Dicas e informações sobre casa e
construção

Quanto tempo leva para vender uma casa?

Será que é possível vender uma casa ou imóvel qualquer de maneira rápida ou será que demora muito? Veja alguns aspectos que precisam ser analisados para responder melhor esta pergunta.

Quando colocamos uma casa um imóvel qualquer à venda, acredito que a expectativa da maioria das pessoas que fazem isso é que a venda seja feita o mais rápido possível.

Normalmente a venda de um imóvel está atrelado a uma necessidade e com isso esperar muito tempo nem sempre é uma alternativa considerada inicialmente.

Mas vender um imóvel não é a mesma coisa que vender cachorro-quente na praia. Um imóvel normalmente tem um valor alto e isso obviamente limita a quantidade de pessoas que podem comprá-lo.

Além disso é preciso levar em conta que uma pessoa é muito criteriosa na hora de escolher uma casa para comprar, pois talvez seja uma das negociações mais importante que ela fará na vida.

Tendo isso em mente é preciso estar ciente que a venda de uma casa pode ocorrer em poucos dias ou pode levar até anos para que se concretize.

Mas já que existe esta possível variação de tempo, é também possível pensar que existem alguns fatores ou características do próprio imóvel que podem ajudar ou atrapalhar na venda dele.

Assim, coloco abaixo alguns desses fatores que acredito que podem impactar de alguma forma no tempo de venda de uma casa um imóvel qualquer.

Preço

O primeiro deles é o preço. Quem já anunciou um imóvel sabe que é uma das primeiras coisas que as pessoas perguntam é sobre o preço do imóvel.

Uma casa com um preço mais baixo tende a vender mais rápido, já uma casa com um preço muito alto tende a demorar um pouco mais.

Isto é bastante lógico pois quanto maior é o preço, menos pessoas você encontra com disposição e recursos para comprá-la.

Isso não acontece apenas com casas ou imóveis, bem como com qualquer outro item que esteja disponível para venda.

Localização

Além do preço, a localização da casa é de extrema importância para ajudar ou até atrapalhar na venda. Imóveis bem localizados tende a ter uma procura maior e consequentemente pode ser vendido mais rápido.

Uma boa localização varia muito de cidade para cidade e de local para local, mas em geral os imóveis situados próximos a importantes vias de acesso da cidade, bairros mais bem valorizados ou em condomínios fechados tendem a ser considerados como melhor localização.

Mas as pessoas podem usar outros critérios para determinar o que é uma boa localização, como a proximidade do local de trabalho, escola dos filhos, igreja onde congregam, dentre outros.

Tipo do imóvel

O tipo do imóvel também é muito importante para esse tipo de análise.

Uma casa térrea de três dormitórios com suíte, cozinha e salas integradas podem ser mais fáceis de vender do que um sobrado com inúmeros cômodos, escadas e pouca acessibilidade.

Aqui é importante considerar o tipo de imóvel que as pessoas procuram e para isso temos de levar em conta o padrão das famílias brasileiras.

Casa com três dormitórios são bastante procuradas. Se ela for muito grande e com muitos cômodos, pode não ser atrativa. Se for muito pequena e com poucos cômodos pode não atender às necessidades de boa parte das famílias.

Assim, o tipo do imóvel precisa atender ao padrão médio das famílias para gerar mais interesse de um número maior de pessoas e com isso, obviamente tentar converter em venda de forma mais rápida.

Há contudo diversos fatores aqui que podem ser considerados também, como:

  • Tamanho da garagem
  • Cozinha integrada com área gourmet
  • Conceito aberto
  • Pé direito alto
  • Quantidade de suítes
  • Closet
  • Jardinagem
  • Tamanho do terreno
  • Dentre outros.

Qualidade / acabamento

Mas além do tipo do imóvel é importante avaliar também a qualidade dele, o tipo do acabamento e o projeto arquitetônico como um todo.

Em suma, uma boa casa é aquela que teve um bom projeto, usou dos melhores materiais, foi bem construída e está muito bem conservada. Esse tipo de imóvel tende a vender mais rápido.

Permuta

Saindo um pouco das características do imóvel é importante pensar também nas formas de negociação. Uma das mais comuns são as permutas e os compradores gostam muito deste tipo de negociação, onde eles oferecem outros imóveis ou automóveis como parte do pagamento.

Se você está disposto a receber outros imóveis de menor valor ou automóvel como parte do pagamento, certamente venderá mais rápido o seu imóvel uma vez que haverá uma demanda maior de pessoas nessas condições.

Lembre-se que não é muito comum encontrar pessoas com 300, 500 ou 1 milhão de reais guardados no banco.

Financiamento

Além da permuta outro item que pode ajudar na venda do imóvel é aceitar a opção de financiamento. É comum as pessoas oferecerem uma parte do valor em dinheiro, outra parte como permuta e ainda outra parte com o financiamento.

Você estiver disposto a aceitar também um financiamento como parte do pagamento, certamente viabilizará a concretização do negócio e facilitará muito para o comprador.

Esteja ciente que é um processo mais burocrático, exige documentação em dia e o processo de venda como um todo demora um pouco mais.

Conclusão

Como vimos acima não é possível determinar em quanto tempo a venda de uma casa possa ocorrer, mas considerando os fatores acima citados bem como outros que possam existir é possível você determinar que a venda ocorra de uma maneira mais rápida o que possa demorar um pouco mais.

Na prática a lógica é a seguinte: Quanto mais atrativo for o imóvel, mais rápido tende a ser a venda. Então, a tarefa é tornar seu imóvel atrativo e para isso é importante considerar os fatores acima, bem como outros que podem ser aplicados no seu caso.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.