Importância da reciclagem e sustentabilidade

O que é sustentabilidade e como devemos ajustar nossas condutas para o equilíbrio ambiental. Veja a importância da reciclagem para a economia e para o meio ambiente. Veja o artigo a seguir.

A palavra sustentabilidade está em alta atualmente e isto graças ao despertar que muitos tiveram para a causa da preservação do meio ambiente através de técnicas e uso de produtos e outros métodos que não agridam o meio ambiente. Ao conjunto de ações, técnicas e correto manuseios dos recursos disponíveis visando a preservação ambiental, dá-se o nome de sustentabilidade ou do uso sustentável dos recursos disponíveis.

Importância da reciclagem

reciclagem de lixo

Entre as formas sustentáveis está a reciclagem que consiste em reaproveitar aquilo que seria descartado no meio ambiente e refutado com lixo, mas que através de um processo adequado pode voltar a ter utilidade para as pessoas. A quantidade de itens que podem ser reciclados é enorme, mas é preciso atentar que só poderá ser reciclado aquilo que de fato for receber o devido tratamento, afinal de nada adianta separar e reciclar em casa se depois não houver quem consiga fazer o reaproveitamento daquilo e acabar em um aterro sanitário como qualquer outro lixo.

A importância de reciclar é simples, pois estaríamos trazendo de volta aquilo que não seria mais útil e ai há duas grandes vantagens, que é econômica e ambiental.

Vantagem econômica

A sustentabilidade tem a ver também como economia, já que algumas matérias-primas são escassas ou pelo há um custo elevado para a obtenção delas. Ao reciclar estaremos economizando matéria prima e possivelmente barateando o processo de fabricação de um novo produto. Por outro lado a reciclagem, por exemplo, fomenta muitos empregos e atividades informais como fonte de renda para muitas pessoas.

Vantagem ambiental

sustentabilidade ambiental

A questão da sustentabilidade vista pelo ponto de vista ambiental é que certos tipos de materiais levam muito tempo para se decompor na natureza, como acontece com o plástico, enquanto que outros além disso ainda contaminam o meio ambiente com as baterias de celulares e pilhas por exemplo.

Importância da sustentabilidade

O melhor exemplo de sustentabilidade que eu tive foi anda quando criança no sítio onde morava com minha família no interior de Minas. Lá plantávamos várias coisas, como milho, arroz, feijão e café, por exemplo. Este último era importante pois se plantava uma vez só e a lavoura era sustentável por décadas, produzindo constantemente, quanto que milho, arroz e feijão tinha de ser replantado todos os anos, consumindo mais recursos e mão  de obra.

Atualmente quando falamos em sustentabilidade, estamos nos referindo a qualquer coisa, que consiga sobreviver por muito tempo de forma equilibrada. O meio ambiente é sustentável por natureza, nós é que estamos alterando seu funcionamento natural e projetado por Deus, então desenvolver técnicas sustentáveis nada mais é do que mudar nossa maneira um tanto quanto predatória de consumir aquilo que foi feito para durar.

Você construiu ou reformou uma casa recentemente? Conte sua experiência. Enviaremos um breve questionário para você. Clique Aqui e saiba mais.

 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade