só imóveis, mas outros tipos de bens como empresas, automóveis e outros.

Porém quando o imóvel é financiado fica a dúvida de como fazer a declaração deste imóvel no imposto de renda, já que na prática você não é necessariamente o dono dele uma vez que foi obtido através do financiamento habitacional e embora esteja no seu nome a posse definitiva só ocorrerá após a quitação do financiamento habitacional que poderá acontecer só daqui a muitos anos. Eu tinha uma casa financiada pela Caixa e passei exatamente por esta dificuldade, isto é sem, como declarar empréstimos no imposto de renda.

Como declarar imóvel financiado no IR?

No meu caso eu conversei com meu contador e ele achou por bem declarar imóvel no valor total e declarar também a dívida que eu tinha com a Caixa para o pagamento das prestações, desta forma as duas coisas ficavam claras, isto é, eu tinha uma casa e a Receita Federal sabia disso agora e ao mesmo tempo tinha uma dívida com a Caixa para quitação desta casa e assim havia um balanceamento em tudo, já que eu declarei o bem e a dívida ao mesmo tempo.

Eu não sei se há uma forma melhor de relacionar financiamento habitacional como imposto de renda que não seja desta forma, acredito que é importante fazer as duas coisas. No ano seguinte eu acabei vendendo a casa e usei parte do valor para quitar o financiamento e aí fiz a declaração dando baixa no imóvel que estava no meu nome e consequentemente da dívida que também não existia mais.

Importante

Importante considerar que no caso de venda de imóveis e havendo ganho de capital em alguns casos a incidência do imposto de renda, existe contudo uma exceção o que ocorre quando você vende oi móvel é comprar outro imóvel para fins residenciais, mas isto não pode acontecer sempre, há um lapso de tempo de 5 anos, isto é, se dentro de 5 anos você fizer isso mais de uma vez terá de pagar o imposto de renda.





Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade