Que coisa irritante, muitas pessoas ficam perdidas quando o seu chuveiro fica pingando após o termino de seu banho. Elas logo tentam apertar mais o registro, fechado com tanta força que acabam estragando o registro com o tempo. As vezes a coisa e bem mais simples do que parece, fácil de resolver basta atentarmos para os pequenos detalhes que fazem a diferença.
Antes de tudo você precisa verificar se seu chuveiro foi corretamente instalado; se o registro está gasto ou danificado, se foi usado veda rosca nas juntas de entrada e saída de água na hora da instalação do chuveiro. Sem o uso de veda rosca, muito provavelmente irão aparecer vazamentos nestes locais, o uso de veda rosca é imprescindível na montagem de um chuveiro.
Se você trocou a resistência e não vedou corretamente o chuveiro, ele foi remontado incorretamente ou o anel de vedação do encaixe do chuveiro está gasto no seu encaixe e juntas, provavelmente haverá vazamentos.
Pode acontecer de ocorrer acumulo de água dentro do chuveiro, chuveiro está pingando, aquele pinga-pinga causado pelo acumulo de água dentro da mangueira do chuveirinho e neste basta abrir o chuveirinho esperar a água sair e fechar.
O acumulo de água pode também pode acontecer dentro do chuveiro e ai vai uma dica muito importante : nunca desligue o chuveiro com o chuveirinho ligado, antes de desligar o chuveiro, feche o chuveirinho, sempre.
Assim, se o seu chuveiro está pingando; você abriu o chuveirinho a água saiu, pronto, você fechou e ainda assim, o chuveiro não parou de pingar, então, com o chuveirinho fechado, abra o chuveiro novamente e depois feche. O problema por causa de pressão ou acumulo de água dentro do chuveiro está resolvido, por este motivo ele não pingará mais !
Os pequenos vazamentos em chuveiros, geralmente, são causados por mal instalação ou uso incorreto.
Assim temos:
Veja aqui exemplos de buchas e reparos para chuveiro.
Lembre-se de nunca fechar o seu chuveiro com o chuveirinho aberto ou ligado.
Se você mesmo quiser fazer o trabalho basta seguir os passos abaixo para identificar o problema do reparo o mesmo do chuveiro.
De maneira geral pode se usar sim, uma vez que a água do chuveiro é usada para banho e não para o consumo humano. Contudo é preciso utilizar uma água limpa e que esteja livre de contaminações e poluição. Pois afinal de contas durante o banho essa água vai ter contato com a boca, nariz, olhos e outras partes do corpo que podem absorver bactérias ou algum outro problema que possa estar contido na água.
Mas ainda assim o recomendável é que você utilize água tratada também no chuveiro, pois o banho é uma parte bastante essencial e pelos itens citados acima e portanto pode haver alguma fonte indesejada na água que possa causar a contaminação do corpo.
Na verdade, não existe muita diferença entre uma coisa e outra, já que o mesmo chuveiro pode servir para as duas situações. Chuveiro elétrico recebe energia elétrica como fonte de alimentação afim de produzir o calor para aquecer a água. Já um chuveiro solar recebe água já quente que é proveniente do reservatório e portanto não há no chuveiro nenhum processo de aquecimento, ficando apenas a função do chuveiro de distribuir a água para o seu devido fim. É muito comum as pessoas utilizarem o mesmo chuveiro com alimentação elétrica e ao mesmo tempo com o aquecedor solar, em muitos casos combinando as duas coisas ou utilizando um ou o outro dependendo da necessidade e da disponibilidade de água quente ou não.
A explicação essa pergunta ela é bem simples, afinal de contas a água passa por dentro do chuveiro que tem uma resistência aquecida e o calor dessa resistência é transferida para água. Com tudo isso acontece de uma maneira muito rápida já que a água não fica lá parada esperando para ser aquecida, ela simplesmente passa, recebe o calor que está ali e segue o seu caminho. Se a água que chega está muito fria, o tempo e o aquecimento não são suficientes para deixá-lo quente e, portanto, ela muda de temperatura, mas não o bastante para ficar muito aquecida.