Dicas e informações sobre casa e construção

Lixeiras de cozinha e pia, banheiro, escritórios e seletivas

Veja a nossa relação de lixeiras e suas aplicações. Imagens e modelos de diversos tipos, como as de cozinha e pia, banheiro, escritórios e seletivas ou de materiais recicláveis.

As lixeiras são importantes tanto em casa, no escritório, bem como em locais públicos. O lixo não tratado e jogado de qualquer maneira é problemático, pois gera muita sujeira, odor e principalmente doenças. Usar uma lixeira adequada ajuda muito no controle de restos de alimentos e outros tipos de itens que precisam ser descartados. Abaixo veremos uma lista de tipos de lixeiras e suas aplicações.

Lixeiras seletivas ou de recicláveis

Esse tipo de lixeira é composta geralmente por quatro ou cinco cestos, sendo cada um em uma cor e cada um destinado a um tipo de lixo. Geralmente são empregadas as seguintes cores para as seguintes finalidades:

  • Azul para papel
  • Vermelho para plástico
  • Amarelo para metais
  • Verde para vidro
  • Preto para lixo orgânico.

Veja aqui exemplos de lixeiras seletivas ou de recicláveis

Lixeiras para banheiros

Geralmente é um pequeno cesto de plástico em formatos redondos ou quadrados que são usados no banheiro junto ao vaso para o descarte de papel higiênico após o uso. Esta prática de jogar papel usado no cesto causa estranheza em muitas pessoas de outros países. Existe inclusive um post do Buzzfeed tratando, entre outras coisas, desse assunto. Veja aqui os comentários.

Exemplos de lixeira de banheiro

Lixeiras de pia

A lixeira de pia de cozinha é geralmente de tamanho pequeno e serve para o descarte de resto de alimentos ou restos do preparo desses. Embora muitas pessoas, inclusive eu, não goste de usar este tipo de lixeira, ela pode ser útil para quem utiliza muito a cozinha.

Conheça aqui alguns exemplos de lixeira de pia

Lixeiras de cozinha

A mais tradicional para o uso na cozinha é a lixeira com tampa e com o controle de abertura com uma alavanca na parte de baixo e que é acionada com o pé. Normalmente as pessoas usam um saco de lixo dentro dela para facilitar na hora fazer a retirada do lixo.

Conheça aqui alguns exemplos de lixeira de cozinha

Lixeira de escritório

É um tipo diferenciado, geralmente feita com um material metálico em forma de gradinha. Como no escritório o lixo que se produz geralmente é papel ou similar, então não há necessidade de ter um lixo com tampo e fechado, como ocorre em outros casos.

Conheça aqui alguns exemplos de lixeira de escritório

Dicas interessantes:

Como organizar o lixo da cozinha para ser mais prático e higiênico?

Deixe uma lixeira com tampa automática em cima da pia, para por as cascas de frutas e outros. No entanto outra lixeira maior deve ser instalada na cozinha.

Como manter insetos longe dos lixos?

Espalhe cravos da índia nos armários, já que ele é repelente natural de insetos, o mesmo acontece com o café. Além disto é possível espalhar nos armários potes de sal que evitam cheiro ruim e mofos.

Como evitar maus odores no lixo de cozinha?

Coloque cascas de limão e laranja, são frutas cítricas e ajudam a contornar algum mau odor. Não se esqueça que lixos devem ser trocados diariamente para manter a higiene da casa.

Como evitar maus odores em lixos de banheiro?

Além de trocá-los diariamente é possível pingar algumas gotas ( 2 ou 3) de essências aromatizante de citronela ou pinho por exemplo, uma ou duas gotas são suficientes. Uma marca de referência neste ramo é o Coala, que é bastante útil, funcional e duradora.

Como limpar com segurança e economia lixeiras de cozinha e banheiro?

Para a limpeza de lixeiras de cozinha e banheiro é necessário observar com atenção a limpeza para evitar uma infecção por bactérias ou protozoários. Podem ser utilizados materiais simples e baratos para a limpeza diária das lixeiras.

  • Bicarbonato, vinagre  e sal. É interessante como esta mistura simples e segura proporciona limpeza até de manchas e encrustações e desodoriza os objetos.
  • Detergente de louças ou sabão em pó. Ajudam a tirar a sujeira propriamente dita, devem ser utilizados com outros produtos de desinfecção como alvejante ou vinagre .
  • Extratos aromatizantes. Eles possuem um preço médio, mas como são utilizadas apenas algumas gotas podem durar meses.

É realmente necessário fazer a separação do lixo doméstico?

Sim. Embora pareça que apenas o lixo de sua casa não faça muito diferença, se todas as pessoas organizarem os lixos para as coletas não será impossível uma destinação consciente do lixo doméstico.

Pesquise na sua região sobre os dias de coleta de lixo orgânico e seco e contribua para a reciclagem e conservação do meio ambiente, além disso não esqueça que injeções, gazes devem ser descartados de forma adequada para evitar que ajam ferimentos e disseminação de doenças na coleta de lixo.

Assim como as pilhas não devem ser simplesmente colocadas no lixo, exitem lojas com pontos de coleta para pilhas, celulares e computadores.

REFERÊNCIAS

Sua Casa. Por Antoniele Fagundes. Acesso em 6/8/19. Link.

Botando a casa em ordem. Por Sussol,Max. Acesso em 6/8/19. Link.

Artigo: #DicaCoala | Banheiro sempre em dia. Acesso em 6/8/19. Link.

Onde encontrar mais sobre o assunto?

Casa Organizada: A arte da organização para transformar a casa e a rotina. Por Thais Godinho. Acesso em 6/8/19. Link.

Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade