Dicas e informações sobre casa e construção

Casa própria, sonho ou realidade?

Segurança familiar, proteção, conforto, dignidade e direito. Veja a análise sobre a compra da casa própria vista por muitos apenas como sonho. Veja as opções para torná-la realidade.

A compra da casa própria é para muitos apenas um sonho distante, para outros até é possível ser uma realidade não tão distante. Sonhar não custa nada, já diz o conhecido e famoso bordão, ditado popular, mas quando o assunto é a casa própria, para muitas pessoas pode ser uma questão mais séria e preocupante, para muitos estressante e angustiante, pois todas às famílias sejam elas pequenas ou grandes tem a necessidade e a intenção de adquirir à tão sonhada casa própria para sua moradia, conforto e segurança. Os motivos que levam uma pessoa a sonhar com tal aquisição são vários, mas podemos citar alguns como:

Segurança familiar

Construção civil custo metro quadrado

Vivemos dias cada vez mais preocupantes, onde muitas vezes saímos de casa com medo do que encontraremos lá fora, a violência em nosso país cresce a cada dia. A casa própria pode significar segurança para a família de várias formas, desde a segurança de não ficar na rua com os filhos, por exemplo, e também sobre a certeza e comodidade de morar naquilo que é seu próprio, e saber que não será despejado no dia seguinte simplesmente porque o proprietário da casa pediu a mesma, como acontece nos casos quando o aluguel não é pago corretamente. E também no que diz respeito sobre o conforto familiar, no fato de saber que se tem um lugar para chegar e descansar ao final de uma dia cansativo de trabalho. Muitos trabalham para viver ou sobreviver, e com os juros abusivos atualmente não se pode ter a perspectiva de investir ou seja comprar algo tão distante como o teto próprio, e as pessoas acabam ficando presas em aluguéis, que muitas vezes são absurdos de caro e sobem a cada período.

Conforto da família

O sonho da casa própria é materializado na realidade concreta, sonhada e planejada de sempre buscar e ter o conforto familiar, onde é possível desfrutar de aconchego como camas para dormir em um quarto confortável, onde se possa guardar pertences particulares com segurança, uma mesa para sentar com a família e poder fazer as refeições sossegadamente, como tomar café, almoçar e jantar, entre outras coisas comuns à todas as residências. Quando uma pessoa se propõe a construir uma família está disposta a  lutar para oferecer o mínimo de conforto aos seus filhos e demais familiares. Alguns podem achar que isso é trivial e simples, ou que todas ás pessoas já tem acesso á isso, ou seja já desfrutam desse mesmo bem estar, mas esquecem das inúmeras famílias que vivem em barracos, debaixo de pontes em cidades, e também de casos como no sertão brasileiro aonde mal se tem água potável para beber e muito menos comida, e não se sabe ou nunca ouviu - se falar sobre o que é dignidade humana, entre outros casos.

Dignidade

A casa própria é o símbolo de representação da dignidade que será deixada para uma futura geração, ela contribui também para a condição de uma vida saudável que envolve um mínimo de conforto e segurança para todos, aliado a outros fatores que contribuem para isso.

Direito

Por fim acredito e desejo que todas ás famílias, sejam elas grandes ou pequenas, devem ter o direito de ter uma casa própria e ter acesso à moradia garantida com dignidade para todos. Infelizmente isto ainda não acontece no Brasil e sei que não será fácil de acontecer, essa é uma realidade distante para a grande maioria das pessoas, pois falta muita coisa em nosso país, falta também consciência de respeito ao próximo como ser humano, como pessoa, mas o que não falta infelizmente é dinheiro para financiar obras milionárias para a Copa do Mundo e Olimpíadas, e enquanto isso muitas pessoas irão continuar apenas com o sonho da casa própria.

Como comprar a casa própria?

Quem não dispõe de dinheiro á vista para comprar a tão sonhada casa própria, precisará recorrer á uma modalidade de financiamento, que poderá ser desde um consórcio ou financiamento habitacional pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, ou recorrer á outros bancos também para avaliar a melhor situação e proposta. Leia os textos: O que é financiamento imobiliário e Como funciona o financiamento de imóveis e também sobre o consórcio: Consórcio de casas, vale a pena consórcio de imóveis ou habitacional?

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade