Dicas e informações sobre casa e
construção

Casas antigas: Quais os cuidados na compra de casas usadas?

Veja algumas dicas como a avaliação estrutural da casa, situação dos documentos e herdeiros, quando houver e outros detalhes para quem deseja comprar uma casa antiga para reformar. Vale a pena trocar uma casa antiga receita nos padrões antigos por uma casa nova feita nos padrões modernos de construções, quais as características de cada uma que deve ser analisada.

Por um bom tempo estive procurando uma casa para comprar  e como eu havia decidido por uma certa região da cidade, tive de ver muitas casas antigas já que nesta região havia uma concentração grande deste tipo já que são bairros mais tradicionais.

A Ideia de comprar uma casa antiga me agradou por vários motivos, sendo alguns:

  • A possibilidade de reforma mantendo a estrutura atual. Esta era uma possibilidade que eu considerava, visto que dependendo da estrutura da casa, planta e outras características, apenas uma reforma seria o suficiente para deixar do jeito que eu queria;
  • O melhor aproveitamento do terreno, já que muitas dessas foram construídas na rua e em uma época em que não havia necessidade de observar o recuo frontal da mesma em relação à calçada. Neste caso para fins de reforma é possível manter a estrutura dela;
  • Os terrenos das casas mais antigas geralmente são maiores, no caso dos bairros que eu queria, boa parte eram de 400 m/2;
  • Caso a casa estivesse em condições muito ruins, eu poderia demolir a casa e reconstruir, aproveitando o bom espaço do terreno e a localização que eu queria e que era bastante privilegiada;
  • Entre outros.

Cuidados

Passei um bom tempo procurando imóveis neste região. Em todo esse tempo visitei muitas casas e percebi que há certos cuidados que você precisa ter quanto a esse tipo de casas. Abaixo relaciono alguns que acredito ser válidos para boa parte dos casos:

  • Tente identificar como a estrutura da casa está e qual tipo de material foi usado nela. Antigamente era comum o pessoal assentar tijolos com barro ou invés de argamassa, mas o problema pode ser mais grave quando isso ocorreu no alicerce. Isto é importante, pois dependendo do tipo de reforma que você pretenda fazer, poderá ter problemas estruturais.
  • Verifique a documentação do imóvel pois é comum casas antigas estarem em processo de inventário ou não ter a construção regulamentada. Lembro-me de uma casa que estava em inventário e segundo a corretora havia 33 pessoas na herança. Apesar de ter gostado da casa, fiquei decepcionado quando ouvi isso, pois pode ser um caso complicado para resolver com tanta gente assim.
  • Verifique se a planta da casa é boa, se é possível fazer adaptações como aumento, junção de cômodos, entre outros. Antigamente as plantas eram bem diferentes das que vemos hoje, um bom exemplo é a falta do corredor interno, já que era comum os cômodos ligarem uns aos outros apenas. Como a reforma é quase natural para quem compra esse tipo de casa, então é importante avaliar o que a casa já tem e o que precisará ser feito para entender o impacto que a reforma terá, inclusive no aspecto financeiro.
  • Se a casa estiver muito ruim e o melhor caminho for a demolição, é necessário levar em conta apenas o valor do terreno, o que muitos vendedores acabam não concordando, mas analisando financeiramente é este o caminho para esta situação.

Conclusão

Depois de muito procurar, o melhor que consegui encontrar foi uma casa em ruínas e comprei com a finalidade de demolir e construir uma nova no local. Depois da demolição, acabei considerando melhor a situação e achei que não era bem o que eu precisava, pois a rua se mostrou muito movimentada e um pouco barulhenta para o meu nível de "chatice".

Vendi o terreno e comprei em um condomínio fechado. Não era a região que eu queria, mas foi um bom negócio.

Se eu tivesse tido um pouco mais de paciência e analisado melhor a questão da rua, inclusive em vários horários do dia, como os horários de pico, por exemplo, certamente não teria comprado naquela região.

Vivendo e aprendendo!

Troca de casa antiga por nova, vantagens e desvantagens

Trocar de casa é um hábito comum a muitas pessoas, frequentemente as pessoas acabam trocando de casa e os motivos para isso são diversos, desde a compra de uma nova casa até necessidades relacionadas ao trabalho, escola das crianças, logística do dia a dia, entres outras situações. Quando uma pessoa trocar uma casa antiga por uma casa nova é uma decisão vantajosa? Ou seja, quais as vantagens e as vantagens de morar em uma casa antiga ou em uma casa nova? Vale a pena a troca?

Casa antiga

Muitas pessoas preferem morar em casas antigas e isto é visto como uma vantagem em relação às residências mais modernas. A arquitetura na casa, o tamanho dos cômodos, o pé direito geralmente alto, entre outras características comuns as construções mais antigas são atrativos para as pessoas que acabam preferindo esse tipo de casa. Como desvantagem está o fato de quê construções muito antigas tende a precisar de manutenção mais constantes, visto que muitos materiais como encanamento, materiais elétricos, entre outros foram usados ou feitos em uma época de usos bastante diferente dos atuais.

Também é preciso considerar que casas antigas tem pisos e azulejos antigos e isto pode ser visto como vantagem ou desvantagem, tudo dependerá do ponto de vista da pessoa que estiver usando o imóvel. Conta ainda como um ponto favorável o tamanho do imóvel que geralmente são bem maiores do que as construções atuais, isto é uma coisa boa, sem contar que dependendo do imóvel a estrutura é bem mais sólida do que as construções feitas atualmente. Mas a casos também de construções antigas serem feitas sem um padrão de construção, com uso de materiais muito simples como o barro, por exemplo. Desta forma analisar um imóvel antigo é uma tarefa complicada, é preciso considerar como ele foi feito, quais materiais foram utilizados, e à situação atual do imóvel. Só assim é possível concluir se é mais vantajoso usar esta casa ou trocar por uma mais moderna.

estrutura casa arquitetura

Casa nova

Uma casa nova é visto como uma vantagem sobre quase todos os aspectos, por ser nova geralmente sua construção deverá ser aprovada na prefeitura e o projeto criado e acompanhado por um engenheiro que levou em consideração as atuais exigências de construção, não só o projeto mas a construção em si que deve estar dentro de parâmetros modernos e aceitáveis para uma boa habitação. Se isto se for verdade então podemos dizer que esta casa tem boas vantagens.

Como desvantagem está o fato de que muitas construções modernas estão cada vez menores e em terrenos muito pequenos, isto acontece devido ao crescimento das cidades e à escassez de espaço para construção. Antigamente era comum terrenos 400 ou 500 metros quadrados, hoje boa parte dos terrenos giram em torno de 200 a 300 metros, dependendo da cidade e da região. Construções menores e em terrenos menores tendem a trazer menos conforto e isto pode ser visto como uma desvantagem das casas mais novas. De novo temos de levar em conta que isso também não é regra, mas aparece em muitos casos.

Um bom exemplo disso são os apartamentos mais antigos que geralmente são grandes e espaçosos, enquanto que os empreendimentos atuais de apartamento, com algumas exceções, estão cada vez menores. Hoje é possível encontrar apartamentos de 50 metros quadrados, 60 metros, ou 70 metros. Desta forma não considero uma vantagem trocar no apartamento antigo por um novo, visto que em apartamentos você já não tem espaço de quintal esse é se o espaço interno for muito pequeno, torna-se complicado pouco confortável esse tipo de habitação.

Fachadas de casas e sobrados

Conclusão

A conclusão feita de maneira geral é que as casas mais antigas são mais espaçosas e com terrenos mais espaçosos também, as habitações novas têm melhores padrões de construção e claro, a vantagem de ser nova. A decisão de qual é a melhor e se vale a pena trocar uma casa antiga por uma nova, requer uma análise dos dois imóveis e só assim considerar o que é melhor.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.