Dicas e informações sobre casa e construção

Chuveiro pingando ou vazando água. Como resolver

Veja quais as possíveis razões de o chuveiro ficar pingando ou vazando água após o banho, bem como as possíveis soluções para este incômodo problema.

Que coisa irritante, muitas pessoas ficam perdidas quando o seu chuveiro fica pingando após o termino de seu banho. Elas logo tentam apertar mais o registro, fechado com tanta força que acabam estragando o registro com o tempo. As vezes a coisa e bem mais simples do que parece, fácil de resolver basta atentarmos para os pequenos detalhes que fazem a diferença.

Como identificar o problema?

 

Chuveiro pingando água

Antes de tudo você precisa verificar se seu chuveiro foi corretamente instalado; se o registro está gasto ou danificado, se foi usado veda rosca nas juntas de entrada e saída de água na hora da instalação do chuveiro. Sem o uso de veda rosca, muito provavelmente irão aparecer vazamentos nestes locais, o uso de veda rosca é imprescindível na montagem de um chuveiro.

Se você trocou a resistência e não vedou corretamente o chuveiro, ele foi remontado incorretamente ou o anel de vedação do encaixe do chuveiro está gasto no seu encaixe e juntas, provavelmente haverá vazamentos.

Pode acontecer de ocorrer acumulo de água dentro do chuveiro, chuveiro está pingando, aquele pinga-pinga causado pelo acumulo de água dentro da mangueira do chuveirinho e neste basta abrir o chuveirinho esperar a água sair e fechar.

O acumulo de água pode também pode acontecer dentro do chuveiro e ai vai uma dica muito importante : nunca desligue o chuveiro com o chuveirinho ligado, antes de desligar o chuveiro, feche o chuveirinho, sempre.

Chuveirinho

Assim, se o seu chuveiro está pingando; você abriu o chuveirinho a água saiu, pronto, você fechou e ainda assim, o chuveiro não parou de pingar, então, com o chuveirinho fechado, abra o chuveiro novamente e depois feche. O problema por causa de pressão ou acumulo de água dentro do chuveiro está resolvido, por este motivo ele não pingará mais !

Os pequenos vazamentos em chuveiros, geralmente, são causados por mal instalação ou uso incorreto.

Assim temos:

  1. Chuveiro pingando - remontagem errada, anel de vedação gasto ou mal colocado, problemas de pressão ou acumulo de água na mangueira ou dentro do chuveiro.
  2. Chuveiro vazando por cima dos furos - remontagem errada, anel de vedação gasto ou mal colocado.
  3. Registro não estiver vedando corretamente - geralmente é só trocar a buchinha do registro, que, devido ao uso constante, se desgastou. Pode ocorrer, mais difícil, da rosca do registro também ter se desgastado, aí temos que trocar a peça inteira também chamado REPARO do registro.

    Veja aqui exemplos de buchas e reparos para chuveiro.

Lembre-se de nunca fechar o seu chuveiro com o chuveirinho aberto ou ligado.

Como fazer a manutenção?

Se você mesmo quiser fazer o trabalho basta seguir os passos abaixo para identificar o problema do reparo o mesmo do chuveiro.

  • Se for mexer no chuveiro, primeiro desligue a eletricidade;
  • Desligue a água e isto pode ser feito se você tiver um registro interno que faça isso, caso contrário, será necessário desligar o registro de água da rua;
  • No chuveiro, desconecte os cabos elétricos e rosqueie o chuveiro no sentido anti-horário até deslocar totalmente;
  • Abra o chuveiro e veja se tem algo mal encaixado. Atenção: Se o chuveiro estiver na garantia, você não pode abrir;
  • Para o reparo é necessário ter uma chave de cano. Tire a canopla, que é aquela peça que envolve o reparo e desenrosque ele também no sentido anti-horário. Depois, verifique que no final dele tem uma borrachinha que é a que permite a vedação. Se ela estiver muito gasta é necessário trocar. Se com a troca dela não resolver, talvez tenha que trocar o reparo inteiro;
  • Lembre-se de antes de colocar o chuveiro ou o reparo de volta é necessário usar fita veda rosca, de preferência a amarela, pois ela é melhor que a branca;
  • Depois de feito as substituições ou manutenções devidas, passa a fita veda rosca e coloque de volta. Ligue a água e finalmente a energia e faça os testes.

Perguntas e respostas

Posso usar água não tratada no chuveiro?

De maneira geral pode se usar sim, uma vez que a água do chuveiro é usada para banho e não para o consumo humano. Contudo é preciso utilizar uma água limpa e que esteja livre de contaminações e poluição. Pois afinal de contas durante o banho essa água vai ter contato com a boca, nariz, olhos e outras partes do corpo que podem absorver bactérias ou algum outro problema que possa estar contido na água.

Mas ainda assim o recomendável é que você utilize água tratada também no chuveiro, pois o banho é uma parte bastante essencial e pelos itens citados acima e portanto pode haver alguma fonte indesejada na água que possa causar a contaminação do corpo.

Qual a diferença de chuveiro elétrico e chuveiro solar?

Na verdade, não existe muita diferença entre uma coisa e outra, já que o mesmo chuveiro pode servir para as duas situações. Chuveiro elétrico recebe energia elétrica como fonte de alimentação afim de produzir o calor para aquecer a água. Já um chuveiro solar recebe água já quente que é proveniente do reservatório e portanto não há no chuveiro nenhum processo de aquecimento, ficando apenas a função do chuveiro de distribuir a água para o seu devido fim. É muito comum as pessoas utilizarem o mesmo chuveiro com alimentação elétrica e ao mesmo tempo com o aquecedor solar, em muitos casos combinando as duas coisas ou utilizando um ou o outro dependendo da necessidade e da disponibilidade de água quente ou não.

Por que no frio o chuveiro esquenta menos?

A explicação essa pergunta ela é bem simples, afinal de contas a água passa por dentro do chuveiro que tem uma resistência aquecida e o calor dessa resistência é transferida para água. Com tudo isso acontece de uma maneira muito rápida já que a água não fica lá parada esperando para ser aquecida, ela simplesmente passa, recebe o calor que está ali e segue o seu caminho. Se a água que chega está muito fria, o tempo e o aquecimento não são suficientes para deixá-lo quente e, portanto, ela muda de temperatura, mas não o bastante para ficar muito aquecida.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade