Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença entre salário e remuneração, capital e patrimônio

Qual a diferença entre capital de uma empresa e o patrimônio dela? Quando uma pessoa trabalha, ela recebe salário ou recompensa e isto pode ser apenas em dinheiro?

Quando o assunto é dinheiro ou os termos que envolvem o uso do dinheiro, muitas dúvidas podem aparecer na conceituação ou para estabelecer diferenças entre um e outro. Em negociações imobiliárias, na posse de bens imobiliários ou questões jurídicas/documental desses os temos acima podem aparecer com certa frequência. No financiamento de um imóvel, por exemplo, é considerada a renda total e não apenas o salário, já quando você possui um imóvel como uma casa ou apartamento, o correto é dizer que você tem um capital ou um patrimônio? Neste artigo veremos as diferenças existentes entre salário e remuneração e como podermos conceituar e separar capital de patrimônio.

Salário

O salário é o valor pago a uma pessoa pela execução de um trabalho. Conceitualmente salário está ligado a trabalho e também ligado a pessoas, não se usa o pagamento de salário de uma empresa para outra empresa e sim de empresa para pessoa ou se entre pessoas.

No Brasil o salário é pago em dinheiro, isto é, ele não poder ser pago em mercadorias ou outro tipo de bem, exceto em casos específicos que houver autorização do Ministério do trabalho. Também é obrigatório o pagamento de salário, isto é, o Brasil não tolera o trabalho escravo, mas o pagamento de salário não se aplica ao trabalho de voluntariado, por exemplo.

Remuneração

Remuneração é a recompensa paga por um trabalho ou feito qualquer, também é aplicado aos investimentos financeiros e outras situações onde houver desejo ou necessidade de recompensa. A remuneração, diferente do salário, pode ser paga em outros tipos de ativos, como mercadorias, bens móveis e imóveis, dinheiro, ações, entre outros. Inclusive a palavra salário vem da prática antiga de pagar os trabalhadores com sal que era valiosíssimo na época.

Renda

Renda é a soma de todos os benefícios financeiros que você recebeu ou recebe. Pode ser o salário formal, os rendimentos de um trabalho extra que você fez ou faz, aluguel de imóveis que você recebe, pensão, aposentadoria, entre outros.

A renda é um dos itens que são considerados na avaliação para a aquisição de um imóvel via financiamento. Bancos como a Caixa, por exemplo, tende a considerar todo o tipo de renda, desde que possa ser comprovado de alguma forma. Quando não há documentação que comprove, o extrato bancário pode ser usado para a comprovação.

Capital e patrimônio

A diferença entre esses dois termos pode não ser tão clara, mas ela existe e pode ser perfeitamente identificada na sua cidade, na empresa onde você trabalha, na escola onde estuda ou mesmo na sua casa com suas economias domésticas. Veja abaixo o conceito e a diferença entre capital e patrimônio.

Capital

O capital é o montante de dinheiro ou valores que uma pessoa ou organização dispõe. Sua conceituação é simples, mas a aplicação nem sempre. De uma forma geral o capital está associado a valores que podem gerar receita, como a soma de dinheiro de uma conta bancária, a soma de um fundo de investimento, entre outros.

Patrimônio

Já o patrimônio é um pouco mais amplo e embora o capital faça parte dele, existem itens considerados como patrimônio que não se traduzem a geradores de receita e as vezes não tem se quer um valor comercial, mas valores históricos, sentimentais, culturais, entre outros. Isto inclui os imóveis que são tidos como patrimônio. Na sua cidade pode haver, por exemplo, um prédio que foi tombado como patrimônio histórico. Qual o valor comercial deste prédio? Isto nem se cogita, pois seu valor não é financeiro e, portanto ele não é capital da sua cidade e sim patrimônio.

Agora veja as coisas que você tem e aplique os conceitos acima, notará que nem tudo tem valor comercial, porém, tem outros valores e é por isso que você ainda mantém essas coisas.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade