Dicas e informações sobre casa e construção

Cortina ou persiana: qual fica melhor na janela da sala?

Quando uma janela da sala de uma casa recebe muita incidência de sol à tarde, uma cortina resolve o problema ou será que é melhor colocar uma persiana para bloquear totalmente?

Quando construir minha casa uma coisa eu já sabia: o sol da tarde iria ter incidência direta na janela da sala e desde o início me preocupei com isso, uma vez que o sol da tarde é o mais forte e se você não criar alguma forma de bloquear, acaba esquentando muito o ambiente. Logo que mudamos percebemos que era necessário usar uma cortina para evitar que tivesse tanta incidência do sol e ao mesmo tempo para dar mais privacidade no ambiente já que a minha janela é toda de vidro.

Mas como percebi que havia uma incidência muito forte do sol, concluir que uma cortina não seria melhor coisa a fazer é portanto acabei optando por colocar uma persiana de alumínio que permite o bloqueio total do sol, sem contar que ela gera uma aparência muito boa para janela.

Cortina ou persiana

A escolha por cortina ou persiana depender de vários fatores e também do gosto da pessoa, normalmente o uso de persianas é mais comum em ambientes comerciais, mas a exemplo do meu caso quando há uma incidência muito forte do sol a cortina não aguenta fazer todo o bloqueio e aí acaba ficando muito quente sua sala. Quando não houver uma incidência muito forte do sol aí sim é possível usar uma cortina que talvez possa dar uma aparência melhor termos de residência.

Vantagem da persiana

A vantagem da persiana é que além de fazer o bloqueio do sol você pode controlar o nível de abertura que ela tem, podendo abrir totalmente à noite ou em horários onde não há muito sol e deixar fechado nos outros casos. No meu caso eu optei pela persiana horizontal o que é mais indicada para o caso de janelas de salas residenciais. Existem também as persianas verticais, mas nesse caso eu acho que ela mais se assemelha com uma cortina e aí não é muito indicado para colocar na janela da sala da sua casa. Mas como disse acima, cada um precisa avaliar o que é melhor do que melhor adaptar ao ambiente da sala da sua casa.

Tipos de cortinas

Veja abaixo uma galeria de imagens com diferentes tipos de cortinas para serem usadas em diversos ambientes da casa:

Tipos de persianas

Assim, como as cortinas, há vários tipos de persianas para diversos ambientes de uma casa ou escritório. Veja abaixo uma boa galeria de imagens com muitos exemplos:

Algumas opiniões

Algumas pessoas foram convidadas a darem suas opiniões sobre cortina persiana, tanto o modelo horizontal como o vertical, e abaixo estão alguns desses relatos:


A principal diferença entre a persiana vertical e a horizontal é a onde você vai utilizá-la. Muitas pessoas, assim como eu não sabia, da existência de um o local certo para que seja feito o uso de cada modelo de persiana. Por exemplo, a persiana vertical é ideal para lugares com janelas e portas grandes, pois ela quando aberta, cada parte vai para um lado, não sobrecarregando o vidro, a usamos no escritório, por ele ter uma grande porta de vidro. Já a persiana horizontal tem como uso ideal janelas menores, pois seu peso quando aberta não sobrecarrega a janela, por ela ficar enrolada na parte superior serve até para dá um toque na decoração do ambiente, em minha casa a usamos na cozinha, por ter uma janela menor.

É importante ficar atenta a limpeza das persianas, pois elas acumulam poeira, dessa forma, é importante uma limpeza periódica nos dois modelos.

Simone Barbosa Lima, Irecê-Ba


Na véspera de Natal do ano passado minha mãe me pediu para ajudá-la na decoração da casa, porém acabamos percebendo que não tínhamos uma cortina adequada para usar nessa ocasião, além do fato de minha mãe desejar muito uma cortina nova, então minha mãe me levou para comprar esse produto em diversas lojas, foram várias buscas por esse produto que deram erradas, pois ou o produto era de péssima qualidade, ou era muito caro. Nas nossas últimas tentativas de comprar esse produto, entramos em uma pequena loja no centro da cidade, e nos deparamos com diversas cortinas persianas de muitos modelos diferentes. Com isso minha mãe ficou em dúvida se iria comprar a cortina persiana vertical ou horizonta, mas ela acabou comprando a vertical, pois segundo ela, era mais elegante e o designer era mais bonito.

Principal ponto negativo: dificuldade de encontrar esse produto em lojas físicas, precisando recorrer à lojas online.

Elisabete Rodrigues Barbosa, Xique-Xique Bahia


Dá ao ambiente um ar de sofisticação e leveza ao mesmo tempo. Para quem tem portas de vidro tipo blindex ter uma cortina é quase obrigatório, pois haverá momentos que você vai querer privacidade e também tampar a entrada de luz. Também pode sem problemas ser usado em parede com apenas janelas ao invés de portas como falei. Dá para se instalar em qualquer ambiente que se poderia colocar uma cortina comum, mas ela tem um diferencial no designer, na limpeza, não precisa tirar pra lavar, é possível limpar ainda instalada na parede e grudam bem menos poeira e sujeiras que as outras comum de tecido.

Tem uns cordões com bolinhas para manter uma unida a outra que arrebentam com certa facilidade principalmente em casa com crianças e animais é um cuidado a mais que tem que ter.

Ana Paula, São João de Meriti - Rio de Janeiro


Cortina veneziana, super agradável e resistente, ideal para qualquer tipo de ambiente como por exemplo sala, cozinha, quarto.

Ótimo acabamento as persianas no modelo em pvc, facilitando na instalação e na praticidade da limpeza.

As cortinas venezianas veio com metragem padrão de 1,50 metro de comprimento para janela padrão por 80 de largura ideal para minha cozinha com janela padrão.

Com cabo regulador das venezianas para a aberturas das alhetas ou o fechamento total ou parcial deixando na comodidade desejada para muita ou pouca luminosidade do dia.

A cortina veneziana é leve e fácil instalação, acompanhar 2 buchas e 2 parafusos de 8 mm, necessário uma furadeira e nivelar a altura e tamanho ideal.

Para limpeza da cortina veneziana recomendável somente pano macio úmido e detergente neutro para não danificar as partes da cortina ou manchar.

Adenilton Farias da Silva , Guarujá


A cortina veneziana é muito semelhante a uma persiana horizontal, a diferença fundamental está nas lâminas horizontais, que na cortina veneziana é de madeira, oferecendo uma aparência que lembra as antigas janelas de madeira com venezianas.

Já instalamos alguns tipos desses modelos podemos afirmar que a instalação é simples, porém não tão rápida, pois é fundamental que as distâncias laterais, superior e inferior sejam muitos justas e que o nível do box-suporte superior esteja perfeito.

A fixação do box-suporte na parede, sobre a janela deve ser com acessórios de fixação (buchas e parafusos), adequados para suportar o peso da cortina persiana bem como suportar as forças por conta dos acionamentos.

A única desvantagem observada em relação às persianas horizontais convencionais é o preço; relativamente maior. Com relação às dificuldades para limpeza das lâminas, estas são as mesmas que nas persianas horizontais convencionais.

Luiz Antônio Vila Flor, Rio de Janeiro - RJ

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade