Dicas e informações sobre casa e construção

Como alugar casas de particulares sem fiador

É possível fazer a locação de casas e apartamentos sem a necessidade do fiador, diretamente com particulares ou os próprios proprietários dos imóveis para a locação?

O aluguel de casas é um mercado muito forte dentro do setor imobiliário no Brasil. Talvez pelo fato de no passado o país ter investido muito pouco em projetos de construção civil ou ainda motivado pela economia que não ajudou muita gente no Brasil nas décadas passadas. Tudo isso aliado a uma cultura brasileira que permeava no investimento em coisas supérfluas, como um carro novo ou o último lançamento de eletroeletrônico, fez com que muitas famílias dependessem de imóveis alugados para servir de residência.

Locação de casas ou apartamentos

casa penhorada diança de aluguel

Quem precisa alugar uma casa ou um apartamento, além de ter o nome limpo e comprovar que é capaz de pagar o aluguel, depende também de um fiador que é um problema para muita gente, já que este fiador precisa ser uma pessoa que tenha um imóvel registrado em seu nome e possa servir de garantia em caso de não pagamento. O fiador é um incômodo para quem precisa dele e também para quem é, já que é uma situação incômoda para os dois lados.

Locação de particulares e sem fiador

Existe contudo uma modalidade de locação que consegue driblar este incômodo que é a locação de casas de particulares, onde em muitos casos não se exige o fiador. Por particulares entenda um proprietário que deseja alugar uma casa e não quer fazer isso via imobiliária, ou seja, ele mesmo se encarrega de fazer a locação e administrá-la.

Muitos proprietários entram por este caminho para não ter de pagar a comissão da imobiliária que geralmente gira em torno de 10% do valor da locação. Para quem está alugando há a vantagem de negociar a locação sem a presença do fiador.

Como alugar uma casa de particulares sem fiador

A primeira coisa a fazer e procurar por imóveis anunciados em jornais como anúncios de particulares. Outra dica também é procurar imóvel onde há placa de aluguel sem o nome de uma imobiliária, isto indica que o próprio proprietário está fazendo a locação e nos dois casos a chance de ser um proprietário que dispensa o fiador é grande.

Com com o uso maciço da internet, esta se tornou outra boa alternativa para encontrar casas ou apartamentos para locação diretamente com o proprietário. Neste caso a melhor alternativa são os grupos de compra, venda e locação que são comuns especialmente no Facebook. Assim, entrar em um desses grupos e fazer uma postagem indicando a intenção de encontrar um imóvel para locar pode ser o melhor caminho e talvez o que poderá trazer resultados mais rápidos.

Uma vez que tenha encontrado o imóvel, entre em contato com o proprietário e negocie a questão do fiador. Mas isto não significa que em todos os casos não precisará de fiador.

Alternativas

Existem ainda algumas alternativas que podem ser usadas como fiador, entre elas destaca-se a caução que é um depósito inicial que ficará retido até o término do contrato e poderá ser usado em caso de não pagamento e seguro fiança que é uma apólice de seguro que cobrirá as despesas em caso de inadimplência do locatário.

Lembrando que essas alternativas são usadas inclusive por algumas imobiliárias e pode ser usadas por particulares na locação de seus imóveis. É sempre bom procurar e propor inclusive essas alternativas a fim de conseguir alugar uma casa sem o fiador tradicional.

Há problemas com a locação onde a esposa é locatária e o marido fiador?

Bem, em caso de inadimplência sempre poderá haver problemas, independente de quem seja o locatário ou o fiador. No seu caso o que ocorre é que por ser marido e esposa os bens são comuns e portanto em caso de execução judicial a perda é de todos. Normalmente em caso de inadimplência o que ocorre é a execução dos bens do fiador colocados como garantia, este seria o problema que consigo enxergar.

Só achei estranho o contrato figurar a esposa como locatário e o marido como fiador, geralmente isto não é possível, especialmente se for contrato com imobiliárias. Já no caso de imóveis particulares acredito ser possível, mas não saberia dizer a viabilidade jurídica disso.

Diferença entre locador, locatário e fiador?

Locador: é o termo usado para representar o proprietário do imóvel ou seu representante legal. O locador pode ser representado inclusive por mais de uma pessoa que é comum em caso de imóveis familiares onde várias pessoas figuram como proprietários ou em caso de sociedade onde também várias pessoas são os legítimos donos de um mesmo imóvel.

Locatário: o locatário é representado pela pessoa que está contraindo a locação, ou seja, é a pessoa que irá se beneficiar do imóvel a ser locado. Assim como o locador, o locatário também pode ser representado por mais de uma pessoa em situações onde há sociedade para efeitos de imóveis comerciais, por exemplo ou ainda em outras situações.

Fiador: o fiador é a figura de uma pessoa ou até de uma organização que se coloca como garantia de pagamento caso o locatário por qualquer motivo não cumpra com as obrigações financeiras celebradas no contrato.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade