Qual a diferença de metro linear e metro quadrado?

Entenda as medidas usadas no projeto de uma casa e na execução da obra que são o metro linear e metro quadrado usado para alicerce, muros, paredes, telhados, piso e outras partes.

Dando sequência a explicações sobre os termos mais comuns que são usados em uma construção, chegamos às medidas usadas na construção, elas são comuns e importantes já que a obra precisa seguir rigorosamente as medidas definidas no projeto para evitar problemas na conclusão da obra. As medidas que normalmente os construtores e engenheiros usam são o metro linear e o metro quadrado. Vamos entender cada um deles:

Metro linear

O metro linear é usado para medidas em linha como é o caso do alicerce da casa ou de um muro, por exemplo. Neste caso uma parece que mede 8 metros de comprimento ela terá a medida de 8 metros lineares. Contudo neste caso estou considerando que a parede é reta e portanto seria uma aplicação simples, mas é quando existe uma curva, por exemplo?

Foi exatamente isso que aconteceu comigo quando comprei o terreno para construir, a corretora havia me passado a medida do terreno de 302 m/2, mas quando fiz os cálculos das laterais, fundo e frente concluí que dava menos e discuti com ela que também concordou comigo. Depois fomos orientados pelo engenheiro que a frente do terreno havia uma pequena curva na medida e para isso foi feito dois cálculo a fim de sanar o problema da curva e que nós deveríamos somar os dois resultados para chegarmos ao metro linear exato da frente do terreno.

metros medidas engenharia

Metro quadrado

Já o metro quadrado é definido de forma um pouco diferente do metro linear. Neste caso a medida é feita pela multiplicação da largura pelo comprimento. O metro quadrado é muito usado não só na construção civil, como em diversas áreas. Na construção da casa o metro quadrado (m/2) pode ser usado para calcular a quantidade de materiais necessários para a construção de uma parede, por exemplo. Vamos imaginar que esta parede tenha 8 metros de comprimento e 3 de altura, neste caso ela terá 24 m/2, já que multiplicamos 8 por 3.

Dicas

Para os construtores e engenheiros as medidas acima são comuns e eles tiram de letra, mas para os proprietários nem sempre entendem bem isso e por isso é necessário ficar atendo ao metro linear e quadro para diversos fins. Vou dar algumas dicas rápidas abaixo:


 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade