Dicas e informações sobre casa e construção

O que é ar condicionado central e como ele funciona

Veremos neste artigo o que é um sistema de ar condicionado central, como ele funciona e em quais locais e situações ele deve ser usado. Quais as diferenças dele para o sistema convencional e quando optar por um ou outro sistema.

Um sistema de ar-condicionado central pode trazer uma série de vantagens para residências, escritórios ou prédios comerciais em geral.

Historicamente quando precisamos de ar-condicionado em casa, não compramos aparelhos individuais, sendo um para cada cômodo de uma casa. Isso tem funcionado bem, mas traz um inconveniente que você ter que comprar todo o sistema individual para cada cômodo, fazer instalação individual, manutenção individual e por aí vai.

ar condicionado central

Sistema multi split

Isso pode ser resolvido com um sistema de ar-condicionado central que é composto por uma condensadora externa que a responsável pelo funcionamento do sistema e por duas ou mais evaporadoras internas, que são as responsáveis por climatizar o ambiente interno. Esse sistema é chamado de multi split e pode atender até 8 ambientes.

O sistema multi split pode ser do estilo hi wall, cassete, piso teto e duto.

O vídeo abaixo produzido pela PoloAr tem uma excelente explicação sobre o funcionamento deste tipo de sistema de ar condicionado central, bem como as vantagens que ele proporciona. Vale a pena ver.

Perguntas e respostas

Qual é a melhor marca de ar condicionado?

Marca de aparelho de ar-condicionado é como marca de carro ou sabonete, cada um gosta de um e as preferências mudam significativamente de pessoa para pessoa.

Sendo assim não é possível determinar qual é a melhor marca de ar-condicionado, visto que existem características diversas em cada um e que visam atender as situações das mais variadas possíveis. Também devemos considerar que a opinião de uma pessoa sobre uma marca ser melhor do que a outra, nem sempre é um dado muito crível, uma vez que tem a ver com a experiência que cada pessoa teve com aquela marca.

O instalador que faz serviço para mim, tem recomendado muito a marca LG, embora eu tenha aparelhos da marca Samsung e Springer, que são igualmente boas.

Qual a diferença do ar condicionado convencional e o inverter?

A diferença entre esses dois modelos está no fato de que o primeiro funciona muito parecido com o processo da geladeira da sua casa, ou seja, ele liga e dá um pico alto para refrescar o ambiente, quando está frio ele desliga e o ambiente volta aquecer gradativamente. Quando já está bem mais quente, ele liga de novo e repete o procedimento. Este sistema costuma gastar bastante energia porque ao ligar ele precisa dar um pico muito forte para esfriar o ambiente.

O modelo inverter não fica no liga e desliga, ele mantém-se ligado em baixa rotação, permitindo assim que a temperatura fique mais estável e evita dar picos muito forte para esfriar o ambiente. Segundo os especialistas, esse modelo de funcionamento do inverter, torna ele um modelo mais econômico em termos de consumo energético.

É verdade que o modelo inverter economiza mais energia?

Sim, modelo inverter é bem mais econômico e segundo a propaganda de muitos fabricantes ele chega ser 70% mais econômico do que os modelos convencionais. Isto acontece pelo fato de ele ter um sistema de funcionamento um pouco diferente do convencional. Enquanto o modelo convencional fica no sistema liga e desliga, esfria esquenta, o inverte mantém-se ligado constantemente, ainda que em baixa rotação para manter a temperatura estável e assim evitar picos de consumo de energia.

Ventilador ou ar condicionado? Qual faz menos mal à saúde?

Na verdade os dois casos podem trazer problemas para saúde se for mal utilizado sob certas condições. De maneira geral eu acredito que o ventilador seja mais complicado, embora o ar-condicionado preciso também de alguns cuidados para não trazer problemas a saúde.

Quanto ao ventilador, o grande problema dele é a ventilação direcionada a você. Com isso, ele sopra ar e tudo que está no ar, como pó, por exemplo, em cima de você. Já o ar condicionado, como ele esfria o ambiente, não há necessidade de direcionar o ar sobre a pessoa, muito embora, se o fiz, pode também trazer problemas, como resfriado, por exemplo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade