Dicas e informações sobre casa e construção

Tamanho ideal de terreno para uma casa de 3 dormitórios e suíte

Qual será o tamanho ideal de terreno para uma casa de 3 dormitórios e suíte? Será que terrenos de 200 ou 250 metros quadrados podem ser usados para construções deste tipo?

A discussão em torno de tamanho ideal de terreno é bastante vasta e as opiniões divergem um pouco, então é importante termos muito cuidado com o que ouvimos sobre isso, especialmente por pessoas que não tiveram nenhuma experiência com construção de casas. Recentemente meu arquiteto deixou a entender que o tamanho do meu terreno, 300 m/2 não era muito adequado para eu construir uma casa de 3 dormitório com suíte e que neste tamanho de terreno o ideal é construir um sobrado. Pensei comigo: será?

Então para algumas pessoas um terreno de 300 metros quadrados não muito o ideal, para outros é um tamanho ótimo, tudo dependerá de como você enxerga o problema e consequentemente a solução dele.

Terrenos menores

Eu por exemplo tive uma casa de 3 dormitórios e suíte em um terreno de 140 m/2 e confesso que era uma excelente casa. Tudo bem que não sobrava praticamente nada do terreno, que alem de sala, cozinha banheiro social, jardim de inverno e lavanderia, ainda tinha garagem para dois carros.

Apartamentos

O que dizer dos atuais apartamentos que estão sendo construídos? Visitei um de 3 dormitórios e suíte que tinha 78 m/2, então imagine o que daria para fazer em um terreno.

Terreno após demolição

No meu projeto atual de construção irei fazer 3 dormitórios, suíte, closet, escritório e duas salas em um terreno de 300 m/2 com 5 metros de recuo na frente, 1.5 metros de recuos laterais e ainda sobrará 7 metros no fundo. Com isso eu concluo que não é necessariamente o tamanho do terreno que irá limitá-lo e sim o seu projeto. Para chegar nos números acima eu levei 6 meses só no projeto e cada metro quadrado tem uma razão de estar lá, isto faz muito sentido no aproveitamento do terreno.

Tamanho de 200 ou 250 metros são tamanhos que dá para aproveitar bem. Chame um bom arquiteto e trabalhe junto com ele, negociando espaços e pensando em formas alternativas de construção. Vale apena.

Algumas dúvidas sobre o assunto

Posso construir uma casa usando o terreno todo?

Não. Se você tem um terreno de 200 metros, jamais poderá construir uma casa de 200 metros quadrados nele. A razão e muito simples: Existem aspaços que precisam ser respeitados na construção e embora eles possam variar de cidade para cidade, mas em geral é o seguinte:

  • Frente do terreno: É necessário deixar 5 metros sem edificação na frente do terreno. Essa medida é contada a partir do término da calçada para dentro do seu terreno. Em algumas cidades esse valor pode ser de 4 metros, mas qualquer que seja ele existe.
  • Laterais: É possível usar uma das laterais e colocar a parede na divida, mas do outro lado você precisa respeitar no mínimo 1,5 metros entre a parede da sua casa e o muro que está na divisa.
  • Fundo do terreno: O fundo pode ser usado para edificação, desde que você deixe espaço para abrir janelas ou entradas de ar dentro do seu terreno. Você já mais poderá colocar uma janela em um parede que está na divisa com seu vizinho.

Mas eu já vi muitas casas com paredes na calçada?

Sim, existem muitas desta forma. O que acontece é que antigamente não havia nenhuma lei que determinasse o padrão de construção, então as pessoas faziam do jeito que quisessem e era comum construir na divisa com a calçada para aproveitar bem o terreno. Mas agora, a maioria das cidades tem o chamado plano diretor que entre outras coisas estabelece regras para a construção civil e uma delas é exatamente sobre o recuo mínimo que você precisa ter na construção de uma casa.

Se eu comprar uma casa antiga dessas e derrubá-la, posso construir outra no mesmo lugar onde estava a parede na divisa com a calçada?

Não. O que os arquitetos e engenheiros recomendam é que neste caso você entre com alvará de reforma na prefeitura e ai sim você pode modificar a casa, mas mantendo a parede no local dela. Se você fizer a demolição e entrar com alvará de construção, terá de respeitar o recuo mínimo.

Posso concretar essas áreas de recuo?

Também não. Apesar de muita gente fazer, não é correto, pois a prefeitura exige um percentual mínimo de área verde, que salvo engano é 25% da área livre. Esses valores e esta exigência pode ser diferente de cidade para cidade, por isso a melhor coisa a fazer é consultar a prefeitura de sua cidade ou mesmo um profissional de arquitetura.

Uma casa de 3 dormitórios é padrão na construção?

Eu não diria que é padrão, mas há um consenso de que este é um tipo de construção que atende a necessidade da maioria das famílias atualmente. Uma casa de 2 dormitórios podem não atender bem e talvez você tenha mais dificuldade de vender, caso seja necessário. Já uma casa de 3 dormitórios tem muita procura e é bem avaliada no mercado. Se ela tiver suite então é melhor ainda.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade