CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Casa na divisa do terreno ou no meio do terreno, o que é melhor?

Qual abordagem de construção é mais vantajosa: fazer a casa no meio do terreno ou com certo recuo em relação ao muro ou fazer a construção na divisa e aproveitar melhor o espaço? A construção na divisa é algo bastante discutível, enquanto alguns gostam outros evitam.

Uma dúvida comum na construção de uma casa é quanto à disposição que ela terá dentro do seu terreno, afinal ela pode ser construída no meio do terreno, no fundo, na frente ou ainda poderá ser construído nas divisas laterais. Em todos os casos é preciso analisar quais são as vantagens e desvantagens de cada uma das estratégias de construção que será adotada. Para fazer a análise é importante considerar o tamanho do terreno e principalmente o tamanho da construção você pretende fazer. Com essas informações em mãos é possível então decidir qual abordagem usar visando evitar problemas futuros como infiltrações, falta de espaço externo, possíveis problemas com vizinhos, entre outros casos. Veja abaixo algumas características desses dois tipos de construções.

Fazer a construção de uma casa na divisa pode ser uma alternativa bastante viável em muitos casos e em outros talvez seja necessário, especialmente quando o terreno não tem muito espaço para erguer a obra. Todos devem saber que as construções precisam respeitar recuos mínimos entre a parede e um muro e entre a parede é a calçada da sua casa, portanto decidir fazer a casa no meio do terreno é preciso observar se este tem espaço suficiente para você fazer a casa do tamanho que precisa e ainda se obedecer os recuos necessários

Construção na divisa

Casa divisa terreno construção

A construção na divisa do terreno tem como principal vantagem a melhor utilização do espaço do terreno, permitindo fechar um lado e ganhar espaço do outro. Isto é particularmente necessário em terrenos pequenos ou quando a construção for muito grande e requer um espaço substancial para construção. Mas esse tipo de construção tem diversas desvantagens, sendo talvez a principal delas o risco que se corre de ocorrer infiltrações na parede que fica na divisa do terreno, uma vez que você não sabe o que o seu vizinho poderá construir ou colocar ali do outro lado. Existe ainda a possibilidade de maior incidência de barulho ou atrito vindo do terreno vizinho, por evento criança jogando futebol chutando a bola na parede da sua casa.

A construção na divisa tem ainda outra desvantagem que é a necessidade de um jardim de inverno para servir de entrada de luz,  ventilação e abertura de janela. Há casos em que não há necessidade, mas quando o espaço que ficar na divisa for muito extenso é quase inevitável o uso do jardim de inverno.

Penso que uma das vantagens de fazer a casa da divisa seja exatamente no aproveitamento do espaço do terreno e como já foi dito acima, se terreno tem dimensões pequenas, praticamente você não tem muita escolha a não ser jogar uma das paredes da construção em cima da divisa do terreno. Nesses casos é preciso pensar em ventilação e iluminação da casa e neste caso a única saída é você trabalhar com as entradas de luz ou jardim de inverno como é mais conhecido.

A casa na divisa também pode ser uma saída interessante no sentido de proporcionar um pouco mais privacidade já que você praticamente isola aquela parede em relação ao vizinho. Mas tem como desvantagens o fato de você ficar exposto a possibilidade de infiltração, uma vez que você não sabe que seu vizinho poderá fazer do outro lado.

Construção no meio do terreno

casa construção meio do terreno

A construção da casa no meio do terreno ou recuado do murro era uma prática bastante comum antigamente, basta observar as construções mais antigas e perceberá nitidamente esta abordagem de construção. Atualmente devido a muitos terrenos terem diminuído o tamanho e a necessidade de exploração do terreno para outros fins como área de lazer, garagem e outros, passou a fazer a construção na divisa.

Mas construir no meio do terreno pode ainda ser vantajoso no que diz respeito ao controle de infiltrações quando elas  ocorrerem, na manutenção na parede, entre outros. Esse tipo de construção tem ainda a vantagem que você poder abrir janelas para todos os lados, isto é particularmente importante para evitar que a casa fique abafada e com pouca iluminação.

A construção no mesmo terreno tem como vantagem o fato de você ter mais controle sobre as paredes da sua casa no que diz respeito à infiltração e outros problemas, já que tudo está dentro do seu próprio terreno e que você tem acesso tanto a parte interna como externa das paredes, isto é uma grande vantagem. Também colabora o fato de você ter iluminação e ventilação suficiente em todos os cômodos na sua casa, o que também é uma enorme vantagem em termos de construção.

Talvez o maior problema seja exatamente na quantidade de espaço você acaba perdendo já que precisará deixar corredores de todos os lados do seu terreno. Com isso você precisará ter bastante espaço para fazer a construção, mas acredito que ainda é a melhor alternativa para você fazer a sua casa.

Qual é a melhor forma de construção?

Boa parte das pessoas acreditam que a construção na divisa é uma estratégia que deveria ser evitada pelos motivos expostos acima e outros que não foram abordados. De fato faz sentido pensar que uma casa recuada do mudo seja muito mais vantajoso em termos de controle do imóvel, ventilação, iluminação, manutenção e outros. O grande problema sempre é o tamanho do terreno, já que em muitos casos isto não é possível.

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade