Dicas e informações sobre casa e construção

Casas para aluguel. Vale a pena investir em casas para locação?

Será que vale a pena comprar ou construir casas para aluguel. É uma alternativa de investimento viável em comparação com outros tipos de investimentos?

Os imóveis são investimentos bastante seguros e bem tradicionais, pois esse tipo de investimento já é um assunto muito conhecido e antigo por sinal, e existem porém diversas formas de investir em imóveis, a forma mais comum é das pessoas comprarem casas ou apartamentos para investir, e ás vezes até precisando de uma reforma, onde é preciso fazer um investimento, tudo isso vale a pena quando se espera uma valorização futura para poder vender ou alugar e gerar lucro. Outra forma é construindo casas ou apartamentos para aluguel e assim obter uma renda com os valores pagos pelos locatários e ainda em longo prazo poder lucrar com a valorização do imóvel ano após ano.

Casas para locação

Mas a pergunta é será que vale a pena investir dinheiro em casas para locação? Eu respondo da seguinte forma que sim, se eu tivesse dinheiro para investir, certamente faria isso.

O motivo desta conclusão é simples, pois os melhores fundos de investimentos projetam juros abaixo de 1% e são voláteis, isto é, em um mês você pode ganhar 1% e outro 0,5%. Se você pegar o mesmo dinheiro e construir casas para aluguel poderá ganhar de duas formas: Primeiro com o valor do aluguel e em segundo com a valorização do imóvel, ou seja terá retorno em curto e longo prazo.

Casa ou apartamento, qual é o melhor?

Acho que vai depender da cidade, da estrutura e cultura local. Em grandes cidades é comum as pessoas procurarem mais apartamentos, talvez até pela maior disponibilidade, praticidade e segurança. Em cidades menores a cultura mais comum e maior é pelo aluguel de casas. Então este e outros fatores devem ser analisados antes de tomar a decisão pelo investimento a ser feito.

Características dos investimentos

Os especialistas na área costumam classificar os investimentos em alguns tópicos como: Moderados, conservadores e agressivos, embora muitos classifiquem os imóveis como risco moderado, prefiro acreditar que são conservadores, isto é baixo risco, especialmente nos casos de se comprar um imóvel para a finalidade de alugar, que como mostrado acima indica que o proprietário tem dupla possibilidade de ganhos.

Cada caso é um caso

Contudo não podemos esquecer que cada caso é um caso, e minha análise leva em conta a minha percepção pessoal de investimento. Cabe a cada pessoa analisar e pesquisar a melhor alternativa para investir o seu dinheiro, simulando e pensando qual tipo de risco pretende assumir já que todos os investimentos tem risco.

Comparação de investimentos

Outro ponto importante você avaliar se o investimento em casas para aluguel é a melhor opção de investimento. Neste caso estou me referindo a você fazer uma comparação com outros tipos de investimento, como ações de empresas, fundos de investimentos, renda fixa, títulos do tesouro, entre outros tipos de aplicações que você possa ter acesso. Faça uma comparação a médio e longo prazo para entender qual delas pode trazer o melhor resultado financeiro para o seu dinheiro.

Neste caso, além de considerar o ganho que você possa ter com o aluguel do imóvel, é preciso levar em conta os gastos que terá para mantê-lo, bem como a possibilidade de ele ficar algum tempo sem ser alugado.

Dicas

Assim se você pretende fazer um investimento em casas para locação, separei algumas dicas que podem ser úteis para ajudar no processo de compra ou de construção desses imóveis.

  • Faça casa mais simples: Uma casa mais simples e mais fácil de você alugar do que uma mansão com fino acabamento. Normalmente a maioria das pessoas que procuram casas para alugar são famílias de pessoas trabalhadoras que não tem uma renda muito alta, afinal se tivesse uma renda muito alta, poderiam financiar ou mesmo construir uma casa. Assim um imóvel mais simples tende a atender uma população maior.
  • Pelo menos dois quartos: A casa deveria ter pelo menos dois quartos, uma vez que muitas pessoas que buscam imóveis para locação, são famílias e que tem um ou dois filhos. Assim uma casa de apenas um dormitório, acaba limitando bastante o público que poderia interessar por ela. Se puder fazer três dormitórios é melhor ainda, já que assim você tem muito mais opções, embora nesse caso o valor do aluguel possa ser mais alto, o que acaba limitando um pouco o público.
  • Priorize a localização: A localização de um imóvel é um dos seus pontos fortes, seja para venda ou locação, as pessoas prioriza muito a localização dele. No caso de aluguel, acredito que esta localização tenha muito a ver com a proximidade de linha de ônibus, acesso a comércios, facilidade de acesso por via asfáltica, característica do bairro, entre outros.
  • Não faça acabamento muito sofisticado: Fazer um acabamento muito sofisticado em uma casa que você pretende deixar para alugar, não é uma boa alternativa. A razão para isso é que provavelmente haverá rodízio de moradores e cada um que muda vai colocar armários nas paredes, fazer diversos furos, arrastar móveis, entre outros. Essas coisas tendem a danificar um pouco o imóvel e quanto mais simples for fazer a correção essas imperfeições, melhor. Assim uma casa com muitos revestimentos nas paredes, papel de parede e texturas, por exemplo, podem ter muito mais problemas com esse tipo de dano do que se fosse apenas um reboco comum.
  • Vagas de garagem é importante: Considere muito a possibilidade de oferecer uma ou mais de uma vaga de garagem, visto que a maioria das pessoas hoje tem pelo menos um automóvel e com certeza isso pode ser um item bastante relevante que as pessoas avaliariam na hora de escolher a sua casa para alugar.
  • Escolha bem os inquilinos: Por fim não menos importante, faça a escolha dos inquilinos para os quais você pretende alugar o imóvel. Infelizmente não dá pra alugar casa para qualquer pessoa e isso não tem a ver apenas com o fato de alguns teve um perfil um pouco mais complicado quanto a pagamento. Estou me referindo a pessoas que não conservam o imóvel, enquanto outros acabam e danificando ele. Então é realmente importante você definir critérios quanto ao tipo de inquilino que quer ter, bem como orientá-los das regras de uso do imóvel que envolva a conservação e a manutenção do mesmo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade