Dicas e informações sobre casa e construção

O que é chapisco em muro e qual a vantagem de chapiscar uma parede?

Para que serve exatamente o tal do chapisco que é muito comum em muros ou outras superfícies da construção civil. Qual a vantagem de chapiscar uma parede antes do reboco?

Na construção civil existem diversos procedimentos necessários para garantir que é uma obra sai conforme o planejado e que ofereça maior segurança ou praticidade no uso de certos materiais durante a construção ou mesmo após a obra de estar pronta. O chapisco é um desses procedimentos bastante comum em muros ou paredes de uma casa e ele tem uma razão importante de ser conforme podemos perceber a baixo.

O que é chapisco?

Chapiscar uma parede ou muro é um procedimento bastante comum feito com massa de cimento e aplicado diretamente na parede ou muro antes do reboco. O chapisco geralmente é aplicado com colher de pedreiro, brocha outra ferramenta que o pedreiro pode usar para jogar a massa na parede. Lembrando que ele é feito diretamente no bloco, tijolo ou outro material que foi usado para erguer uma parede.

Ele é feito usando uma mistura de cimento com areia grossa e água. Geralmente se usa uma medida de cimento, três de areia e água até ele ficar bem mole e no ponto da aplicação na parede.

Para que serve o chapisco?

O chapisco pode ter várias finalidades e podem existir diversas vantagens em fazer o seu uso, mas a principal delas talvez seja o fato de dar sustentação para o reboco, ou seja, se você aplicar reboco diretamente na parede crua é possível que ele não tenha uma boa aderência e neste caso quando você aplica o chapisco você cria um ambiente áspero na parede que irá ajudar a segurar o reboco quando ele for aplicado posteriormente. Basicamente boa parte dos construtores utilizam essa técnica com essa finalidade para garantir maior aderência na massa do reboco quando ela for aplicada naquele muro ou parede..

Muitas pessoas utilizam o chapisco como uma forma de reboco isto é bastante comum no caso de muros especialmente quando a pessoa não quer rebocar e por isso deixa apenas aplicação na massa chapiscada. Nesse caso ela pode receber inclusive pintura ou você poderá deixar com aparência tradicional de concreto. Outra finalidade de chapiscar uma superfície é que por ser uma massa de cimento, se ela for bem aplicada poderá ajudar a garantir que não haja infiltrações, mas para esta finalidade existem outros produtos que podem ser aplicados de forma complementar também.

Algumas perguntas?

Posso rebocar uma parede sem chapiscar?

Pode, mas não é indicado, pois ao chapiscar a parede você criar uma camada que irá ajudar a segurar o reboco. Essa camada terá dupla função, pois ela irá fixar no bloco ou tijolo e do outro lado irá fixar no reboco que virá posteriormente.

Usa-se a colher ou vassoura?

Depende de cada profissional. Alguns usam a tradicional colher de pedreiro para esparramar a massa do chapisco pela parede, outros preferem fazer o serviço com uma vassoura, alegando que rende mais. Depende então de cada um, mas creio que usando a passou o trabalho possa ser feito mais rapidamente.

Qual a diferença entre chapisco e textura ou grafiato?

Textura e grafiato são massas que você já compra prontas para o uso e sua finalidade é dar acabamento na parede já depois de rebocadas, portanto elas ficam entre o reboco e a pintura. Já o chapisco é feito antes e ele é aplicado entre o tijolo e o reboco. Logo, em uma mesma parede você pode ter chapisco e textura, pois cada um cumpre um papel diferente.

Posso deixar uma parede só no chapisco?

Sim, algumas pessoas fazem isto, especialmente em muros. Mas é importante considerar que para paredes de casas, isto não é muito indicado já que poderá haver infiltração de água, pois a parede não está pronta, sem contar que fica com aspecto ruim e não está terminada ainda.

Infelizmente a gente vê muitas casas nesta situação, especialmente em bairros mais pobres onde muitos não conseguem terminar a construção de suas casas.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade