Dicas e informações sobre casa e construção

Financiamento Caixa de casas usadas simulador

Existe como fazer uma simulação de compra de casas usadas financiadas pela Caixa Econômica Federal? Como simular prestação, valor do imóvel e outros?

Sim, existe e como fazer a simulação do financiamento de casas usadas ou apartamentos usados. No site da Caixa Econômica Federal é possível você fazer a simulação do valor que você poderá financiar, valor da prestação, taxa de juros que será cobrada na operação, bem como outras informações pertinentes ao financiamento do imóvel o que você pretende fazer, seja ele novo ou usado.

Mas é importante saber algumas coisas sobre o financiamento de casas usadas e como eu já fiz esse tipo de financiamento, como também já vendi uma casa usada que foi comprado através de um financiamento, gostaria de dar algumas dicas sobre este assunto.

Simulador da caixa é uma referência apenas

A primeira coisa que você precisa saber é que quando você usa o simulador da Caixa o próprio nome já diz tudo: é uma simulação. As condições que o financiamento será feito a podem ser diferentes daquela simuladas no site, isto porque no site você precisa fornecer uma série de dados para que seja feito o cálculo, mas depois na hora de fazer o financiamento algumas coisas podem ser reajustadas, como por exemplo: talvez você não consiga comprovar toda a renda que informou no site, algum programa que você já teve com a caixa pode dificultar a manutenção da taxa de juro que foi informada no simulador, entre outros.

Avaliação da Caixa

Outro item que você precisa saber é que quando você usa o simulador no site você considera que o imóvel pode ser financiado sem problema algum, mas durante o processo que é montado para a avaliação das partes e do imóvel, a casa passará por uma avaliação do engenheiro da Caixa a fim de atestar se o imóvel tem condição ou não de ser financiado e servir de garantia para o financiamento. Como o imóvel é usado, fica difícil determinar se ele passará ou não nesta avaliação da Caixa se portanto é preciso levar isso em consideração.

Problemas e soluções

Como expliquei acima, eu comprei uma casa usada financiada e depois também fiz a venda dela para outra pessoa que também foi financiada. Nos dois casos tivemos problemas, mas todos foram solucionados. Na verdade o imóvel não apresentou nenhum problema, mas eles têm uma avaliação bastante criteriosa na questão de documentação, bem como a avaliação de crédito e documentação junto a outros órgãos como Receita Federal, INSS justiça trabalhista, entre outros.

4 Dicas para manter e melhorar a saúde financeira com financiamento habitacional

Segundo o livro de David Bach são estas as 4 dicas de ouro.

  • Torne-se proprietário de uma casa, caso ainda pague aluguel.
  • Decida pagar o financiamento mais depressa, procure ir quitando as parcelas antes do previsto.
  • Se puder faça pagamentos quinzenais, a dívida cai pela metade.
  • Automatize a cobrança das parcelas.

Onde encontrar imóveis usados com os melhores preços?

Nos leilões da CEF. Nestes leilões é possível encontrar imóveis com até 40% de desconto no preço original.

5 PRÓS

  1. Custo benefício: Dificilmente outro imóvel, em outra situação trará tamanho desconto.
  2. Praticidade: A casa no máximo precisará de alguns reparos, já está completa e pronta para morar. Já vem com acabamentos, água e luz prontos.
  3. Dívidas passadas: Não é necessário se preocupar com débitos anteriores da casa como: condomínio, água ou luz; a CEF garante o pagamento integral das contas adquiridas antes da compra.
  4. Garantia de evicção: Se em uma sentença judicial, o antigo morador ganhe o direito de permanecer na casa a CEF devolve o dinheiro.
  5. Como saber quais estão disponíveis na minha região? Veja este site da CEF e procure por imóveis na sua região.

5 CONTRAS

  1. Risco de Evicção: A caixa se responsabiliza em devolver o valor ou caução pago, mas há sempre um risco de decepção em escolher a casa pagar o caução e depois não poder ir morar.
  2. Disputa no leilão: Os descontos são referentes ao lance mínimo, o que não impede que outra pessoa interessada dê um lance maior e arremate a casa.
  3. Tempo para poder morar: Se o antigo morador ainda morar na casa, sofrerá um ação de despejo. Até a desocupação se concretizar pode levar um tempo.
  4. Não conhecer o histórico: A casa pode ter problemas que estão mascarados e não visíveis que são mais difíceis de concertar como infiltrações por exemplo.
  5. Não ter projetado o ambiente: Ao comprar um casa usada você estará morando em um projeto de outra pessoa, o que não é necessariamente ruim, apenas se a construção for acompanhada do início poderá ter itens que atendam melhor as necessidades da família.

REFERÊNCIAS

Artigo: Aquisição de imóvel usado: Adquira seu imóvel com financiamento até 35 anos para pagar. Informações oficiais da CEF. Acesso em 7/8/19. Link.

Cartilha do crédito imobiliário. Informações oficiais da CEF. Acesso em 7/8/19. Link.

O Milionário Automático. Por David Bach. Acesso em 7/8/19. Link.

Onde posso conseguir mais informações?

Aluguel e Casa Própria: Entenda como funcionam e defenda-se. Editado por Editora Melhoramentos. Acesso em 7/8/19. Link.

Cartilha de financiamento para construir e  adquirir imóvel. Informações oficiais da CEF. Acesso em 7/8/19. Link.

Empréstimos e Financiamentos: Entenda como funcionam e defenda-se. Editado por Editora Melhoramentos. Acesso em 7/8/19. Link.

 

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade