Dicas e informações sobre casa e construção

Acessórios para móveis: Feltros, antiderrapantes, passa fio e outros

Conheça os diversos acessórios para serem usados em móveis da sua casa para evitar riscos no piso ou na parede, bem como facilitar o uso diário. Feltros, tapa parafuso, passa fio, calços e mais.

Existem diversos itens e acessórios para serem usados com móveis para evitar uma série de problemas e inconvenientes em casa. Um piso riscado, uma parede descascada ou um móvel danificado, pode ser uma dor de cabeça, mesmo em casos mais simples. As vezes pequenas atitudes com o uso de produtos bem simples pode evitar esses problemas. Veja abaixo nossa lista de sugestão.

Tapa parafuso

O tapa parafuso é uma espécie de adesivo bastante útil para usar em casa e usar como acabamento de móveis. Normalmente muitos móveis ficam com os parafusos a mostra, o que além de feio, em alguns casos podem até arranhar a pele ou roupas. O tapa parafuso serve exatamente para permitir um acabamento nesses casos.

Veja exemplos de tapa parafusos

Feltros

Feltros podem ser usados em inúmeras situações, como no batente de portas para evitar que as folhas de portas batam diretamente na madeira gerando forte impacto e principalmente barulho. Mas eles podem ser usados em qualquer lugar de impacto.

Veja exemplos de feltros

Passa fio para móveis

O passa fio é um tipo de acabamento interessante para ser usado em grandes peças de móveis, como guarda-roupas, painéis de TV, mesas e bancadas. Ele é usado quando há a necessidade de fazer um furo em um desses móveis para permitir a passagem de fios de um lado para o outro. Para não deixar o buraco aberto, usa-se o passa fio.

Veja aqui exemplos de passa fio

Protetores e batentes

Quando você abre as portas de sua casa é comum a maçaneta tocar na parede, isto acontece quando você abre totalmente a porta e nesses casos, geralmente o limite á a parede que com tempo pode descascar a pintura ou até tirar o reboco. Para evitar isso, usa-se o protetor de batentes.

Veja aqui exemplos de protetores

Calço para móveis

Os calços para móveis são tão antigos quanto aos próprios móveis, afinal por algum desnível do piso pode acontecer de um móvel ficar mancando, então em casos como este o ideal é usar um calço.

Veja aqui exemplos de calços para móveis

Suportes antiderrapantes

Alguns móveis têm suas próprias rodinhas que permite a movimentação dele pela casa, mas quando os pés são fixos, arrastar o móvel pode trazer danos ao piso. Para evitar isso, usa-se os suportes antiderrapantes. Normalmente cadeiras, conjuntos estofados e mesas são os locais mais indicados para este tipo de produto.

Veja exemplos aqui

Corrediças Comuns

São peças fixas nas gavetas, feitas em aço, possui roldanas de nylon que possibilitam o deslizamento das mesmas, com capacidade para 25 kg, são vendidas em pares de 4 trilhos. Abre em 80% as gavetas.

Corrediças Telescópicas

Possuem capacidade para maiores volumes, são fabricadas em aço, sistema de rolamentos com esferas metálicas, deslizamentos suave e silencioso. Também vendidas em pares, compostas por 2 trilhos telescópicos de três estágios.

Vantagens sobre a corrediça comum

A gaveta abre totalmente – sai toda de dentro do móvel além de possuir uma trava para a gaveta não cair e uma trava quando fechada, maior capacidade de carga

A capacidade de carga dessa corrediça é de 45 kg por par e 35 kg no modelo light;

É muito mais suave.

Dobradiças

Produzidas em ferro, bronze ou latão (liga de cobre com níquel) são essenciais na construção dos móveis.

A escolha desses acessórios é muito importante para a conservação dos móveis.

Uma infinidade de dobradiças encontra-se disponível no mercado em diferentes tipos de tamanhos, tipos e funcionalidades, cada qual indicada para determinado móvel.

A função dessas peças é a dar sustentação às portas dos móveis, permitindo o abrir e fechar das mesmas. As peças podem conter pinos ou anéis reforçados.

A durabilidade das dobradiças depende de cuidados, o que muitos não tem conhecimento.

A lubrificação das peças é fundamental para a manutenção, conservação, evitando o ranger e a corrosão das mesmas.

Dobradiça de pressão usa a pressão dos dedos para fixar na porta e suporta o dobro de movimentações (abre e fecha do armário) do que a tradicional.

Dobradiça de pressão reta é recomendada para móveis simples.

Dobradiça de pressão curva indicada para armários que tem as portas seguidas e garante a abertura das portas sem que uma atrapalhe o funcionamento das demais

Dobradiça de pressão alta a porta não bate no topo, ela trabalha na parte interna.

Outros acessórios para móveis: kit cantoneira, cavilha de madeira, puxador para fechadura magnética, rodízios, etc.

Fonte: https://artedamarcenariamoderna.com.br

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade