Dicas e informações sobre casa e construção

Como evitar cupim em moveis de casa. Veja dicas valiosas

Os cupins representam um grande problema para muitas pessoas, uma vez que eles causam muitos danos em móveis, livros ou outros objetos de madeira e papel. Veja o que são e as dicas de como combater.

Você tem uma linda estante, mesa ou bar em sua casa, e começa aperceber pequenos orifícios na madeira? Pode ser que você nem imagine, mas seus móveis estão sofrendo uma grande ameaça: os cupins.

Embora muita gente conheça a fama de “roedor de madeira”, creio que nem todos que realmente sabem identificar um móvel tomado por cupins, ou pior ainda, conhecem técnicas efetivas de como se livrar dessa praga.

Os cupins são pequenininhos e são de certa forma inofensivos, mas a verdade é que eles representam uma grande ameaça para a sua mobília. Tomar os devidos cuidados é fundamental para conseguir fazer com que seus moveis tenham uma durabilidade maior.

cupim praga

Existem maneiras eficientes de diminuir os danos causados e é justamente isso que vamos listar a seguir, para ajudar você a conter esse problema tão comum.

O que são os cupins?

Eles são pequenas criaturas que se alimentam de papel e madeira. O curioso é que existem dezenas de diferentes espécies de cupim, e algumas delas podem se tornar uma praga. Essas espécies são divididas em dois tipos:

Cupins subterrâneos:

Eles preferem a umidade, e criam seus ninhos dentro de estruturas como paredes e troncos de árvores. Esse tipo sai de seu ninho para buscar por comida fora de lá, mas eles podem causar uma destruição silenciosa, partindo de dentro para fora, sem serem percebidos.

Cupins de madeira seca:

Esses são os mais comuns de surgirem em casas. Eles gostam de objetos de madeira que estão longe da umidade, como molduras de quadros, portas e móveis.

Também fazem uma destruição silenciosa, que parte de dentro para fora, e nesse caso, eles não saem em busca de alimentos, o que faz com que seja ainda mais difícil de serem percebidos.

Existem objetos que atraem mais cupins do que outros?

Sim! Se você guarda livros em estante de madeira, por exemplo, tem a maiores chances de atrair cupins, pois eles gostam tanto do papel quanto do móvel, e poderão se esconder entre as páginas, tornando a sua percepção do problema ainda menor.

Além disso, nesse caso você ainda corre o risco de perder tanto os livros quando a madeira. Por isso a indicação é de que esses objetos sejam guardados em prateleiras de metal.

Os cupins já invadiram meus móveis, o que fazer?

Há várias formas de tratar o problema, dentre elas destacamos:

Querosene. O uso de querosene é uma técnica caseira e bem antiga. Consiste de molhar com o produto a parte da madeira que está sendo atacado. Quando possível retirar a peça que foi tratada e deixar ela isolada e de preferência lacrada com um saco plastico.

Troca. Quando o dano já foi grande demais, a substituição da peça pode ser uma alternativa. Isto é útil inclusive para evitar a proliferação para outros móveis.

Caso a infestação seja intensa, pode ser necessário contratar uma empresa especializada para cuidar do caso. Se não for um caso intenso, você também pode fazer uso de cupinicidas, que são venenos específicos para esse inseto.

No vídeo abaixo é explicado como fazer o uso de cupinicida:

Como evitar esta praga?

A prevenção deste tipo de infestação em móveis e demais objetos de madeiras, passa quase que pelos mesmos critérios de prevenção a outros problemas. Neste caso o ideal seria:

  • Madeira de qualidade. Sabemos que a qualidade da madeira pode certamente facilitar a infestação deles e uma madeira dura e de qualidade certamente dificultará a proliferação.
  • Tratamento da madeira. Uma boa camada de verniz ou tinta específica para madeira poderá ajudar e muito a evitar esse problema.
  • Móveis antigos. Se seus móveis for muito antigo, talvez a substituição deles pode ser o melhor caminho, já que com o tempo á mais comum o aparecimento dos cupins.
  • Limpeza. Mantar a casa sempre limpa, especialmente em cima, atrás e embaixo de mobília pode ser uma medida preventiva importante.
  • Entre outros

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade