Financiar a construção pela Caixa? Como funciona o financiamento

Entenda passo a passo como funciona o financiamento de construção de casas da Caixa. Entenda as etapas da construção e todo o processo desde a planta até a obra acabada.

Construir uma casa demanda muitos recursos financeiros e quando uma pessoa não dispõe desse valor o caminho é recorrer a um financiamento, que pode ser para a compra da casa pronta, mas há casos em que uma pessoa que já tenha um terreno deseja mesmo é financiar a construção. Como isso funciona e será que vale a pena?

Um caso real

Eu tinha um terreno, precisava de uma casa e não tinha dinheiro para bancar a construção, então juntando esses três elementos, entendi que o financiamento da construção era a melhor alternativa, mas depois de analisar bem o processo achei que não daria certo. Entenda quais são as etapas:

financiamento da construção caixa

 

Primeiro: Você precisa ter o terreno e ele precisa estar com toda a documentação regularizada.

Segundo: Você precisa fazer o projeto da construção com um arquiteto ou engenheiro e neste projeto deverá constar o planejamento da construção que deverá ser feito em etapas. Por exemplo: terraplenagem, alicerce, alvenaria, cobertura, parte elétrica, parte hidráulica, etc. Essas etapas devem ser definidas pelo engenheiro e deverá constar no projeto.

Terceiro: Seu engenheiro deverá submeter o projeto para aprovação na prefeitura e tão logo esteja aprovado você poderá dar entrada na Caixa.

Quarto: Com o projeto devidamente aprovado, você deverá ir a Caixa ou ao correspondente autorizado e dar entrada na documentação do projeto, do terreno e a sua documentação que inclui comprovante de renda, endereço e documentos pessoais. Do terreno é necessária a matrícula atualizada e algumas certidões da prefeitura e outros.

Quinto: Toda essa documentação será analisada pela caixa e estando ok você será convidado para assinar o contrato, o que significa também que você recebeu o sinal verde para iniciar a construção.

Sexto: Lembra-se das etapas que seu engenheiro definiu no projeto? Você deverá executar a primeira etapa com o seu dinheiro, já que a Caixa não faz a liberação do valor do financiamento por antecipação. Após concluir a primeira etapa, você deverá notificar a Caixa e esta enviará um engenheiro para fazer a vistoria e atestar que a primeira etapa foi concluída. Então ela faz a liberação do valor referente a primeira etapa e dá sinal verde para você fazer a segunda. E este ciclo se repetirá até o final da obra. Então na prática você faz a construção com os seu recurso e ao final de cada etapa a Caixa paga o valor referente à ela.

Algumas observações:

Você só começará pagar o financiamento depois que a obra for terminada, isto é uma característica importante.

Se você não tiver dinheiro suficiente para pagar o projeto, aprovação na prefeitura e pelo menos a primeira etapa da obra, creio que o financiamento da construção não é a melhor alternativa para você.

Todo o processo pode ser demorado e, portanto se você tiver muita pressa, pode também não ser a melhor alternativa. Este foi o meu caso, já que eu tinha pressa e acabei desistindo de financiar a construção.


 


2 respostas para “Financiar a construção pela Caixa? Como funciona o financiamento”

  1. jose sobrinho santa rosa disse:

    BOA TARDE

    Tenho um deposito de material para construção gostaria de saber se existe um projeto que financia todo o material de construção para meus clientes? e que tenho que fazer para implantar esse projeto em minha loja? atenciosamente
    JOSE

  2. Roger Rodrigues disse:

    Se eu tenho um terreno já financiado pela Caixa, posso pleitear um financiamento para construção também pela Caixa?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade