Dicas e informações sobre casa e construção

Reunião de condomínio, o que se discute nessas assembleias?

Definição, modificação e ponderação sobre regras, eleição de diretoria, síndico e outros, Melhoria na infraestrutura, contratação de serviços, estes e outros assuntos.

Quem mora em condomínio seja ele de casas ou apartamentos estão acostumados com as famosas assembleias ou as reuniões de condomínio como também são conhecidos. Contudo  para aqueles que pretendem aderir à vida em condomínio é bom saber como funciona essas reuniões e o que normalmente são discutidos e deliberados nessas assembleia que tem o interesse comum. Portanto abaixo algumas ponderações a respeito do teor e dessas discussões.

Melhoria na infraestrutura

Um dos principais assuntos que são discutidos nessas assembleias são as melhorias na infraestrutura do condomínio, como a colocação de cerca elétrica, pintura dos muros, entre outros assuntos relacionados. Este tipo de assunto é um pouco complicado, pois geralmente acarreta custos para os condôminos e nem todos gostam disso.

O grande problema deste tipo de discussão é que toda a infraestrutura que precisa ser feita, seja reforma ou algo novo, vai gerar custo e este custo será rateado a todos os proprietários. Logo, não é um assunto muito agradável. Até porque nem todos compartilham a mesma ideia da necessidade daquela infraestrutura e ai surge muitas discussões.

Lembro das últimas assembleias que participei e pude perceber como o assunto é espinhoso. Tanto é que boa parte das coisas que foram propostas, não foi aprovado.

reunião de condomínio assembeia

Contratação de serviços

Serviços de telefonia, TV a cabo, internet, jardinagem, segurança, entre outros são levados a discussão e deliberação nas assembleias, afinal, muitos desses serviços não são oferecidos de forma individual e sim coletiva, portanto, primeiro o condomínio precisa aderir para depois individualmente os condôminos fazerem sua adesão.

Aqui a coisa pode ser mais complicada ainda. Via de regras a aprovação de uma contratação quase sempre é pelo menor preço, assim se duas ou mais empresas oferecerem o mesmo serviço, o menor preço vence. Mas nem sempre é assim ou pelo menos para algumas pessoas que fazem uma avaliação melhor entre a relação custo e benefício. Ai surgem ideias divergentes e de novo muita discussão.

Eleição de diretoria

Outra questão que pode ser tratado são as famosas eleições de síndico ou da diretoria, afinal os condomínios que devem seguir o padrão da constituição brasileira, são de natureza democrática onde todos tem os mesmos direitos e isto inclui o direito de se candidatar a um cargo eletivo e o direito de votar em quem quiser.

Vale lembrar que existem regras para isso e portanto há prazos específicos para a formação das chapas que irão concorrer ao pleito. Havendo mais de uma chapa, elas são colocadas a votação e vence quem tiver maioria simples. Quando há apenas uma chapa ela colocada a votação para aprovação ou não e quando não há nenhuma chapa concorrendo, a atual diretoria e mantida.

Definição, modificação e ponderação sobre regras

A democracia é bela, mas ela não é uma baderna onde cada um faz o que bem entende, regras existem e precisam ser cumpridas. Quando o condomínio é novo, pode ser criado essas regras, mas tudo é passível de mudanças e isto pode ser colocado em pauta, discutido e julgado em reuniões.

Outras

Na verdade ao existe pauta pronta para assembleias de condomínios, ela sempre será feita de acordo com a necessidade do momento, mas sempre trará assuntos de interesse comum, onde a decisão de qual caminho tomar dependerá da decisão dos participantes da reunião.

Uma observação importante é que os condôminos presentes na reunião decidem por todos, ou seja, o fato de uma pessoa não ir à assembleia não lhe dá o direito de não acatar uma decisão que foi tomada lá. Todos são convidados, mas quem vai é que decidirá.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade