Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de panelas: Elétrica, pressão, ferro, outros. Vantagens e desvantagens

Há diferentes tipos de panela disponíveis no mercado. Aqui vai uma lista com alguns dos modelos mais comuns que encontramos no mercado e quais as suas principais características.

Panelas são utensílios que estão entre os mais importantes que temos na cozinha, pois é nelas que são preparados os alimentos que precisamos. Elas podem ser fabricadas com os mais diversos tipos de materiais, tamanhos e modelos que atendem a todos os gostos e necessidades.

Há diferentes tipos de panela disponíveis no mercado. Aqui vai uma lista com alguns dos modelos mais comuns que encontramos no mercado e quais as suas principais características.

Tipos de panelas

Panelas de alumínio

As panelas de alumínio são leves, resistentes e práticas, sendo indicadas para fazer doces, frituras e refogados. Esse tipo de panela não deixa que os alimentos grudem e ajuda a manter o sabor de seus alimentos

A única desvantagem é que alguns resíduos nela podem sair dela e ficar nos alimentos. Uma forma para impedir que isso ocorra é retirar todos os alimentos enquanto ela ainda está quente, pois não podem ficar ali por muito tempo ou até que esfrie.

Veja aqui imagens de panelas de alumínio

Panelas de Aço Inox

O aço inox é um material de grande durabilidade e de excelente qualidade. Essas panelas são ótimas para várias preparações na cozinha que precisam ser cozidas por muito tempo.

Mas, este tipo de panela precisa de cuidados na hora em for lavá-la e na conservação, porque elas podem escurecer caso não sejam bem secas. Elas também não são recomendadas para fritar os alimentos, porque aquecem com maior rapidez e podem queimar

Veja aqui imagens de panelas de aço inox.

Panelas de Barro

A panela de barro é uma boa escolha para preparar refeições como moquecas, caldos, vatapá, alguns peixes e frutos do mar. Elas possuem grande beleza, com alta durabilidade e permite que os alimentos permaneçam aquecidos por mais que os outros modelos.

Uma coisa que precisa de atenção é elas não possuem uma resistência caso caiam ou batam em algum lugar. A limpeza precisa ser realizada com cuidado para que não fiquem restos de alimentos. Também, são pesadas e custam mais.

Veja aqui imagens de panelas de barro.

Panelas de Cobre

Esse tipo de panela apresenta uma altíssima durabilidade e podem ser usadas durante várias gerações. O cobre possui a propriedade de conduzir o calor mais rápido e de maneira uniforme, facilitando na hora do cozimento de preparar os alimentos.

As desvantagens estão na conservação que precisa ser realizada todos os dias, porque há a necessidade de um polimento constante, e, também, são bem mais caras.

Veja aqui imagens de panelas de cobre.

Panelas de Ferro

O ferro é um bom condutor de calor, elas são ideais para serem usadas no preparo de alimentos que necessitam ser cozidos de forma bem lenta. O ferro é um material mais resistente, devido a isso, é menor a probabilidade de queimar um alimento. Mesmo que sejam muito aquecidas o calor é distribuído de forma uniforme e lenta.

É preciso ter atenção com a conservação, porque precisam ser secas imediatamente após sua lavagem para não enferrujar.

Veja aqui imagens de panelas de ferro.

Panelas elétricas

Assim que a comida fica pronta, a panela elétrica fica no modo de “aquecimento” para que o alimento fique aquecido sem cozinhá-lo. Ela é bem prática e podem ser preparados mais de um prato por vez.

As desvantagens desse tipo de panela é que pode consumir muita energia elétrica, se o alimento ficar por tempo demais no modo "aquecimento" por muito tempo pode ficar ressecado e dificulta o preparo da comida em pequena quantidade.

Veja aqui imagens de panelas elétricas.

Panelas de pressão

Usando a panela de pressão, o alimento que está de dentro dela será cozido mais rapidamente. Com um tempo de ideal, o alimento se mantém com o mesmo sabor e perdas de vitaminas são pouco significativas.

A grande desvantagem é que, se ela for usada de maneira incorreta, haverá o grande risco de explodir.

Veja aqui imagens de panelas de pressão.

Panelas de Vidro

As panelas de vidro são ótimas condutoras de calor e aquecem rapidamente. Além de serem muito versáteis, também, são fáceis de limpar, sem deixar gosto ou cheiro. O acompanhamento do cozimento dos alimentos é mais fácil.

Apesar de parecerem frágeis, são bem resistentes quando os cuidados certos são tomados, impedindo os choques térmicos e as batidas.

Veja aqui imagens de panelas de vidro.

Panelas de titânio

As panelas de titânio são modernas e caras, sendo perfeitas para grelhar, refogar ou fritar os alimentos. Elas são difíceis de achar para comprar, pois possuem uma tecnologia exclusiva, com material utilizado no setor industrial, o que a torna bem mais cara.

Com elas, os alimentos não grudam, e são muito versáteis e fáceis para manter e lavar. Se bem conservada pode durar por anos e, o único cuidado é o uso de utensílios de alumínio ou ferro, que podem riscar a panela.

Veja aqui imagens de panelas de titânio.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade