CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Quitinete ou kitnet. O que é e quem usa?

Saiba qual é o conceito desses apartamentos pequenos e comuns nas grandes cidades e locais com alta valorização de imóveis. Dicas de uso para maximizar o espaço de cada um. É mais barato alugar uma kitnet do que uma casa?

Atualmente, já é possível notar que as moradias estão se tornando cada vez menores, uma porque a população está crescendo rapidamente, de forma que o espaço nos centros urbanos fica restrito e outra porque as pessoas estão em busca de mais praticidade e economia, como uma quitinete ou kitnet.

Além disso, muitas pessoas nos dias de hoje, optam por morar sozinhas, o que exige um gasto menor. Assim, acabam dando preferência para lugares com área útil bem pequena e que contém apenas o necessário para a sua estadia, como um quarto, banheiro e cozinha.

Com isso, pode-se dizer uma quitinete é a cópia de um apartamento em pequenas proporções, contabilizando em apenas 3 cômodos, que são: uma sala que se transforma em um quarto, uma cozinha anexada a uma área de serviços de lavanderia e um banheiro, ou seja, apenas o básico e necessário.

Sendo assim, se você deseja saber mais sobre quitinete e quais as suas vantagens no mercado imobiliário atual, continue acompanhando esse artigo e veja esse tipo de moradia pode ser adequada para o seu dia a dia.

Esclarecendo melhor o conceito de moradias deste tipo

Apartamentos pequenos ou quitinete

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar ou até mesmo visitado um, que são os pequenos apartamentos (quitinete ou kitnet) que chegam a ter uma área de 20 até 30 m². Esse tipo de construção teve origem nos EUA e que chegou ao Brasil durante a década de 40.

Apesar de estar presente no país há um bom tempo, a kitnet se encaixa perfeitamente nos padrões de vida atuais, em que a dinâmica do dia a dia é acelerada e as pessoas ficam pouco tempo em casa por causa dos seus trabalhos e estudos.

Assim, esse tipo de moradia é mais voltado para pessoas solteiras, que estudam e trabalham fora o dia todo. Mas nada impede que um casal ou até mesmo idosos tenham preferência em morar num local pequeno, já que as soluções em arquitetura permitem a otimização desse espaço.

Se você ainda pensa que uma quitinete pode trazer incômodo por ser apertado demais ou que não é possível organizar todos os móveis e seus pertences, confira a seguir alguns projetos que tornam esse ambiente muito mais amplo e confortável para seus moradores:

  • Cama retrátil que vira sofá para receber as visitas e assistir TV;
  • Uso de espelhos nas portas de correr para dar mais amplitude;
  • Aparador que vira mesa de jantar.

Com o uso desses recursos tem uma melhor otimização e ainda dá mais mobilidade aos seus moradores e também na hora de receber seus convidados.

Perguntas e respostas

Confira a seguir algumas perguntas e respostas sobre as moradias de quitinete ou kitnet e tire suas dúvidas se vale a pena investir ou não:

É mais barato alugar uma kitnet do que uma casa?

Normalmente sim. O fato dela ser menor tem grande implicação no valor do aluguel, pois normalmente quanto maior o imóvel mais caro ele tende a ser. Assim o kitnet é sempre uma opção a ser considerada quando você deseja um aluguel mais barato. Mas devemos levar em consideração que não é só o tamanho que determina o valor do aluguel, existe a localização do imóvel, o acabamento que ele tem, a demanda em determinados locais ou cidades, dentre outros.

Como aumentar o maximizar o espaço em uma kitnet?

Todos os imóveis pequenos sofrem com a falta de espaço eu solução para esse caso na maioria das vezes é utilizar móveis adaptáveis que são aqueles que podem ser recolhidos quando não estiver usando e assim liberar espaço para o uso. Isso pode ser feito com mesas, camas, cadeiras e outros móveis comum em casa.

É comum também utilizar o espaço vertical com uso de móveis planejados que utilizam as partes altas das paredes para colocar armários, guarda roupas, suporte de TV, dentre outros itens que podem ser colocados nas partes mais altas.

É uma tendência a ter imóveis cada vez menores?

Se olharmos para os novos apartamentos que estão sendo construído, poderemos concluir que sim, pois em boa parte dos casos eles tem diminuído bastante de tamanho e muitos deles chegam a ser pequenos demais.

Esta diminuição do tamanho de casas e apartamentos se dar por uma questão de custo, pois cada metro quadrado a mais na construção aumenta muito o custo final do imóvel e assim, construir imóveis menores acaba sendo uma alternativa para permitir que mais pessoas possam ter condições de comprá-los.

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade