Dicas e informações sobre casa e construção

Como proteger uma parede usando plantas? Qual é mais indicada?

Existe alguma planta ideal para servir de proteção a muros ou paredes de uma casa? Como proteger uma parede usando plantas? Qual é mais indicada para este fim?

A proteção de uma parede ou muro usando plantas é uma estratégia cuja eficácia irá depender do tipo de resultado que a pessoa espera obter e portanto é preciso analisar melhor que tipo de proteção está buscando. Algumas possibilidades:

  • Proteção contra a batida de chuva;
  • Proteção contra o sol a fim de evitar o aquecimento da parede e consequentemente do ambiente interno;
  • Proteção visual apenas para esconder defeitos na parede ou para evitar de mostra a parede nua;
  • Entre outros.

Chuva

Se o problema é chuva, o ideal seria usar um produto aplicado na própria parede como é o caso do Vedapren que é específico para a batida de chuva. Muito indicado para paredes e muros que recebem a incidência direta da chuva.

Sol

Já para o sol as plantas são muito indicadas pois elas oferecem uma proteção natural, absorvem os raios solares e produzem sombra. Paredes que recebem a incidência do sol da tarde, geralmente tem problemas de aquecimento do ambiente e portanto uma parede verde com plantas é algo bastante indicado.

Proteção visual

Se o problema é apenas visual, as plantas também podem ser úteis, oferecendo assim uma quebra na paisagem e evita de deixar aquela “paredona” vazia.

Qual planta é mais indicada?

Isto varia muito, mas na minha casa eu estou montando uma parede verde usando o podocarpo que é uma planta que cresce até o ponto que você precisa, depois você poda a ponta dele e ele começa a abrir para os lados. Neste caso o ideal é plantar cada muda com um intervalo de 40 centímetros para permitir que quando eles se abrirem as copadas possam se encontrar formando a parede.

Outras opções são as famosas trepadeiras que é muito usada em muros, além do pinheiro que também pode ser usado na mesma filosofia do podocarpo. O ideal é analisar cada situação separada e procurar orientação de um arquiteto ou mesmo em lojas de plantas.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade