Dicas e informações sobre casa e construção

Tanques de lavar roupas: Concreto, inox, plástico, louça e outros

Conheça os vários tipos de tanques de lavar roupas, desde os modelos convencionais até os elétricos, com materiais de concreto, concreto com azulejo, inox, plástico, louça e outros.

Me lembro ainda de quando era criança e via minha mãe e irmãs lavaram roupas na bica de água que tínhamos no sítio onde morávamos no interior de Minas Gerais. Somente quando já estava na adolescência é que meu pai comprou um tanque de concreto e que facilitou muito a vida da minha mão. Hoje temos vários tipos de tanques de lavar roupas, sem contar dos inúmeros modelos de máquinas de lavar que praticamente fazem tudo sozinhas.

Contudo, mesmo com as máquinas, muitas pessoas não dispensam os bons e velhos tanques que geralmente são usados para lavar roupas mais sujas, manchadas ou encardidas. Sem contar que é ideal para lavar sapatos, tênis, chinelos e outros.

Roupas no varal

Tanques convencionais

São os modelos compostos apenas pela estrutura ou caixa sem a função de bater as roupas. São modelos mais simples e conta com uma parte salientada para esfregar as roupas. Eles podem ter uma, duas cubas ou até três cubas, ter vários formatos e serem feitos de diversos tipos de materiais, como podemos ver abaixo:

  • Tanques de inox. Não enferruja e é mais leve que os modelos de concreto, por exemplo. Veja alguns modelos aqui.
  • Tanques de concreto. São fortes, pesados e muito resistentes. Vários modelos disponíveis, como pode ser visto aqui.
  • Plástico. Os tipos de plásticos são geralmente mais baratos, mas cumprem bem a função e pode ser encontrado em vários modelos como visto aqui.
  • Louça. Há também muitos tanques de lavar que são feitos de louça. O único inconveniente é o cuidado necessário para evitar quebra, já que este é um material mais sensível. Veja modelos aqui.

Tanques elétricos

Os modelos elétricos além de permitir todas as conveniências dos modelos convencionais, tem a inda a função para bater as roupas e assim fazer a parte do trabalho pesado para você.

Assim como os modelos convencionais, ele pode ser encontrado em vários tipos de materiais, sendo os mais populares o de plástico, concreto e concreto com azulejo. Esses últimos além de muito pesados tem a vantagem de serem bem fortes e resistentes. Veja os modelos abaixo

Quais as diferenças entre tanques manuais e elétricos?

Há diversas diferenças, mas a principal delas está no processo de uso, pois enquanto um é manual o outro é automatizado com o uso de um motor que irá girar as roupas, tendo a eletricidade como combustível do seu funcionamento.

Ainda é comum usar tanques manuais?

Sim. Apesar de hoje termos os modelos elétricos, sem contar as máquinas de lavar e lavar e secar, muitas pessoas não dispensam o modelo manual, as vezes chamada em algumas regiões de caixa de lavar roupas. Isto não quer dizer que as pessoas tenham muito o hábito de fazer lavagem manual, mas algumas peças precisam de um auxílio manual para tirar certas sujeiras que a máquina ou o tanque elétrico não dá conta.

É comum ter tanques manual e elétrico e mais a máquina de lavar?

Não. Normalmente as pessoas optam pelo modelo manual e um elétrico, podendo ser a máquina de lavar ou o tanquinho elétrico. Geralmente as pessoas de baixa renda ou quem tem pouca roupa para lavar, opta pelo último, apesar de a máquina de lavar ter se tornado super popular no Brasil.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade