Dicas e informações sobre casa e
construção

7 coisas que aprendi com a compra de apartamento

Veja minha experiência com a compra de dois apartamentos no padrão de planta e as coisas que aprendi com a compra deste tipo de empreendimento.

Morei por muitos anos em casa térrea, mas no ano passado precisei vender a minha casa e comprei dois apartamentos, sendo um deles com a finalidade de moradia.

Um deles já estava pronto, muito embora ainda fosse da construtora e estivesse no mesmo padrão que eles entregam para os compradores que compraram na planta.

O outro eu comprei na planta, embora a obra já estivesse em andamento, mas ainda não estava terminada.

Entre erros e acertos, creio que foi um período de bastante aprendizado, especialmente para mim que não tinha essa experiência de comprar apartamentos, especialmente de comprar na planta.

Baseado nisso, gostaria de oferecer um pequeno resumo de sete coisas que aprendi com a compra desses apartamentos.

1 - Paciência é fundamental

Paciência é uma virtude que precisamos ter para praticamente tudo que formos fazer na vida, isto inclui obviamente a compra de imóveis, como casas ou apartamentos.

Quando você compra na planta, você está comprando algo que teoricamente ainda não existe e portanto compra uma promessa de que em tal época receberá um imóvel como oferecido ali.

Então, você faz planejamentos e gera uma expectativa de receber um imóvel na data prevista. Como sabemos, atrasos acontecem e muita das vezes as construtoras não conseguem entregar no prazo previsto.

Além do mais, entre a disponibilidade que a construtora faz do imóvel até você recebê-lo de fato pode demandar um tempo, especialmente se você for depender de financiamento habitacional para pagar parte dos valores.

Uma dica que posso dar é que se você tiver muita pressa, talvez, imóveis na planta não seja uma alternativa válida para seu caso.

2 - Vale a pena comprar na planta

Comprar um apartamento na planta, me pareceu uma opção mais atraente do que comprar um apartamento já pronto.

Eu sei que isso pode não ser verdade em todos os casos e existem pessoas que optam por comprar pronto para não ter que esperar a ainda ter o trabalho de reformar o apartamento quando receber.

Mas acredito que a compra na planta acaba sendo mais vantajosa financeiramente e você tem a opção de fazer uma escolha melhor, bem como fazer a reforma do apartamento, quando o receber, da maneira que você quiser.

3 - Comprar no lançamento é melhor ainda

Se comprar na planta me pareceu melhor alternativa, acredito que comprar no lançamento é melhor ainda. Não foi o meu caso. Quando comprei já havia poucas unidades disponíveis em ambos os casos. Com isso, não pude fazer muitas escolhas e acabei tendo de optar por unidades que talvez eu não compraria se tivesse outras alternativas.

O que acontece nesse caso é que você fica com menos opções para escolher e nem sempre terá aquele apartamento que você desejava. Comprar no lançamento significa ter um leque maior de opções como a possibilidade de escolher o andar, posição em relação ao sol, a torre, dentre outros.

4 - A localização é tão importante quanto o apartamento

Se escolher o apartamento é importante, considerar a localização do empreendimento também é. Infelizmente alguns empreendimentos são bons, mas as vezes em uma localização que não é tão atraente assim.

O critério de uma boa localização pode variar muito de pessoa para pessoa e o que é verdadeiro para um pode não ser para o outro. Em geral considera-se uma boa localização aquele empreendimento cujo acesso as vias principais da cidade sejam fáceis, o bairro tem uma boa valorização e exista em seu entorno opções de comércio que facilite as compras mais comuns do dia a dia.

5 - Gasta bastante para terminar o apto

Eu já reformei um dos apartamentos que recebi e gastei aproximadamente com a reforma em torno de 30% do valor que havia pago pelo apartamento. Eu achei muito.

Eu acreditava que gastaria menos, mas infelizmente não foi possível fazer com menos. A reforma de um apartamento acaba ficando bem alta, especialmente se você optar por um bom projeto de reforma, que foi o meu caso.

Então, na hora de comprar é preciso levar em consideração que quando você receber o apartamento ele virá com um acabamento muito básico e que precisará fazer gastos ainda bem significativos para que você possa utilizá-lo de maneira confortável.

6 - A reforma é mais complicada

Antes de reformar esse apartamento, eu já havia construído duas casas e reformado em algumas ocasiões. Portanto eu tinha alguma experiência com construção reforma de casa.

Contudo a reforma de um apartamento mostrou-se mais desafiadora em função das limitações que esse tipo de construção oferece.

A entrega de materiais de construções é bem mais complicada e bem mais restritiva quanto ao horário, capacidade de carga do elevador, locais para descarga, dentre outros.

Também é preciso considerar que existe um apartamento em cima, outro embaixo, outro do lado e assim por diante. Portanto tudo que você for fazer é preciso levar isso em consideração.

Não é possível sair quebrando parede de qualquer jeito ou simplesmente fazendo furos onde você bem entende. Existem muitas limitações que devem ser consideradas e portanto é uma reforma um pouco mais delicada.

7 - Vale a pena investir em um bom projeto de design de interiores

No nosso caso nós investimos em um projeto de design de interiores que a nossa arquiteta elaborou e nós executamos. Isto vale muito a pena para apartamentos pois o resultado fica muito bom e acaba valorizando muito imóvel.

Móveis planejados precisam ser bem pensados para você otimizar o espaço que não é tão grande assim.

Itens como instalação de ar-condicionado colocação de gesso, iluminação, dentre outros precisam de um projeto e acompanhamento de um profissional de arquitetura para que você possa tirar o máximo de proveito desses itens e converter isso em conforto e valorização do seu apartamento.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.