Dicas e informações sobre casa e construção

Qual a porcentagem de diluição em água de uma tinta imobiliária?

Qual a porcentagem ideal de água que podemos misturar com a tinta para pintar as paredes de uma casa? Pode haver diferença na quantidade inicial percentual de uma marca para outro ou de um tipo de tinta para outro?

Preparar a tinta para pintura é uma das primeiras etapas que precisamos fazer quando vamos pintar uma casa. As tintas imobiliárias atualmente são bastante sofisticadas e vem com uma textura bastante acentuada, isso requer a diluição em água para permitir que ela fique mais fácil de manusear, bem como a aplicação dela na parede ou muro onde você estiver pintando. Normalmente os fabricantes já imprimem nas embalagens as instruções básicas para que você possa fazer a diluição em água ou outro produto químico e portanto não existe uma regra única sobre o percentual de água que você pode aplicar a todos os casos.

Mistura de tintas

Linha Rende Muito da Coral

Para pintar a minha casa eu usei uma tinta da linha Rende Muito da Coral e conversando com o vendedor na loja de tintas ele disse que nesta linha é possível diminuir até 80% com água, mas que este é um quadro não muito ideal em termos de pintura já que você terá muito pouco de tinta e muita água. Eu trabalhei com aproximadamente 30 a 40 por cento de água no processo de diluição e acredito que foi o ideal para o meu caso que tinha as paredes devidamente amaciadas e perfeitamente lisas para receber a pintura. Nas paredes internas e externas eu aplique de duas demãos e foi suficiente. No muro da minha casa houve uma situação que eu apliquei apenas uma de mão e ainda assim o resultado foi bom.

Outras tintas

Como eu tinha de entregar a casa que eu estava morando, tive de fazer a pintura, uma vez que ela era alugada, comprei uma tinta de outra marca para fazer a pintura e depois descobri que não dava para usar a mesma porcentagem de diluição que eu havia usado anteriormente. O resultado foi muito ruim. Conversando com um pintor profissional ele me disse que aquela tinta não poderia ter mais de 10 por cento de diluição de água e que esta porcentagem vai variar muito de tinta da tinta e quanto mais inferior for a qualidade da tinta, menos diluição você poderá fazer.

Recomendação do fabricante

Outra dica importante é seguir a recomendação do fabricante que sempre indicará a quantidade certa de diluição para a tinta que você adquiriu. Isto é importante pois cada tinta é um caso específico e depende como ela foi produzida e portanto ninguém melhor que o fabricante para dar a orientação correta.

A informação da diluição geralmente já vem impresso na própria embalagem do produto.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade