Dicas e informações sobre casa e construção

Construa você mesmo sua casa. É mais barato!

Veja uma dica interessante para quem deseja construir sua própria casa mas precisa economizar na contratação da mão de obra. Veja os cuidados que você precisa ter caso decida construir você mesmo sua casa.

A construção de uma casa envolve grande esforço, coragem, dedicação e sobretudo bastante dinheiro. Como é um projeto complexo que envolve diversas etapas e muitos detalhes, os custos para execução de uma obra desse tipo geralmente são autos e normalmente fica acima dos valores planejados já que existem diversos detalhes e alguns imprevistos podem acontecer durante o processo de construção da casa.

Mão de obra

Os custos de construção de uma casa envolve a aquisição de materiais de construção, contratação de serviços serão necessários e sobretudo os custos com a mão de obra, como o construtor, pintor, instalador elétrico, arquiteto, engenheiro, dentre outros. Dependendo do projeto que você estiver executando o custo com a mão de obra poderá ser até maior do que o custo com os materiais, embora isto nem sempre é uma verdade. Uma coisa é certa, a mão de obra onera bastante o custo de construção de uma casa.

Então este é um item importante para você ficar atento, pois toda iniciativa que você tiver no sentido de diminuir a quantidade da mão-de-obra empregada, significará redução de custo. Desta forma, algumas etapas na construção da sua casa, poderá ser feito por você mesmo e isto será significativo e terá um impacto financeiro no final da construção.

Faça você mesmo

Construção civil custo metro quadrado

Um dia desses eu estava conversando com uma pessoa que tomou uma iniciativa interessante para construir sua própria casa, segundo ele, havia alguma dificuldade na contratação de mão de obra talvez pela falta de qualidade de muitos profissionais ou talvez pela falta de recursos em pagar essa mão de obra. Então ele fez alguns cursos na área, como de eletricista, mestre de obras e outro que não me lembro e a partir daí começou a construir sua própria casa trabalhando nos finais de semana apenas. Achei interessante a ideia dele e creio que ela poderia ser a saída para muitas pessoas. Se você economizar com a mão de obra, o custo final da obra vai cair quase pela metade.

Mas tenha cuidado, pois a construção precisa ser feita de acordo com o projeto assinado pelo arquiteto ou engenheiro e aprovado na prefeitura da sua cidade.

Talvez você possa estar pensando que não tenha competência, tempo ou mesmo interesse em construir sua casa inteira sozinho, mas você poderá fazer algumas etapas e não precisará contratar mão-de-obra para fazer 100% da obra.

Existem algumas etapas que são mais críticas e que talvez faça algum sentido você contratar alguém, mas existem outros que podem ser executadas com facilidade com uma pessoa que tenha um pouco de conhecimento e que esteja disposto a colocar a mão na massa para realizar.

Onde fazer cursos na área de construção?

Alguns cursos poderão ser encontrados no SENAI, mas também em escolas específicas na sua cidade ou região. Na verdade não é tão difícil construir uma casa, mas é preciso fazer alguns cursos para aprender as coisas certas e não apenas aquilo que a gente acha que é certa.

Vantagens

Entre as diversas vantagens de você mesmo fazer sua própria casa, podemos citar algumas como:

  • O custo é que vai cair muito, já que não terá de pagar mão de obra ou pelo menos irá minimizar a contratação de pedreiros e outros profissionais da construção civil;
  • Você terá a possibilidade de ter certeza de que está fazendo um bom trabalho, sabe como tudo está sendo feito e os cuidados necessários. Existem muitas reclamações de construtores quanto a qualidade do trabalho, má utilização de materiais de construção;
  • Poderá fazer no seu próprio ritmo, trabalhando inclusive só nos finais de semana, como muitos fazem. Isto poderá ser bom para a própria qualidade da obra e também para poder compatibilizar a construção com o seu trabalho formal, por exemplo;
  • Em caso de necessidade de manutenção na casa, você sabe exatamente onde está cada coisa, como foi feito e isto facilita bastante para corrigir falhas que aparecer ou simplesmente fazer melhorias.
  • Entre outros.

Tudo isso poderia ser minimizado ou resolvido se você mesmo colocar a mão na massa para construir sua casa. Mas lembre-se que uma casa é uma moradia de pessoas e portanto antes de tudo ela precisa ser segura. Não faça nada que você não saiba fazer ou que não possa garantir a segurança das pessoas que estiverem lá dentro.

Desvantagens

Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens e no caso da construção não é diferente. Existem alguns pontos negativos em você fazer sua própria casa. Veja alguns:

  • Muita mão de obra. Construção dá muito trabalho é pesado e desgastante, então é preciso ter muita disposição e estar preparado para enfrentar um serviço bem pesado;
  • A qualidade pode ficar devendo um pouco, exatamente pelo fato de você não ser um profissional da área e portanto talvez não consiga produzir o resultado com a mesma qualidade de um profissional especializado;
  • O tempo para a construção pode ser bem maior do que se você contrastasse uma empreiteira para fazer.
  • É preciso tomar muito cuidado com a questão da segurança, usar os equipamentos EPI recomendados e certificar que todas as pessoas envolvidas não envolvam em acidentes de trabalho.

Dicas adicionais

Se você decidir construir sua própria casa, algumas dicas podem ser úteis. Segue:

  • Algumas etapas como concretagem de laje, por exemplo não pode ser feita por apenas uma ou duas pessoas. Neste caso o ideal é fazer um mutirão ou contratar mão de obra extra para casos como este;
  • O uso de EPI é obrigatório para a construção civil, portanto é preciso tomar cuidado com este item também.
  • Como o prazo de construção pode ser maior, tenha um local seguro para guardar materiais de construção, como cimento, por exemplo. Uma boa dica é alugar esses containers que podem ser muito úteis para diversos fins, inclusive.

Conclusão

Devo alertar que a construção de uma casa é um processo trabalhoso e porque não dizer até crítico. Não é uma área para aventureiros ou pessoas descompromissadas com a qualidade no que estão fazendo.

Então se você resolveu seguir a dica desse artigo e decidir construir você mesmo a sua casa, é muito importante considerar que você só deve fazer isso quando estiver seguro do que está fazendo com base em cursos que tenha feito ou com conhecimentos adquiridos pela prática em outros locais.

A parte elétrica, por exemplo é algo bastante sério e não deve ser feito por qualquer um. Assim com a parte hidráulica, alvenaria, entre outros.

Vale lembrar ainda, que toda a construção precisa ter um projeto e esse projeto precisa ser aprovado na prefeitura da sua cidade. É necessário um engenheiro ou arquiteto para assinar como responsável técnico e toda construção que você desenvolver, seja ela feita por você ou por terceiros, precisa ser feito de acordo com o que foi definido no projeto, inclusive nos fatores técnico e estrutural.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade