Dicas e informações sobre casa e
construção

Colchão de água, espuma ou mola ensacada. Qual é melhor?

Uma das primeiras coisas a esclarecer é que existem modelos diferentes com densidades diferentes. Por isso na hora de comprar é necessário levar em consideração o biotipo e o peso.

Assim, como qualquer outro, o colchão de água tem os seus prós e contras. A densidade da água ajuda a relaxar os músculos e melhora a circulação sanguínea. Isso a torna ótima para quem possui contrações musculares ou sofre com inchaço nas pernas.

Elas são ideais para garantir uma boa postura e diminui a pressão sobre a coluna vertebral. Quem sofre com isso, pode melhorar o seu sono, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Elas são fáceis de limpar, com cobertores que podem ser colocados na máquina de lavar. Para os alérgicos, um colchão de água é uma ótima opção, porque o local fica mais limpo, livre de poeira.

Um dos pontos negativos é a falta de uma maior oferta de tamanhos maiores, sendo difícil para algumas pessoas encontrar um colchão apropriado. E as camas de água que podem ser aquecidas consomem muita energia, podendo render um grande custo mensal, mas sendo ótima durante o inverno.

Um outro ponto importante é a dificuldade em movê-las, pois a água é muito densa e muito pesada. Para conseguir mudá-la de posição ou lugar, ela precisa ser esvaziada e o peso pode danificar o chão.

Colchão de espuma

Uma das primeiras coisas a esclarecer é que existem modelos diferentes com densidades diferentes. Por isso na hora de comprar é necessário levar em consideração o biotipo e o peso. Comprar um colchão de espuma que não ofereça a densidade correta, atrapalha a sensação de conforto e durabilidade, deixando as espumas comprometidas que irão prejudicar o corpo. Uma forma para saber qual o colchão ideal para o seu peso, é pesquisar na tabela do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER):

  • O colchão de espuma D18 é para recém-nascidos e crianças até 3 anos;
  • O colchão de espuma D23 é para pessoas de até 60 kg;
  • O colchão de espuma D28 é para pessoas de até 80 kg;
  • O colchão de espuma D33 é para pessoas de até 100 kg;
  • O colchão de espuma D45 é para pessoas de até 150 kg.

Obs.: Não o há problema em escolher uma densidade maior que a indicada.

Modelo, também, é importante, pois isso, é o que vai ajudar a encontrar conforto, diminui dores musculares, etc.

Tipos

Os principais tipos são:

  • O Hiper AMX que são confortáveis, resistentes, ajuda no conforto térmico e suporta alta carga, sem se deformar.
  • O Viscoelástica é feito para se adaptar o corpo com encosto perfeito para a cabeça, coluna, pescoço, evitando dores musculares e estimulando a circulação sanguínea.
  • O de Gel ativa a circulação sanguínea, ajuda a regular a temperatura corporal e aliviar as dores musculares. Ele se adapta as curvas e transmite sensação de frescor e conforto.

Colchão de mola ensacada

Os colchões de molas são divididos em duas categorias: molas bonnel ou molas ensacadas. A diferença reside no fato de que um tem as molas entrelaçadas e cobertas por uma camada de espuma, e o outro tem as molas ensacadas uma a uma, sendo mais estável e firme.

Os colchões de mola costumam serem os preferidos devido aos pontos positivos, sendo mais indicado para casais que possuem uma grande diferença de peso. A quantidade de molas é um dos elementos que determina a densidade e a qualidade. Quanto maior o número, melhor o colchão é.

Ele evita o balanço de acordo com o movimento de um usuário, por serem ensacadas uma a uma, sem contato entre elas, se adaptando às curvas do corpo, evitando dores e incômodos.

Colchão ideal

O colchão ideal vai de acordo com a saúde e gosto. O mais importante ao escolher é prestar atenção à densidade; se o colchão for para o casal, o peso de cada um precisa ser considerado para que não afunde; se você se mexe muito prefira um mais estável; leve em consideração a saúde na hora da escolha; realize uma pesquisa sobre variações de modelos e valores. É preciso deitar nele antes de fechar o negócio para sentir a acomodação do corpo.

Lembre-se que os colchões têm prazo de validade e sua qualidade pode durar até oito anos, sendo que os de mola podem durar até 15 anos.

Por Redação e G Produções Editoriais

Opiniões: colchão casca de ovo

Veja alguns comentários e opiniões sobre outro tipo de colchão, o chamado "casca de ovo":


O colchão "caixa de ovo" previne as escaras. Serve para minimizar o excesso de pressão causado pela imobilidade, ele deve ser colocado em cima do colchão normal e por cima dele o lençol deve ser bem fixado para ficar esticado. Ao contrário do que muita gente pensa, o colchão caixa de ovo não deve ser usado isoladamente. Afinal, ele é muito fino, e isto eu percebi que atrapalha o conforto do meu familiar. Assim, o correto é colocá-lo sobre o colchão comum, criando uma camada extra que alivia a pressão sobre a pele.

Achei apenas que sua durabilidade é pequena, em poucos meses ele começa a furar e desmanchar, e o preço por ser um produto especial para acamados é muito alto, então acaba sendo um investimento alto para durar pouco tempo, creio que a espuma deveria ser mais densa.

Willian Bernardo Coelho de Souza, Chapecó - SC


Os colchoes casca de ovo são ótimos para quem tem pessoas idosas que estão acamadas a muito tempo, eles evitam a formação de escaras melhoram a circulação, pois a pele não fica toda em contato direto com o colchão pois os buraquinhos que tem no colchão casca de ovo impedem que isso aconteça, e a pele pode respirar facilmente.

A desvantagem do colchão casca de ovo é que ele tem que ser trocado frequentemente pra não haver proliferação de germes e bactérias, e também porque ele se deforma com o tempo.

Sandra Regina Ferreira, Viamão/RS


Deu bem certo para minha mãe pois ela não pode se levantar da cama frequentemente, já faço uso um tempo e o colchão casca de ovo não permitiu que ela tivesse escaras e esse era meu maior medo, na verdade a minha vizinha que tem e me indicou, ela disse que a irmã dela usa já faz 3 anos e não deformou. Nesses 8 meses de uso até agora não me deu trabalho, estou gostando e minha mãe não reclama.

Bianca da Silva Cardoso, Rio de Janeiro-RJ


O colchão casca de ovo tem um ótimo custo-benefício. Para aqueles que não gostam de colchões muito macios e optaram por comprar um colchão mais firme e agora deseja levemente um conforto, o colchão casaca de ovo pode acrescentar isso. Leve e fácil de transportar, esse conforto adicional pode ser levado para qualquer lugar, pois é uma espuma fácil de dobrar ou enrolar e mesmo assim não perde sua funcionalidade.

Karina Gomes da Silva Coelho de Souza, Chapecó SC

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.