Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de relógios para casa: Analógico, de parede e LED

Marcar o tempo é algo que o homem tem feito desde os tempos muito antigos. Diz um ditado que Deus criou o tempo e o homem criou o relógio. Com ele conseguimos marcar o compasso do tempo, seja de forma analógica ou digital.

Para realizar qualquer atividade é preciso estar atento ao tempo. Por isso, é essencial carregar um relógio conosco e ter um em casa. Há relógios em todos os lugares para que possamos saber sempre que horas são. Eles, também, são ótimos acessórios para decorar nossa casa nas paredes, no criado-mudo ou cômoda.

O tempo ajuda a ajustar o ritmo do dia a dia e, desde muito tempo atrás, as pessoas têm se dedicado a criar vários métodos para dividir o dia em partes para definir quando realizar as atividades.

A função do relógio é mostrar a hora atual e medir um certo período de tempo, independente, de ser um analógico ou um digital. Ambos estão presentes em diferentes tipos de relógio. O relógio é um acessório com uma grande variedade de modelos, que podem ser feitos de diferentes materiais, cores ou estampas.

Tudo depende do gosto pessoal de cada um, podendo se adequar a diferentes roupas e acessórios para conseguir um resultado mais harmonioso.

Decoração

O relógio pode ser um belo objeto decorativo para casa de forma útil e charmosa. Não importa se é um relógio de cozinha, para a sala de estar, para a sala de jantar ou despertadores em um criado-mudo, eles podem proporcionar personalidade e estilo para o ambiente.

Existem vários tipos de relógios com diversos design e modelos, e que ajudam dar um toque especial. Alguns modelos mais são muito valorizados por sua história, e outros por sua contemporaneidade.

Relógio analógico e digital

Relógios fuso horário

Além de marcar a hora, um relógio pode fazer muito mais pelo cômodo em que será colocado, como um grande componente na composição da decoração do ambiente. Basicamente dois tipos de relógio: os digitais e os analógicos.

Eles estão disponíveis em vários modelos e designs, pensados para combinar com os ambientes da casa, como a cozinha, quarto, em cima de home-theaters, cômodas, entre outros.

Tanto os digitais quanto os analógicos possuem variações nas formas de funcionamento da alimentação, podendo ser usadas baterias, pilhas ou energia elétrica.

No caso dos relógios fixados na parede, existem alguns mais pesados e robustos que precisam de mais furos para uma fique uma sustentação segura, precisando de furadeiras, buchas e parafusos. É necessário verificar se podem ser feitos os furos, sem atingir tubulações ou a fiação.

O relógio digital utiliza meios eletrônicos para marcar as horas. Ele, normalmente, usa energia elétrica por meio de uma bateria de pequena carga. Esse tipo age por um cristal piezoelétrico que gera pulsos elétricos em uma frequência constante, e as horas são exibidas pior um visor de LEDs ou de cristal líquido.

Os relógios digitais são pequenos, baratos e precisos, e estão ligados a todos os aparelhos eletrônicos do momento. Mas, os relógios de pulso analógicos, ainda, são os mais populares em relação aos digitais.

Relógio digital de Led

Relógio digital

Esse tipo de modelo é bem funcional e o visor em Led marca a hora nos formatos de 12h e 24h, data e o dia da semana, também, pode marcar temperatura e funcionar como um alarme.

Ele funciona com energia elétrica por um sistema eletrônico de quartz, sendo bivolt. Muitos mostram números grandes com uma boa visibilidade, com grande facilidade de ajuste por meio dos botões da parte inferior traseira.

A memória é mantida quando o aparelho é desligado e são uma boa opção para visualização. Mas pode não ser uma boa escolha, se a pessoa tem sensibilidade à claridade na hora de dormir.

Relógio de parede

Relógio de parede

Uma grande vantagem do relógio de parede é a facilidade de colocar e retirar da parede. Na hora de escolher qual modelo comprar, é preciso definir aonde ele vai ficar. Em certos cômodos, como o quarto, deve-se escolher um modelo mais silencioso, porque o som pode ser incômodo na hora de dormir.

Ele é um item essencial para a decoração e não só um utilitário, sendo um objeto versátil que pode ser usado em diferentes áreas. O relógio pode ficar em paredes internas ou externas de uma casa. Para a parede externa o relógio recomendado é o fabricado em plástico ou silicone. Já para áreas internas podem ser usados de materiais diferentes para parede de cada cômodo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade