Dicas e informações sobre casa e construção

Vaso sanitário Deca, Celite, Incepa, iCasa ou Eternit?

Veja uma análise sobre a qualidade, pontos positivos e negativos de várias marcas de vasos sanitários, como Deca, Celite, Incepa, iCasa ou Eternit. Veja as diferenças de modelos com caixa acoplada, convencional e caixa suspensa.

Segundo o livro As 100 maiores invenções da história, a invenção do vaso sanitário, que foi feita em 1596 pelo inglês John Harrington.

Curiosamente a invenção foi tão boa que houve pouca mudança no design do vaso sanitário ao longo de tanto tempo. Seu modelo e mecanismo de funcionamento pouco evoluiu e para ser bem sincero não precisa evoluir muito, afinal é uma das coisas relativamente simples e que funciona de uma maneira muito boa.

Assim, quando vamos comprar um vaso sanitário para a construção de uma casa ou mesmo para reforma, quando o assunto é a escolha do modelo do vaso, nossas preferências são muito mais estéticas do que técnica, propriamente dita. Como existem vários fabricantes como a Deca, Incepa, Celite e outros, cada uma investe em design, cores e acabamentos ligeiramente diferente para atrair atenção eu gosto do consumidor, mas todos os vasos tecnicamente têm o mesmo funcionamento.

Vaso sanitário com caixa acoplada

Dentre as possíveis diferenças que você pode encontrar nos modelos de vaso sanitários, destacamos as seguintes:

  • Cor: existem diversos tipos de cores e aqui entra o fator estético, uma vez que a cor no vaso deve combinar com a cor do ambiente, assim a escolha pela cor é importante.
  • Tipo: existem vários tipos de vasos, que poderiam ser classificados quando a forma de acionamento. As chamadas caixas acopladas as onde o reservatório de água fica imediatamente em cima do vaso. Existe o modelo suspenso, onde a caixa fica no alto da parede e o acionamento é por um cordão que libera a água para o vaso. Existe ainda os sistemas convencionais de válvula na parede, também conhecido como válvula hydra, uma vez que nesse caso a água é liberada diretamente da rede.
  • Modelos ecológicos: a mais recente novidade é o chamado modelo ecológico, que tem aquele botão duplo de acionamento onde permite liberar mais ou menos água dependendo da necessidade. Esse modelo está disponível para as caixas acoplada as.
  • Formato: existem os formatos mais arredondados, mais quadrados, ou outros detalhes que alteram a forma do vaso. Isso tem a ver com a estética dele e visa atender às necessidades de cada contexto do banheiro como um todo.
  • Dentre outros.

Principais marcas

Como já explicado acima, existem diversas marcas que fabricam vaso sanitários, sendo as relacionadas abaixo, provavelmente as mais conhecidas e aquelas que você encontrará maior número de modelos disponíveis nas lojas de materiais de construção:

Referências:

As 100 maiores invenções da história, livro de Tom Philbin, Editora Difel, página 93

Perguntas e respostas

Qual a melhor marca de vasos sanitário?

Embora tenhamos mostrado acima que existem diversos fabricantes de diversas marcas, não é necessariamente possível estabelecer um critério muito técnico para determinar qual a melhor marca. Evidentemente que existem marcas mais preferidas por questão de experiências anteriores que as pessoas tiveram com produtos dessa marca, ao longo que outras não são muito preferia por conta de experiências negativas.

Assim, a questão se uma marca é melhor que a outra é uma questão muito subjetiva e depende muito da experiência das pessoas, bem como da percepção que ela tem do que é qualidade. Creio que as marcas citadas acima são de boa qualidade para vaso sanitário, ficando por conta do cliente a escolha de acordo com outros critérios que relacionamos acima.

Ainda se usar o vaso sanitário com caixa suspensa?

Em muitas residências, especialmente em casas mais simples e aquelas mais antigas ainda é comum você encontrar os vasos unitários com caixa suspensa. O modelo ainda é comercializado e portanto pode ser usado tranquilamente, uma vez que o seu funcionamento é bom e dá uma boa pressão na água para limpeza do vaso. Contudo ele não é mais o modelo preferido, sendo de caixa acoplada provavelmente o mais usado hoje no Brasil.

É verdade que o modelo de caixa acoplada não é bom por não conseguir tirar toda sujeira do vaso?

Se olharmos para a pressão da água, de fato o modelo de caixa acoplada deixa bastante a desejar nesse aspecto. Os modelos de caixa suspensa e o modelo convencional que libera água diretamente da rede dá uma pressão muito maior e com certeza limpa melhor no vaso. Mas não significa que o modelo de caixa controlada não consigo fazer isso, apenas em algumas situações as vezes você tem que dar mais de uma descarga para funcionar.

É possível regular a caixa acoplada para usar menos água?

Sim é perfeitamente possível. Primeiro deve se considerar os outros modelos ecológicos que já têm o sistema de acionamento diferenciado onde um deles aciona menos água.

Mas se você quiser pode fazer uma regulagem manual dentro da caixa acoplada onde você pode determinar maior ou maior quantidade de água no reservatório. Existe ainda um método não muito convencional, mas que também funciona que é você colocar uma garrafa pet dentro do reservatório da água. Assim a garrafa vai ocupar espaço e com isso menos a água vai ficar dentro do reservatório. É uma estratégia, como disse não muito convencional, mas que funciona.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade